3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo em Belo Horizonte

março 27, 2014




Debater a produção de matérias investigativas sobre o mau uso do dinheiro público e as nuances das coberturas da Copa do Mundo e das Eleições de 2014. Esta é a proposta do 3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo que será realizado em Belo Horizonte, no dia 26 de abril, no campus da Universidade Fumec. Para se inscrever, clique aqui.

Promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Seminário terá a duração de um dia (9h a 17h) e apresentará os resultados preliminares de um guia de segurança para cobertura de protestos que a Abraji está desenvolvendo. Jornalistas e estudantes de jornalismo associados não pagam para participar da jornada de palestras e oficinas.

Para o jornalista e presidente da Abraji, José Roberto de Toledo, o seminário será “uma chance rara de discutir as melhores práticas do jornalismo, dividir conhecimento e aprimorar as técnicas de apuração”. A exemplo do que aconteceu no 2º Seminário Regional, em Porto Alegre, o evento de Belo Horizonte terá oficinas práticas acontecendo paralelamente às palestras no auditório principal.

Está confirmada a presença de Marco Túlio Pires, que ministrará a oficina sobre limpeza e organização de bases de dados com o Open Refine. Ainda depende de confirmação o treinamento em estatística básica com Excel. “Os dois primeiros seminários regionais [em São Paulo e em Porto Alegre] foram um sucesso de público e de conteúdo. O de Belo Horizonte tem tudo para repetir a dose e ir além”, acredita Toledo.

Não haverá inscrição prévia para as oficinas. Como as vagas são limitadas no laboratório de informática, o preenchimento será por ordem de chegada. Todos os inscritos terão vaga garantida no auditório principal. Entre os jornalistas convidados que já confirmaram presença estão Mateus Parreiras (Estado de Minas), Marcelo Beraba (Estadão), Ivana Moreira (Veja BH), Alana Rizzo (Veja), Thiago Herdy (O Globo) e Ismar Madeira (TV Globo) também confirmaram presença no encontro. Abaixo, confira a programação:

9h - 10h30
Auditório
Verba pública, uso privado
Fábio Fabrini (Estadão)
Mateus Parreiras (Estado de Minas)

Laboratório
Estatística Básica com Excel (a confirmar)

11h - 12h30
Auditório
Eleições - planejamento e cobertura
Marcelo Beraba (Estadão)
palestrantes a confirmar

Laboratório
Limpeza e organização de grandes bases de dados - Open Refine
Marco Túlio Pires (Escola de Dados)

- 12h30 a 14h - Intervalo para almoço -

14h - 15h30
Auditório
Segurança na cobertura de manifestações e lançamento do guia prático Abraji
João Paulo Charleaux (Conectas)
Clarinha Glock (SIP)

16h - 17h30
Auditório
Grandes reportagens
José Casado (O Globo)
Elvira Lobato






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Wander Veroni 
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários