Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte

dezembro 22, 2013



Você gosta de escrever? Tem uma boa história guardada na gaveta? Então, esta é a hora de mostrar o seu lado escritor para o mundo. Até o dia 25 de abril de 2014, estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2014.

Esta edição do prêmio irá contemplar obras em quatro categorias: conto, dramaturgia, poesia e romance. O autor da obra vencedora em cada categoria receberá um prêmio de 50 mil reais, totalizando um dos maiores já pagos em concursos literários: R$200 mil.

A inscrição pode ser feita até o dia 25 de abril de 2014, de terça a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h, pessoalmente na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, ou enviada via Sedex para a rua Carangola, 288, térreo, bairro Santo Antônio, Belo Horizonte/MG, CEP: 30330-240.

Podem participar do concurso apenas pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas com histórias inéditas não publicadas em nenhum outro lugar. A ficha de inscrição e a relação de toda a documentação solicitada aos candidatos está disponível no site do Diário Oficial do Município (DOM).

O prêmio

Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital mineira, o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte é o concurso literário mais antigo do país. Uma das suas principais características é o fato de premiar apenas obras inéditas.

A cada edição, o prêmio contribui para o surgimento de novos escritores e obras. Autores como Carlos Herculano Lopes, Antônio Barreto, Luis Giffoni, Roseana Murray, Maxs Portes, entre outros, integram a galeria de vencedores do concurso.

A última edição da premiação recebeu número recorde de 1.712 inscritos, com a participação de autores de todas as regiões do país e até de brasileiros que moram no exterior.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Esse vai ser meu primeiro concurso! Acabei de saber, mas já estou nervosa, com um embrulho no estômago, noooossa!
    A parte mais difícil desses concursos é a espera, a expectativa e o fato de ter que ser inédito. Eu gostaria de concorrer com contos que já tiveram uma boa resposta dos meus leitores, mas vamos lá.
    Ficarei feliz se ganhar o primeiro lugar, rsr

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de participar com poesias.mas confesso que tenho um certo receio do julgamento, talvez eu tente, não pelo prêmio, mas também pelo prêmio. Confesso que estou indecisa, mas quem sabe tento também pela primeira vez, tenho acho que umas cento e vinte poesias, mas gosto das minhas poesias como se fosse minhas filhas não sei se quero tira elas de mim, não sei se quero doa-las ao mundo, vou pensar se conseguir me desapegar delas participo.

    ResponderExcluir
  3. Se o que foi prometido pelos organizadores do Concurso for verdade, falta menos de um mês para conhecermos os vencedores do Prêmio Nacional de literatura Cidade de Belo Horizonte 2013/14. Haja coração para tanta expectativa.

    ResponderExcluir