Desfile de 7 de Setembro em BH é alterado por conta das manifestações

setembro 07, 2013



Por conta do possível risco de violência durante as manifestações programadas para ocorrer no mesmo horário do desfile de 7 de setembro em BH, a Polícia Militar (PM) preparou um forte esquema de segurança para evitar vandalismo nas ruas do centro da capital mineira.

De acordo com o coronel Alberto Luís, chefe da assessoria de comunicação da Polícia Militar de Minas Gerais, o objetivo da corporação é garantir a segurança das pessoas que vão participar do desfile.

“É direito de todos se manifestarem ordeiramente. A PM vai estar mais uma vez preparada, treinada, com seus homens orientados para garantir a segurança das pessoas que vão assistir ao desfile, e que por ventura irão se manifestar de forma ordeira”, explica o coronel.




Além disso, pela primeira vez, os alunos do Colégio Tiradentes e do Colégio Militar não vão desfilar. A medida foi tomada para evitar que os alunos fiquem expostos a uma possível situação de confronto entre policiais e manifestantes. O desfile está programado para acontecer às 09h, na avenida Afonso Pena, na área central da cidade.

De acordo com a BHTrans, a concentração para o desfile de 7 de setembro vai ocupar algumas vias promovendo mudança no trânsito no centro, principalmente nas avenidas Afonso Pena, Bernardo Monteiro e Carandaí e nas ruas Aimorés e Rio Grande do Norte. Clique aqui e obtenha mais informações.

Pelas redes sociais, vários grupos tem se organizado para mobilizar as pessoas para participarem dos protestos. Um deles, já possui mais de 12 mil pessoas inscritas. No centro, os comerciantes estão apreensivos e muitos decidiram não abrir as portas com medo do possível risco de vandalismo.

Estabelecimentos bancários colocaram tapumes de madeira e alumínio para evitar ataques dos vândalos disfarçados de manifestantes. Ainda, a PM já orientou que qualquer pessoa que estiver usando máscara será imediatamente revistada e convidada a prestar esclarecimentos às autoridades.

Já em Contagem, na Grande BH, o desfile de 7 de setembro foi cancelado. Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Social, a medida foi uma recomendação da polícia, uma vez que o Serviço de Inteligência da PM rastreou a possibilidade de manifestações via redes sociais. Ao todo, mais de 140 cidades brasileiras estão organizando protestos paralelos ao Dia da Independência.





Fotos: Carlos Alberto / imprensa MG.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Maria de Fátima da Silva Pimenta7 de set. de 2013, 15:32:00

    Que triste ver que os alunos do Colégio Tiradentes e do Colégio não vão desfilar por causa de segurança nas ruas. Democracia é ter desfile e protesto.

    ResponderExcluir
  2. Mauro Jorge de Souza7 de set. de 2013, 15:35:00

    Fui no desfile hoje de manhã e foi muito sem graça. Durou menos de uma hora. Os policiais deixaram as pessoas bem de longe. Foi o pior desfile que vi na minha vida. Todo mundo com medo de aparecer uma multidão protestando de forma violenta. Graças a Deus nada disso aconteceu.

    ResponderExcluir
  3. Fui no desfile e no protesto. Infelizmente tem gente que vai só para fazer baderna mesmo. Vi um povo mostrando a bunda para os policiais, achei isso deprimente. Os protestos perderam o sentido.

    ResponderExcluir
  4. Tô achando meu país muito feio! Ou a gente do meu país. Não tem sentido o que temos visto. Eu quero a liberdade de ir e vir. Quero decidir ver ou não o desfile de 7 de setembro. Pena tudo isso!!!

    ResponderExcluir