Cuidado! Não aposte todas as suas fichas no Facebook

abril 09, 2014

Foto: Site Cabana Criação / Reprodução.

Na seção Café Convidado desta semana, o diretor da agência digital Redsuns, José Matias, fala sobre o fato de algumas empresas concentrarem todos os seus esforços em divulgação e presença online no Facebook. José Matias lembra que, em um passado não tão distante, o Orkut já foi a rede social mais acessada do Brasil e que o mesmo pode acontecer com a rede social de Mark Zuckerberg. Abaixo, confira o texto:

Atenção, marcas: não apostem todas suas fichas no Facebook


Por José Matias*


Quando o Facebook caiu nas graças da população brasileira, as empresas demoraram para ver a importância de estar presente na rede. Depois da rejeição inicial, muitas marcas entraram no canal de forma amadora, colocaram em prática estratégias mal elaboradas e vimos muitos casos em que a presença oficial foi pior do que sua ausência.

Alguns anos depois, as empresas finalmente compreenderam a importância de estarem no Facebook de forma profissional e bem planejada. Mas muitas penderam para o extremo oposto e passaram a centralizar suas estratégias de comunicação nesse canal. Várias marcas estão investindo todas as suas forças na rede, esquecendo que ela é apenas uma ferramenta e deve fazer parte de um planejamento maior de presença online.

Um dos motivos são as inúmeras mudanças pelas quais o Facebook passa, influenciando o alcance das fanpages. As atualizações feitas pela rede ocorrem sem períodos definidos e muitas vezes sequer são divulgadas, sendo percebidas posteriormente pela comunidade de anunciantes e produtores de conteúdo.

Um exemplo é a perda de alcance orgânico que começou no final do ano passado e que, segundo pesquisas, caiu para uma média de 6% e até 2% para as páginas com mais de 500 mil fãs. Se todas as suas fichas estão apostadas nesta rede, invariavelmente você vai ter uma grande perda de assertividade, além de diminuição no retorno de investimentos.

É claro que ainda existem maneiras de ter bons resultados no Facebook. Além de conteúdos com títulos mais chamativos e imagens com maior apelo visual, anúncios, promoção de página e posts impulsionados também contribuem para alcançar o público.
Foto: Site Mashable / Reprodução.

Com o FacebookAds é possível atingir um número maior de usuários, tanto na sua base de fãs como fora dela. O melhor resultado dependerá mais da qualidade do conteúdo, segmentação e otimização constante dos anúncios e publicações na página, do que da forma escolhida para promover esse conteúdo.

Apesar de válidas e com bons resultados, todas essas estratégias precisam fazer parte de um planejamento maior de comunicação digital. As empresas precisam entender que o Facebook é uma ferramenta e não a única. 

O importante é considerar as mídias sociais como um todo e não apenas um canal. Se o Facebook é importante hoje pelo número de usuários, conteúdos, etc., é importante lembrar que já tivemos outras redes similares – como o Orkut – e poderemos ter muitas outras futuramente.

É claro que o Facebook ainda merece investimento, pois têm e por algum tempo deve manter sua relevância entre o público. Mas além de se preocupar em ter um número determinado de likes, é importante usar a ferramenta para criar relacionamentos, que possam ser mantidos em outros canais também, afinal o Facebook pode acabar um dia, mas a sua marca deve perdurar.


 _____________________________
*Perfil: José Matias é diretor da Redsuns (www.redsuns.com.br), agência de comunicação digital com foco em performance on-line.







  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários