Café Convidado – Google Hummingbird traz mudanças significativas

outubro 03, 2013



Na seção Café Convidado de hoje, o especialista em SEO, Diego Ivo, fala sobre as mudanças provocadas pelo Google Hummingbird, nova atualização do algoritmo e do motor de busca da Gigante de Mountain View. Diego revela alguns detalhes desta novidade e como isso vai interferir nas pesquisas daqui para frente. Abaixo, confira o texto:


Google Hummingbird vai impactar 90% das buscas



*Por Diego Ivo



O Google, em clima de comemoração de seus 15 anos, anunciou recentemente uma grande mudança em seu motor e algoritmo de busca. A novidade recebeu o nome de Google Hummingbird – na tradução livre, Google Beija-Flor.

Este update promete impactar cerca de 90% das pesquisas e se tornar, portanto, a mudança mais radical desde o Google Caffeine, lançado em meados de 2010.

Na contramão de mudanças realizadas nos últimos anos, como a função de auto completar – que reduziu proporcionalmente a variedade de termos de procura, o Google Hummingbird permitirá pesquisas cada vez mais pessoais.

O objetivo é que, em vez de fazer buscas, os usuários possam fazer perguntas ao Google, como por exemplo: “quais são os museus mais interessantes da França?”.

Com isso, as palavras-chaves se tornam tão importantes quanto as sentenças e as indicações sociais que os usuários possam fazer. Em síntese: o Google quer oferecer respostas precisas, e não só sugestão de links.

Com as novas mudanças, o Google pretende tornar ainda mais comum a busca por voz em seu site, assim como nos celulares com o sistema operacional Android, de propriedade da empresa.

O buscador prepara-se para as mudanças do comportamento do usuário e quer competir com o Siri da Apple, que ainda não é tão popular no Brasil quanto nos Estados Unidos ou Europa.

Pelo que foi possível perceber, as alterações do Google Hummingbird afetam cerca de 90% das buscas e interfere, principalmente, nos sites que dependem de uma grande quantidade de tráfego orgânico. A dica é não depender só dos buscadores e investir em outros meios, como o e-mail marketing e/ou newsletter, por exemplo.

No entanto, as transformações no Google devem ser vistas com cautela. É muito importante que os sites estejam utilizando táticas éticas para a sua otimização e estejam focados em entregar bom conteúdo e experiência para seu visitante. Fidelizar o internauta pode ser um caminho.



 _____________________________
*Perfil: Diego Ivo trabalha com SEO há seis anos e é diretor da Conversion (www.conversion.com.br), empresa especialista em otimização de sites para mecanismos de busca. Foi responsável pelo #OpenSEO, comunidade que reúne fórum e curso on-line gratuito, ajudando milhares de profissionais a aprender técnicas de otimização, e fortalece o mercado brasileiro.





  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Esta foi a mudança mais drástica que o Google já fez até hoje. Muitos blogueiros sentiram na pele estas mudanças. O que ficou bem claro é que os blogueiros não vão poder mais depender 100% das visitas do Google. Não sei o quanto isso é bom para a ferramenta, pois pode ajudar outros buscadores, como o Bing. O que será do Google se as pessoas começarem a usar outros buscadores? Sei que isso é difícil, mas não impossível.

    ResponderExcluir
  2. Descobri o seu blog pelo Google. O seu artigo veio a calhar. Não estava entendo nada sobre essas mudanças no Google. Perdi muitas visitas com o meu blog. Sou novo nisso. Os outros blogs explicam tudo de uma maneira muito complicada. Agora que fui entender.

    ResponderExcluir