Félix e Niko: o verdadeiro casal protagonista de Amor à Vida

janeiro 09, 2014

Foto: TV Globo / Divulgação.


Em sua reta final, a novela das 9 da Rede Globo, Amor à Vida, propõe algo inédito no mundo das telenovelas: um casal gay protagonista. E um protagonismo eleito pelo público, não propriamente definido desde o início do folhetim.

Não são as idas e vindas do casal insosso Paloma e Bruno – vividos por Paolla Oliveira e Malvino Salvador, que tem chamado a atenção da audiência, mas sim o começo do relacionamento entre Niko e Félix, de Thiago Fragoso e Mateus Solano. Um casal possível e que possui conflitos mais próximos da realidade.

Niko faz as vezes de “mocinha da novela”. É um rapaz de bom coração, dono de restaurante que, ao se apaixonar pelo vilão redimido, tem o ajudado a se entender e a se redimir dos seus feitos.

Além disso, Niko é um personagem gay com dois filhos pequenos e Félix, outro personagem homossexual, após passar por um período de privação vendendo Hot Dog, começou a se relacionar melhor com o seu filho – o que mostra de uma forma positiva que casais gays também administram uma família como qualquer casal hétero.

Outro fato curioso é que, pela primeira vez, uma novela das 9 abre espaço para um casal gay com direito a triângulo amoroso e uma torcida fervorosa de boa parte dos telespectadores pelo primeiro “beijo gay” do mundo das telenovelas brasileiras. Walcyr Carrasco pode ter perdido a mão em muitos momentos, mas a sua ousadia de propor tal história ficará marcada.

Redenção

A redenção de Félix, o vilão de Amor à Vida, é algo que também é inédito nos folhetins e gera controvérsias. Ao invés de morrer, ir preso ou passar os dias sozinho, Félix pagou pelos próprios erros que cometeu e ainda conseguiu se descobrir uma pessoa melhor no meio desse furacão.

Indiretamente, Walcyr Carrasco quis levantar o debate sobre o que a falta de amor é capaz de fazer com uma pessoa e com os laços familiares. Félix nunca foi amado pelo pai e se sentia rejeitado. Criou um sentimento de inveja contra a irmã Paloma, jogou a sobrinha na caçamba e, em linhas gerais, “tocou fogo no coreto”.
Foto: TV Globo / Divulgação.

Mesmo na pobreza, Félix não perdeu os seus bordões de cunho religioso, nem a acidez de seus comentários, mas se transformou em um personagem do Zorra Total, com direito a flor na cabeça e trejeitos ainda mais afeminados para vender cachorro quente na Rua 25 de Março, em São Paulo.

Mas, por mais que este contexto caricato soe exagerado para alguns, foi necessário para que, por meio do humor, Félix conseguisse ser humanizado no folhetim e deixasse para trás as vilanias do início da história.

E, dessa maneira, o grande vilão da novela, na reta final de Amor à Vida, se torna o mocinho capaz de ajudar a irmã a desmascarar a madrasta vigarista e ainda ajudar o possível par romântico a recuperar o filho pequeno sequestrado. É ou não um final diferente?





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Não gosto - e não assisto novelas. Aliás, não sou fã de televisão.
    Entretanto, assisti a alguns capítulos desta novela e, esta última semana, em férias, curti. Realmente curti a atuação do protagonista Felix.
    Suas tiradas são hilárias e o parceiro, a versão da mocinha das produções convencionais.
    Felix em cena é o melhor e mais aguardado momento da trama. Um show.

    ResponderExcluir