Impressões sobre o curso do YouTube da Google Brasil

outubro 18, 2013


Nesta sexta-feira (18/10), não só eu, mas diversos alunos espalhados pelo Brasil, concluímos o curso Maximize o seu Canal, da Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube, promovido pela Google Brasil.

Feito integralmente via educação a distância e com o apoio de tele aulas curtas – com vídeos entre um minuto e meio a cinco minutos, o curso contou com um rico acervo de leituras por meio de PDFs e links.

A capacitação foi uma oportunidade excelente para descobrir as funcionalidades do YouTube e colocar em prática todos os segredos para ter um canal profissional. Trata-se da segunda turma deste curso e a primeira feita no Brasil.

Há praticamente um mês resolvi retomar as atividades do meu canal no YouTube. A retomada se deu na publicação de um videocast semanal, todos os domingos, a partir das 13h. Em breve, pretendo estender essas publicações e experimentar novos formatos.

Com o curso percebi que ter um canal no YouTube é muito mais do que só publicar vídeos ou interagir com o conteúdo postado. É preciso investir para obter resultado. Aprendi várias coisas com o curso. Muitos dos ensinamentos já comecei a colocar em prática.

E você, fez o curso? O que achou? Abaixo, segue algumas impressões:

# O curso é muito bacana! Gostei da dinâmica das aulas e o modo como, logo na página inicial, o aluno consegue ver todas as unidades do curso e um círculo de porcentagem para ver quanto falta para concluir as atividades. A ideia é genial!

# Outra dinâmica que adorei são as avaliações no final de cada unidade. Só fazendo exercício e praticando que a gente consegue entender o quanto as dicas ensinadas no curso são significativas.

# Os organizadores do curso recomendaram investir pelo menos uma hora por dia para a realização do curso. Isso é o mínimo! É preciso ter dedicação e se organizar para cumprir todo o cronograma que é extenso.

# Como o objetivo do curso é fazer com que os alunos peguem todas as dicas de como aperfeiçoar o seu canal no YouTube, aplaudi a ideia de dar a possibilidade do aluno que errou as avaliações refazê-las até atingir a nota superior de 75%.

# Assim que o aluno termina o curso, já aparece para ele naquele círculo de porcentagem de conclusão das atividades um link para fazer a impressão da “Carta de Conclusão”, trata-se de um certificado online que oficializa a conclusão de um curso gerido pelo YouTube e, consequentemente, pela Google Brasil.

# Agora, vamos falar sobre o conteúdo: o YouTube é o segundo maior canal de buscas na internet, só perde para o Google. Por isso, se você é produtor de conteúdo na web, é bom também marcar presença por lá.

# O YouTube quer incentivar cada vez mais que os internautas fiquem adeptos do YouTube One Chanel. A nova proposta do site de compartilhamento de vídeos em formato de rede social é ter a mesma qualidade de imagem no computador, no celular, no vídeo game, no tablet e na TV.

# A Google sabe que o YouTube tem um potencial gigantesco para incentivar a produção de conteúdo audiovisual independente. E o curso estimula muito o aluno a desenvolver o seu lado empreendedor.

# Com as mudanças do Google Hummingbird, a Google deixa claro que o produtor de conteúdo online não pode ficar mais dependente do Google Adsense. É hora de encontrar outros caminhos para explorar publicidade e ganhar dinheiro – e isso vale não só para os blogs. É hora de inovar!

# Não deixe o seu canal no YouTube sem vida! Crie um banner bacana, faça um vídeo com uma mensagem de boas vindas para os novos espectadores, estimule comentários, incentive novos inscritos para o seu canal e sinalize para o seu espectador quando acontece o upload de novos vídeos.

# Divida os seus vídeos em seções. Isso facilita o espectador a encontrar os vídeos de assuntos em comum dentro do seu canal.

# Faça imagens criativas e personalizadas de miniaturas para os vídeos. Isso ajuda a despertar a atenção do internauta para assistir outros vídeos do seu canal.

# Faça títulos interessantes para o seu vídeo.

# Use palavras-chaves que tem a ver com o tema do seu vídeo.

# Também capriche na descrição do seu vídeo, pois isso ajuda a indexar melhor o seu conteúdo.

# Muita gente acha que o número de visualização de um vídeo é uma métrica importante. Na verdade, as visualizações mostram o número de vezes que um vídeo foi acessado, mas não o quanto o vídeo foi assistido.

# O YouTube valoriza muito mais um vídeo que foi assistido na íntegra do que um vídeo que foi acessado várias vezes. É o tempo do relógio que melhora o ranking de vídeos na busca e nas recomendações.

# Uma das coisas mais importantes para um canal no YouTube é o número de inscritos. São os inscritos que valorizam e replicam os vídeos postados.

# Surpreendentemente, os inscritos no seu canal no YouTube são os que assistem mais os vídeos – mais até que vídeos embedados, links sugeridos em redes sociais ou até mesmo na busca do YouTube.

# Quando o inscrito vira assinante do canal, todo vídeo novo aparece para o inscrito na home do YouTube ou até mesmo na newsletter da rede social. É uma forma que o próprio YouTube encontrou de dar destaque para as particularidades de cada internauta, e não só para os vídeos mais vistos.

# Faça parcerias com outros produtores de conteúdo do YouTube, principalmente com produtores independentes que falam do mesmo assunto que você.

# Explore os recursos de edição do vídeo e invista em conteúdo autoral e único. Você é a sua marca na internet!

# Nos seus vídeos, sempre peça para que o espectador se inscreva no seu canal e confira os outros vídeos já publicados. Fidelize a sua audiência!




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Wander, fantástico o seu, praticamente, resumo do curso! Aliás, ele é fantástico também! Finalizei-o hoje e estou contente com a iniciativa do Youtube/Google Brasil. É hora de investir tempo e ideias no canal no YT. E de preferência, colocar as dicas em prática! Assino embaixo as suas considerações. Tive as mesmas, mas em outras palavras. Hehehe! E o bacana é que o conteúdo dos vídeos estão disponíveis para download em forma de texto. Logo, pode-se imprimir e sempre dar aquela conferida no material. Sucesso a todos alunos! ;)

    ResponderExcluir