15ª edição do Festival Gastronômico Comida di Buteco em BH

abril 10, 2014



“Mais amor e mais boteco, por favor!”. Este é o tema da 15ª edição do Festival Gastronômico Comida di Buteco que começa nesta sexta-feira (11/04) em Belo Horizonte e mais 16 cidades brasileiras. Neste ano não há um ingrediente definido para a invenção das receitas que serão servidas e votadas pelo público que irá escolher o melhor tira gosto da cidade até o dia 11 de maio. Para conferir a lista de botecos participantes em BH, clique aqui.

Com a proposta de transformar vidas através da cozinha de raiz e o boteco como uma extensão da casa, o concurso tem como objetivo estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações culinárias. Entre as cidades que também estão participando, estão: São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belém, Manaus, Salvador, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Uberlândia e Juiz de Fora.

Para a eleição do melhor boteco da cidade, cada estabelecimento participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados tem que visitar os botecos e votar no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação.

São avaliados de 0 a 10, a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida e o petisco (que leva 70% da nota). O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.


Para participar do Comida di Buteco, só podem se inscrever botecos em que o proprietário, obrigatoriamente, administra o negócio; sua história e seu dia a dia comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família. Alguns passaram de pai pra filho, avô para neto.

No dia 17 de maio o ganhador do festival será conhecido durante a tradicional festa de encerramento do Comida di Buteco. Na ocasião, estarão reunidos em um único local, estandes dos 45 botecos que participam da competição. Neste ano, Zeca Pagodinho e Monobloco, além de outras atrações irão animar a festa. O show será realizado no Largo da Saideira, na av. Cristiano Machado, 3.450.

NÚMEROS DO COMIDA DI BUTECO 2013:
·         Cerca de 400 botecos participantes em 16 cidades
·         3,8 milhões de participantes nos botecos
·         480 mil votos do público
·         3.600 empregos gerados
·         400 mil tira-gostos vendidos:
·         Cadeia de valor impactada: 81 milhões
·         37 mil turistas




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários