Cine Café – Documentário "Eu Maior" fala sobre autoconhecimento

dezembro 03, 2013


Propor uma reflexão contemporânea sobre autoconhecimento e busca da felicidade. Esta é a proposta do documentário brasileiro “Eu Maior”, dirigido por Fernando e Paulo Schultz. Desde o dia 21 de novembro, o filme está disponível de graça no YouTube e algumas cidades estão organizando exibições independentes na Rede Cinemark por meio de crowdfunding.

Em Belo Horizonte, por exemplo, a próxima exibição organizada será no dia 19 de dezembro, às 21h, no Cinemark Shopping Patio Savassi, localizado na avenida do Contorno, 6061, no bairro Funcionários. Para que a exibição aconteça, é necessário que os interessados façam uma doação de R$ 20 (ou mais, que dá direito a um ingresso) até completar a meta de arrecadação. Para saber mais sobre esta iniciativa, clique aqui.

Com 90 minutos de duração, o filme conta com o depoimento de 30 personalidades, tais como o físico Marcelo Gleiser, o surfista Carlos Burle, a budista Monja Coen, o cronista Rubem Alves, a atriz Letícia Sabatella, o professor Mario Sergio Cortella, o filósofo Leonardo Boff, a ex-ministra Marina Silva, entre outros.

Dentro de cada vertente profissional, estas personalidades discorrem de uma maneira intimista sobre a importância do exercício do autoconhecimento, da busca interna de perguntas e respostas sobre o sentido da vida. De forma filosófica, o filme nos instiga a pensar qual é o nosso papel do mundo e como isso pode nos trazer felicidade. Assista o documentário, abaixo:


Impressões

Desde que soube do projeto do documentário “Eu Maior” pelas redes sociais, logo de cara fiquei interessado pelo filme. Particularmente, sempre fui muito questionador sobre qual é o nosso papel do mundo e sobre o que é a felicidade. Com o passar dos anos, fui descobrindo que é melhor cultivar perguntas, pois nem tudo na vida tem resposta.

E até bom que seja assim. Se tudo viesse com “manual de como fazer”, a vida não teria tanta graça. Cada um vai descobrindo as suas respostas (ou não) no decorrer da vida. Alguns dividem os seus questionamentos (ou as suas respostas), outros preferem guardar para si. Mas isso é de cada um. Não tem receita.

Como muitos internautas, assisti o documentário “Eu Maior” pelo YouTube. Confesso que me emocionei em vários momentos. É interessante acompanhar como cada personalidade, cada profissional, cada ser humano, tem um olhar diferente sobre a vida, sobre o entendimento da nossa humanidade.

Acredito que estamos em um processo de revolução social, educacional e política na humanidade. Vivemos, sobretudo, uma mudança de concepção da mídia, da forma de produzir e difundir o conteúdo. Queremos ser vistos e não ser apenas mais um número na estatística. 

O público está cada vez mais independente e engajado. O empreendedorismo tem ganhado novos contornos e rostos. Talvez, a felicidade esteja aí: fazer o que gosta com amor, com brilho nos olhos. Ou você passa pela vida, ou a vida passa por você.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.



  

Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários