#Retrospectiva2013: Queda de audiência da TV é destaque nos noticiários

dezembro 31, 2013



É impossível fazer uma retrospectiva sobre a TV em 2013 sem tocar neste assunto que foi destaque durante todo o ano nos noticiários: a queda da audiência das principais emissoras de TV aberta brasileiras em todas as faixas de horário.

O principal ponto é que o público não está mudando de canal. Ele simplesmente está desligando a TV para fazer qualquer outra coisa, sobretudo acessar a internet – seja no computador, seja nos dispositivos móveis, como smartphone e tablet.

Com isso, o share – número de TVs ligadas, está cada vez menor. De acordo com dados do Ibope, de 1º de janeiro a 26 de dezembro, a média diária (das 7h à meia-noite) da Globo foi de 14,3 pontos. Já o SBT encerrou o ano 5,3 pontos de média diária, ante 5,6 pontos em 2012.

A Record também não teve um ano de crescimento: marcou em 2013 média de 6,1 pontos, ante 6,2 de 2012. A Band manteve a mesma audiência de 2,5 pontos. Já a TV Cultura cresceu: alcançou média de 1,2 ponto (2013), ante 1 ponto do ano anterior. A Rede TV! passou de 0,9 (2012) para 0,8 ponto (2013).

A queda se repete principalmente no horário nobre, das 18h à meia-noite: a Globo caiu de 24,6 pontos em 2012 para 23,2 pontos em 2013. O SBT passou de 6,7 para 6,5 pontos. A Band foi de 3,7 para 3,5 pontos. A Rede TV! marcou 1,2 ponto neste ano, ante 1,3 em 2012. Apenas Record e TV Cultura cresceram na faixa nobre. A Record foi de 7,7 para 7,9 pontos, e a Cultura, de 0,9 para 1,4 ponto.

Esse resultado mostra a dificuldade da atual novela das 9 da Rede Globo passar dos 40 pontos ou a principal (e única) novela da Record, por exemplo, não conseguirem registrar mais dois dígitos. O público tem outros interesses e algumas empresas de comunicação preferem ignorar (ou omitir) a força da internet.

A TV aberta está vivendo uma queda latente e, aos poucos, está deixando de ser o foco da atenção do público. Isso se dá não só pela qualidade das atrações exibidas, mas principalmente pela diversidade de opções que público possui: TV Paga, DVD, vídeo-game e porque não dizer da própria internet.

Uma questão já é fato: as pessoas passam mais tempo na frente do computador do que da TV. Uma pesquisa recente chamada de "Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia" mostra que para 82% dos 2.075 entrevistados a internet já é considerada o meio mais importante de informação. Esse público passa em média duas horas por dia navegando, enquanto 25% gastam o mesmo tempo assistindo TV.

E o resultado disso tem sido péssimo para as emissoras que, a partir de 2014, estarão diante de um desafio: como fazer com que o público ligue a TV? Ou ainda, como fazer com que o público da internet se interesse pelo conteúdo da TV na web? 

Não dá mais para negar a internet ou pensar em um produto que não tenha algo relacionado à internet. Isso mostra uma ruptura de paradigma de mídia e que, provavelmente, vai influenciar os rumos da comunicação daqui para frente. A revolução já começou!




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Falei isso no Cena: a TV no Brasil depende da audiência das novelas. Se elas vão bem, catapultam uma grade. Foi o que acontecia com a Record e, hoje, sem novela forte, derrapa, Idem pra Globo. Por sorte o Walcyr ZZzzzZZZZ tá salvando o canal em dois horários rs

    ResponderExcluir