#Retrospectiva2013: Críticos de TV fazem análise sobre o ano na Televisão

dezembro 31, 2013



Os jornalistas e críticos de TV Mauricio Stycer, Flavio Ricco e Ricardo Feltrin fizeram para o UOL uma retrospectiva muito interessante sobre os rumos da televisão em 2013. Na pauta, o que cada uma das cinco maiores emissoras de TV apresentou no último ano, além dos destaques positivos e negativos de cada uma.

Flavio Ricco começa o programa destacando o trabalho de Mateus Solano como o Félix, em Amor à Vida. O personagem que começou como o vilão gay da novela das 9 vai ter um final de redenção, segundo Ricco. Félix deixou de ser uma pessoa má para se tornar um “bonzinho”, que ainda irá disputar Niko (Thiago Fragoso), num triângulo amoroso com Eron (Marcello Antony). Para Ricco, Félix é o melhor e o pior trabalho de TV em 2013.

Ricardo Feltrin destaca a vulgarização do stand up comedy na TV aberta. Nas palavras dele, essa nova geração confunde idiotice com humor, apresentando números e programas cada vez mais sem graça. Ele cita que esse fenômeno do stand up migrou primeiro para TV Paga, como os canais Multishow e Comedy Central, e que em seguida encontrou um terreno na TV aberta. Na avaliação dele, os novos humoristas tem encontrado dificuldade de apresentar atrações realmente engraçadas.

E, por último, Mauricio Stycer fala sobre o fim da MTV Brasil sob o controle do Grupo Abril. Na opinião dele, foi uma das notícias mais tristes do meio televisivo, principalmente porque a MTV era o último reduto de originalidade na TV aberta, ajudando a revelar bons apresentadores e humoristas.

Os jornalistas e críticos de TV falam ainda sobre inúmeros outros programas de TV de cada emissora e fazem um balanço contundente de 2013 que foi escolhido como o ano em que as cinco maiores emissoras abertas do Brasil não apresentaram grandes novidades em 2013. Abaixo, assista o programa na íntegra:

Opinião

Depois que assisti a essa retrospectiva televisiva do UOL, me atrevo a pontuar alguns pontos em relação a TV aberta em 2013:

# O The Voice Brasil mudou das tardes de domingo para as noites de quinta-feira e viu a audiência aumentar em torno de 17%. Além disso, fez uma ótima dobradinha com o programa Amor e Sexo. Deu um gás interessante num dia que há décadas só tinha como destaque o seriado A Grande Família.

# A atriz e humorista Tatá Werneck é um dos grandes destaques de 2013 na pele da piriguete Valdirene, na novela Amor à Vida. Além disso, a personagem está sendo usada para promover a 14ª edição do Big Brother Brasil. Uma ótima jogada de marketing, por sinal.

# Sangue Bom, da Rede Globo, é disparada a melhor novela de 2013. Trouxe vida ao horário das sete com uma trama bem humorada e ao mesmo tempo crítica sobre o mundo das celebridades. Não trouxe nenhuma inovação, mas fez o arroz com feijão bem temperado.

# Pecado Mortal, da Rede Record, mostrou ao público uma nova faceta de Carlos Lombardi. Um autor que consegue escrever novelas policiais de uma forma autêntica e bem bolada. O texto da novela é muito inteligente e sarcástico, além do elenco estar muito bem em cena. Pena que a audiência ainda não reagiu.

# Zeca Camargo ainda não se encontrou no Vídeo Show. O talk show que ele apresenta não conversa com as reportagens exibidas e fica parecendo que no horário tem dois programas lutando dentro de um. O melhor seria se Zeca se propusesse a fazer jornalismo de variedades/entretenimento no Vídeo Show. Ele tem potencial para isso. #ficaadica

# O SBT encontrou um filão na reprise das novelas mexicanas e isso acabou o apelidando de canal Viva da TV aberta. Nada contra as reprises, mas já passou da hora de investir em algo novo e criativo. A emissora tem um passado mais ousado, nesse sentido.

# O melhor da RedeTV! é o departamento de jornalismo. O trabalho que eles fizeram no RedeTV News, no Good News, no Leitura Dinâmica e na Retrospectiva 2013 foi fora de série. Merece maiores investimentos em 2014.

# Ainda na RedeTV! outro destaque foi a volta de João Kléber que ajuda a elevar a média diária, mas que não traz uma audiência qualificada. Há ainda um elogio à Luciana Gimenez que soube reinventar o Superpop e trouxe ótimas entrevistas no Luciana By Night.

# 2013 vai ser um ano que a Band não vai fazer questão de lembrar. Perdeu vários artistas, entre eles Danilo Gentili e Sabrina Sato. Além disso, a emissora está cada vez mais presa aos formatos argentinos, investindo quase nada em produção própria. O jornalismo e a cobertura esportiva continuam como único destaque positivo.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários