Café na Copa 2014 – Fifa traz novidade para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo

dezembro 04, 2013

Palco do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014. Foto: FIFA / Divulgação.

Quem será que a seleção brasileira vai enfrentar em seu primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014? A resposta será dada nesta sexta-feira (06/12), às 14h (horário de Brasília), na Costa do Sauípe, na Bahia, local onde será realizado um sorteio com todas as 32 equipes classificadas no mundial.

O sorteio irá dividi-las em oito grupos para a primeira fase do Mundial, além de indicar os confrontos da fase classificatória da competição onde as chaves de quatro seleções se enfrentam no sistema de turno único. Na TV aberta, o sorteio será transmitido pela Rede Globo, ao vivo.

O sorteio será feito da seguinte maneira: quatro potes numerados de 1 a 4 vão definir as quatro seleções que irão formar um dos oito grupos, nomeados pelas letras A até H. A novidade desta edição inclui dois sorteios a mais no evento: a Fifa irá sortear uma das nove equipes europeias do pote 4 para complementar o pote 2, deixando todos os potes com oito equipes.

Pelas regras do sorteio, o Brasil não pode pegar uma equipe do mesmo continente, mas ainda há risco de enfrentar seleções europeias que possuem um bom desempenho no ranking da Fifa, o que pode atrapalhar a conquista do troféu da seleção verde-amarela na competição. Se o torcedor mais fanático quiser arriscar um palpite, um site japonês criou um aplicativo que emula várias probabilidades de resultado do sorteio da Copa.

De acordo com o Estadão, o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 já é considerado o maior evento pré-Mundial não só pela estrutura, mas principalmente pelo orçamento. Juntos, a Fifa e o Governo da Bahia irão arcar com nada mais, nada menos, que R$ 26,4 milhões. A título de comparação, o mundial da África do Sul, em 2009, gastou com o mesmo evento cerca de R$ 14,3 milhões.
Neymar Jr, Fred e Lucas em campo pela seleção brasileira. Foto: FIFA / Divulgação.

Outra questão assumida publicamente pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, é em relação à entrega dos estádios. “Por questão de agenda presidencial, eu pedi para que esses três estádios fossem entregues em janeiro. Em relação aos demais, houve o acidente no estádio do Corinthians, houve atraso no repasse de recursos em Curitiba e, no de Porto Alegre, também houve problema na finalização das obras do entorno. Mas posso dizer que eles serão entregues com relativa folga para a realização dos eventos teste”, disse o ministro.

Ação social

Durante o sorteio das equipes de futebol na Costa do Sauípe, a Coca-Cola – uma das patrocinadoras da Copa do Mundo de 20144, será responsável pela coleta seletiva dos resíduos sólidos do evento, além de ter toda a estrutura do seu stand criada por garrafas PET. O telão do stand apresentará um vídeo institucional com os resultados da Coca-Cola em ações sociais nas áreas de reciclagem, Vida Ativa e comunidade.

Os visitantes poderão conferir a história de uma jovem que conseguiu o primeiro emprego graças ao programa de capacitação profissional em comunidades e casos de como o gerenciamento de resíduos sólidos modificou a vida das comunidades.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários