Exposição "Oratórios" no Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte

janeiro 07, 2014

Foto: Revista Veja BH / Reprodução.

Até o dia 30 de março, o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, em Belo Horizonte, recebe a exposição itinerante “Oratórios – Relíquias do Barroco Brasileiro”. Com entrada gratuita, a mostra traz ao público cerca de 115 oratórios, objetos e imagens sacras dos séculos XVII ao XX que pertencem ao acervo do Museu do Oratório, localizado na cidade histórica de Ouro Preto (MG), desde 1998.

Reunidos pela colecionadora e presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG), Angela Gutierrez, estes oratórios da exposição foram doados ao Patrimônio da União e contam parte da história de Minas Gerais e do Brasil por meio da fé que eles representam.

Os oratórios – que possuem influência barroca, rococó e neoclássica; revelam os costumes e as tradições de época, além de narrar o ciclo do ouro e dos diamantes em Minas Gerais, bem como mostram a influência da cultura africana, indígena e europeia para a formação da cultura brasileira.

A importância da coleção de oratórios é reconhecida em todo o mundo, o que levou o Museu do Oratório a ser frequentemente convidado a expor suas peças em eventos nacionais e internacionais de grande expressão.
Foto: Revista Veja BH / Reprodução.

Desde a primeira exposição no exterior, realizada em Lisboa, Portugal, em março de 1994, os oratórios já representaram a arte colonial brasileira na França (em duas oportunidades), Itália, Chile, Venezuela, Inglaterra, Estados Unidos e recentemente em Quito, no Equador.

Para agendar visitas mediadas – como excursões escolares e grupos de turistas, por exemplo, basta entrar em contato com o setor educativo pelo telefone (31) 3248-8621. A ação é exclusiva para grupos de até 40 pessoas e ocorre de terça a sexta-feira, nos horários de 9h e 14h, com entrada gratuita e duração de cerca de 40 minutos.

Na visita, monitores explicarão os detalhes sobre a história dos oratórios e os interessados poderão participar de oficinas de arte – com colagem e desenho, tendo como tema os oratórios. É necessário o agendamento prévio somente pelo telefone.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários