Leilão do Campo de Libra aposta no modelo de partilha em consórcio de extração

outubro 21, 2013

Foto: Petrobras / Divulgação.

Em um modelo de negócio até então inédito no Brasil, o consórcio formado entre Petrobras (10%, mais os 30% obrigatórios), Shell (20%), Total (20%) e as chinesas CNPC e CNOOC (10% cada), venceu o leilão do Campo de Libra, na tarde desta segunda-feira (21/10), no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Até 2010, o governo brasileiro adotava o sistema de concessões, no qual as empresas petrolíferas interessadas ficam com todo o óleo de um bloco arrematado em leilão, pagando à União apenas impostos, royalties e participação especial. Este modelo ainda está vigente para os campos fora do pré-sal.

Já no modelo de partilha, as petrolíferas repartem com o governo brasileiro o resultado da exploração, além do Estado possuir uma parcela de produção de cada campo de petróleo. Ainda, a empresa recebe em petróleo a sua parte, caso encontrar o recurso mineral na área leiloada.

A polêmica do Leilão de Libra se dá porque já há estudos que garantem a existência de petróleo, então nenhuma empresa está investindo em algo “no escuro”.

Porém, devido a profundidade equivalente a 23 torres Eiffel (7.452 metros) e o fato do óleo encontrado no fundo do mar ser menos poluente e mais valioso, acredita-se que o Brasil investiria sozinho muito dinheiro para a extração, sob o risco de que nas próximas décadas o petróleo não seja tão valioso como é atualmente.

Pré-sal

As reservas de Petróleo da camada de pré-sal na bacia de Santos foram descobertas em 2006 e, segundo especialistas, podem superar a produção dos 100 bilhões de barris. Para este leilão, ficaram de fora da disputa, as empresas norte-americanas Exxon Mobil e Chevron – acusadas de desastre ambiental no Golfo do México, e as britânicas BP e BG.

O poço de Libra situa-se a 183 km da costa do Rio de Janeiro. De acordo com a Petrobras, a profundidade atingida no poço em Libra é de 5.410 metros, com 22 metros perfurados no pré-sal. A perfuração ainda deve alcançar 6.500 metros de profundidade.
O ministro Edson Lobão e os representantes do consórcio
comemoram a vitória do leilão. Foto: Rony Maltz/Folhapress.

Apesar de ter aberto licitação com bastante antecedência, 11 empresas manifestaram interesse no Campo de Libra, sendo apenas um consórcio ter mostrado a proposta no leilão desta segunda-feira (21/10) e, com isso, se tornou o vencedor.

Mesmo que tivesse outras empresas ou consórcios interessados, a Petrobras entraria como sócia, devido a legislação vigente. Juntos, o consórcio vencedor formado por Petrobras, Shell, Total, CNPC e Cnooc terão o direito de explorar por 35 anos o Campo de Libra, o que consumirá R$ 400 bilhões em investimentos.

Especialistas acreditam que o início da produção pode levar de cinco a dez anos e que o pico da produção pode levar 15 anos para ser atingido. O contrato só será assinado após o consórcio pagar ao Governo Federal a quantia de R$ 15 bilhões – dinheiro este que será usado para chegar à meta de superávit primário deste ano.

Agressões

De acordo com uma nota emitida pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), quatro jornalistas foram agredidos na tarde desta segunda-feira (21/10), no Rio de Janeiro, durante a cobertura de protesto contra o leilão do Campo de Libra.
Foto: Revista Veja / Reprodução.

Houve confronto entre manifestantes e agentes da Força Nacional. A repórter Aline Pacheco, da TV Record, foi agredida por manifestantes com um soco nas costas. O fotógrafo Gustavo Oliveira, da agência britânica Demotix, foi atingido por uma pedrada.

O também fotógrafo Pablo Jacob, de O Globo, e o cinegrafista Marco Mota, da TV Brasil, foram atingidos por balas de borracha disparadas por agentes da Força Nacional. Um veículo da TV Record foi virado por manifestantes.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Francisco Bertoletta21 de out. de 2013, 23:23:00

    Wander, podem falar o que quiser mas acho que o Brasil fez um mal negócio. Se Libra tem esse potencial todo de petróleo, acho que valeria o investimento, nem que fosse em parceria. Para mim, esse leilão foi de cartas marcadas, só pra constar mesmo. Esse país não toma jeito mesmo....

    ResponderExcluir
  2. Sabe de uma coisa? Eu só consegui entender esse negócio de leilão de libra depois que li o seu post. Obrigado por esclarecer as minhas dúvidas.

    ResponderExcluir