Fim do canal Parafernalha no YouTube é jogada de marketing

dezembro 07, 2013



Depois de causar um verdadeiro alvoroço entre os internautas ao anunciar o fim dos trabalhos do canal Parafernalha no YouTube, neste sábado (07/12), às 10h, o ator Felipe Neto voltou atrás.

Ele, que é um dos donos do projeto, publicou um vídeo no YouTube anunciando que a medida não passou de uma brincadeira para chamar a atenção do público sobre uma reformulação que a equipe iria estrear. Ou seja, tudo não passou de uma jogada de marketing.

“Na verdade, acabou. Acabou uma fase do Parafernalha para começar outra. Então, a Parafernalha que vocês conheciam realmente acabou. (...) Basicamente, a gente pensou o seguinte: antes de começar a cair, [vamos] repaginar”, disse Felipe Neto no vídeo que explica esta nova fase do canal. Assista o vídeo:

Durante toda semana, vários blogs e sites na internet deram a notícia do fim do canal Parafernalha no YouTube. Algumas postagens, deram como certa a fusão do Parafernalha com o Porta do Fundos. Outros, ainda alegaram que o grupo faliu por conta de desentendimentos entre os membros que, inclusive, começaram a desenvolver projetos solos.

Teve até um internauta mais emotivo que publicou um vídeo incrédulo com o fim do Parafernalha – o que ajudou a dar mais veracidade à tese de que o grupo queria, na verdade, era gerar buzz sobre o novo formato de vídeos, ao invés de colocar um ponto final no trabalho.

Não é a primeira vez que algum projeto na internet utiliza este recurso de anunciar um fim para depois voltar reformulado. Muitos blogs inclusive já utilizaram desta prática, por exemplo.

Apesar de ter 4 milhões inscritos no YouTube, o próprio grupo reconhece que os vídeos produzidos já não estavam gerando a mesma popularidade como o do início. Por isso a necessidade de recomeçar frente a nova onda de canais de humor na internet.

Talvez seja este a principal estratégia, não só do pessoal do Parafernalha, mas de qualquer um que trabalhe muitos anos com internet: tem hora que é preciso saber reconhecer a necessidade de recomeçar um projeto para deixa-lo na mesmice, ou o esvaziar.

Dentro desta tese, eles estão no caminho certo. Abaixo, confira o 1º vídeo publicado desta nova fase do canal Parafernalha no YouTube que possui o título sugestivo de “Mentiras do dia-dia”. Assista:




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários