#64NuncaMais: 50 anos do golpe que culminou a Ditadura Militar no Brasil

março 31, 2014

Foto: Portal EBC / Reprodução.


Não é uma data para comemorar. É para refletir. É um convite que a história nos faz para analisarmos que, durante 21 anos, o Brasil viveu um período de terror. No dia 31 de março fez 50 anos do golpe civil e militar que culminou na Ditadura Militar no Brasil.

Vários veículos dedicaram espaço para contar as muitas histórias que envolvem esse período e, com isso, ajuda o público a entender melhor este período. No vídeo abaixo, o militante de Direitos Humanos, Renato Roseno, faz um apanhado geral sobre como se deu a Ditadura Militar e os seus reflexos na sociedade. Assista:

Os historiadores destacam três fases que culminaram para os “anos de chumbo”: a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961; o sucessor, João Goulart, deposto pelos militares com apoio de setores da sociedade e, finalmente, os militares que prometiam entregar logo o poder aos civis, mas assumiram o Governo brasileiro por 21 anos, até 1985. Clique aqui e confira o especial do portal EBC com a cronologia da ditadura.

Vamos parar para pensar: 50 anos do início da Ditadura Militar. Aproximadamente 30 anos de democracia civil. É por essas e outras que a herança do primeiro prevalece. Triste realidade, mas que precisamos enfrentar. Me arrepia até o último cabelo da cabeça quando alguém me diz que sente saudade do regime militar. Como sentir saudade do terror?

Sim, a violência e a corrupção ainda são chagas sociais. Mas é muito melhor viver em democracia do que ser preso, espancado, torturado ou morto por pensar diferente. Precisamos sim falar sobre este passado nebuloso para não repetirmos os mesmos erros.

Tanto o dia 31 de março, quanto o dia 1º de abril, que são datas chaves para a nossa história, marcam o início da Ditadura Militar. Mais do relembrar esse passado sombrio é também um momento de celebrar a liberdade! Liberdade que deixou sequelas. É nas pequenas coisas do dia-dia que precisamos dizer: #64nuncamais

Abaixo, confira alguns links que nos ajudam a entender melhor os 50 anos da Ditadura Militar:







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários