Black Friday 2013 quer reverter a imagem negativa de falsos descontos

novembro 29, 2013


Em sua quarta edição no Brasil, a Black Friday 2013 quer reverter a imagem negativa de falsos descontos no ano passado. Para isso, os organizadores da promoção se uniram a entidades de defesa do consumidor que prometem priorizar descontos reais e prazos de entregas para os produtos.

Para que isso ocorra, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) criou um Código de Ética para o evento, o Black Friday Legal. Trata-se de um selo no qual a loja – tanto online, quanto física, se comprometem com o Procon-SP a se comprometem a não realizar ofertas falsas e a solucionar pontos críticos da edição de 2012, como falhas no serviço de atendimento e instabilidade nos sites.

De acordo com a E-bit, estima-se que o comércio eletrônico irá faturar na Black Friday 2013 cerca de R$ 390 milhões, uma alta de 60% em relação ao ano passado, quando consumidores reclamaram da manipulação de preços para divulgação de descontos. A estimativa de crescimento para o varejo online em 2013 é de 25%.

Para o advogado Leonardo Theon de Moraes, especializado em direito do consumidor, é muito importante que o internauta verifique a credibilidade do site de compras e observe se nele há todos os dados da empresa proprietária do website e dos fornecedores (empresas que você deseja comprar).

"O recomendado é consultar a existência de reclamações junto aos órgãos prestadores de serviços ao consumidor, como o Procon". Quanto aos fornecedores, é importante que estejam disponíveis o CNPJ e os dados para contato. "Apenas desta forma o consumidor poderá consultar a regularidade fiscal da empresa junto ao site da Receita Federal, por exemplo", revela.

Uma informação que pouca gente sabe está na interpretação extensiva do artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o chamado Direito de Arrependimento, que beneficia quem se arrepende de ter comprado algo pela internet. "Mesmo que não apresente qualquer defeito, o produto pode ser devolvido em até sete dias e o consumidor pode receber o seu dinheiro de volta, basta apresentar a nota fiscal", explica o advogado.

Dicas

Para auxiliar o consumidor este ano, várias alternativas de denuncias e pesquisas foram lançadas na internet. Uma delas, por exemplo, é o Reclame Aqui, site especializado no recebimento de reclamações online e termômetro para a reputação de empresas. Eles estão fazendo um plantão com toda a sua equipe para dar destaque às denuncias de internautas em relação ao Black Friday 2013.

Outra alternativa é utilizar sites como o Buscapé Company que realiza durante todo o dia um monitoramento de preços exclusivo voltado para a Black Friday 2013 para garantir que as empresas não aumentem os preços uns dias antes para depois ofertarem os descontos astronômicos na sexta-feira.

Já a Serasa Experian liberou gratuitamente a consulta do CNPJ das empresas entre os dia 29 de novembro e 1 de dezembro. O consumidor pode acessar o site da Serasa e consultar a razão social, ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da empresa com a qual pretende fechar negócio.

Além disso, o internauta pode baixar o aplicativo “Lista Segura” para o Google Chrome, que indica quais sites estão na relação de lojas eletrônicas que devem ser evitadas divulgada recentemente pelo Procon de São Paulo. Quando o internauta acessa algum site de compras que consta na lista de empresas com problemas na entrega de produtos, um ícone vermelho com um "x" aparece no lado direito da barra de endereços do navegador, alertando o consumidor.

Abaixo, confira as dicas do Procon e da Proteste para evitar problemas na hora da compra:

# Antes de comprar, vá ao site da Black Friday Brasil e verifique as lojas que participam oficialmente da promoção.

# Evite comprar os produtos por ofertas via e-mail. Alguns hackers vão aproveitar da Black Friday para espalhar arquivos maliciosos.

# Coloque a boca no trombone! Ao encontrar ofertas enganosas, denuncie.

# Compare os preços dos produtos em pelo menos três lojas participantes antes de efetuar a compra. Isto é uma maneira de você conferir de perto qual é o menor preço.

# Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

# Veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;

# Imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);

# Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro;

# Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular;

# Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;

# Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

# Nunca realize transações online em computadores públicos como lan houses, cybercafés ou computadores da empresa que você trabalha, pois estas máquinas podem não estar adequadamente protegidos.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários