Fernanda Montenegro recebe homenagem emocionante no Troféu Mário Lago

dezembro 30, 2013

Fernanda Montenegro recebe das mãos de Roberto Carlos o Troféu Mário Lago. Foto: Alex Carvalho / TV Globo / Divulgação.


Não sou telespectador assíduo do Faustão. Aliás, cada vez menos assisto TV aberta. Só o que não dá para ver mesmo pela internet. No entanto, neste último domingo (29/12), ao zapear pela TV, dei de cara com uma homenagem emocionante à atriz Fernanda Montenegro, no Domingão do Faustão, da Rede Globo. Ela recebeu o Troféu Mário Lago.

Há um pouco mais de uma década, Faustão faz uma linda homenagem a um artista que se destacou durante o ano que se passa. A última que assisti foi a de Hebe Camargo. E graças a Deus o Faustão pôde homenageá-la ainda em vida. Nossa, como a Hebe faz falta na TV!

2013 foi o ano de Fernanda Montenegro. A atriz ganhou um Emmy Internacional pelo telefilme Doce de Mãe e que em 2014 vai virar série. Além disso, Fernanda é a primeira atriz brasileira indicada ao Oscar pelo filme Central do Brasil. Tem uma história de amor maravilhosa com o teatro brasileiro. Só por isso já merece um prêmio.

Além do mais, Fernanda Montenegro é Fernanda Montenegro. Quem conhece o mínimo de dramaturgia sabe do quilate desta atriz. E não é qualquer atriz: é simplesmente uma das melhores atrizes do Brasil. Tem bagagem.

Fico admirado quando os outros atores e a imprensa a questionam sobre este título de “melhor atriz”. Ela simplesmente o renega. Mas faz isso com a delicadeza de reconhecer que existem outros talentos tão bons quanto ela por aí. E faz não só no sentido de humildade, mas querendo exaltar a história de colegas que assim como ela ajudaram a contar a história da dramaturgia brasileira. É tocante!

Foi de uma sensibilidade ímpar o que o Faustão fez à Fernanda Montenegro no palco do Domingão do Faustão. Não tem nada melhor para um artista do que ser homenageado pelos seus pares. Dividir histórias e momentos de carinho. Com tantos egos inflados que vemos na TV, dificilmente iremos ver de novo tanta gente boa reunida assim para homenagear alguém como aconteceu neste domingo (29/12). É algo que entra para a história!

Quem pode assistir ao programa também se sentiu acolhido. Fernanda foi homenageada por muita gente TOP da nossa teledramaturgia. TOP mesmo! E ela foi de uma doçura sem igual ao também dividir o prêmio com os outros atores mais velhos da Rede Globo que ela carinhosamente chamou de decanos.

Fernanda Montenegro ainda lembrou que o filho dela – o cineasta Claudio Torres, também ganhou um Emmy no ano passado pela série Mulher Invisível. Veja só gente: onde já se viu duas pessoas da mesma família ganhar um Emmy Internacional, um ano seguido do outro, e com trabalhos tão diferentes ligados a teledramaturgia? É uma família abençoada, sem dúvida.

Na TV, o trabalho mais marcante de Fernanda Montenegro, na minha opinião, foi a vilã Bia Falcão, em Belíssima. Adorava essa novela! E achei um dos melhores finais para uma vilã até hoje. Fernanda Montenegro roubava a cena a cada capítulo!

O último trabalho de Fernanda em novelas foi em Passione. Tentei assistir, mas não consegui. Achei a novela muito confusa. Era muito dramalhão com sotaque italiano. Não curti! Ficava com dó de ver Fernanda Montenegro numa novela com uma proposta tão ruim.

Mas neste domingo (29/12), no Faustão, vi que ela falou com muito carinho de Passione e da oportunidade de trabalhar com amigos que ela sempre quis trabalhar. Então percebi que, nesse ponto, deve ter valido a pena, sem dúvida!

Como telespectador, acho um privilégio ver uma artista como Fernanda Montenegro lúcida, altiva, alegre e ainda trabalhando. Encantando o público, os colegas e a crítica. Ganhando prêmios. Se propondo a encarnar papeis completamente diferentes e experimentando seja na TV, no teatro ou no cinema.

E hoje, ao pensar no que escrever para o Café com Notícias, me veio a emoção de assistir o Troféu Mário Lago no Domingão do Faustão. Uma premiação que homenageia um dos maiores e mais completos artistas que esse país já viu que foi Mário Lago – que é outro que faz uma falta enorme.

Sem dúvida, é um privilégio o Brasil ter uma atriz como Fernanda Montenegro. E mais bonito ainda é poder homenageá-la ainda em vida. Prêmio mais que merecido....entregue pelas mãos do “rei” Roberto Carlos. Uma honra!
     





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários