Café Literário – Rede Social para escritores, livros de graça e Veríssimo no cinema

setembro 06, 2013



Bem-vindo ao Café Literário, a sua dose semanal de literatura! Nesta temporada, a seção está sob os cuidados do escritor em formação, apaixonado por literatura e autor do blog Escriba Encapuzado, Tiago K. Pereira*, novo colunista do blog @cafecnoticias. Semanalmente, você irá conferir por aqui novidades do mundo literário, entrevistas, resenhas e, até mesmo, sorteio de livros. Acompanhe:

Saudações, querido leitor. Nas Notas Literárias desta semana atreva-se a escrever um livro de forma colaborativa, concorra a uma bolsa em oficina de literatura, conheça uma curiosa série de fantasia jovem, e prepare-se para o lançamento da adaptação cinematográfica da obra prima de Érico Veríssimo. Confira e fique bem informado!


Rede social

Para os escritores de hoje, as redes sociais são uma ferramenta poderosa e indispensável. Entre os benefícios que proporcionam, destacam-se a divulgação ampla e, geralmente, gratuita – além da proximidade com os leitores.

Embora algumas delas até sejam usadas para pesquisas ou para buscar sugestões e dicas para trabalhos futuros ou em andamento, não há uma rede dedicada ao processo de elaboração de uma obra. Ou melhor, não havia.

Fundada em 2012 pelos brasileiros Flávio Aguiar, André Campelo e Joseph Bregeiro, a Widbook permite produzir livros de forma colaborativa. O processo é bem simples: o usuário cadastrado cria um projeto e passa a desenvolvê-lo, disponibilizando-o para outros usuários, que podem sugerir modificações, correções, adendos. Um mecanismo de atribuição automática de direitos autorais garante os créditos a quem os merece, mas, obviamente, cabe somente ao autor a decisão de aceitar ou não os palpites alheios.

Ao permitir ainda que os usuários criem estantes virtuais, curtam obras, sigam seus autores favoritos, essa nova rede se mostra um híbrido aprimorado do Bookess, site de publicação sob demanda, com o Skoob, comunidade nacional de leitores.

Com uma versão para Android já lançada, o Widbook foca as mídias digitais e os dispositivos de leitura como Kindle e iPad. A rede já conta com mais de 30 mil membros distribuídos, principalmente, entre Estados Unidos, Índia e Brasil. Uma pena que ainda não possua uma versão em português.

Livros de Graça

No dia 22 de agosto, das 09h às 13h, acontece na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, a 11ª edição do Livro de Graça na Praça. O evento tem como proposta promover a inclusão cultural e a difusão do hábito de leitura. Haverá contação de histórias, rua de lazer, banda do Corpo de Bombeiros, além da tradicional distribuição gratuita de livros editados especialmente para o evento, entre outras atividades.

As obras deste ano são o infantil Porcós, Pulgos e Fogo-apagous; o cordel Dois velhos rabugentos, que homenageia o poeta Geraldo Amâncio; e a coletânea O Começo do Fim, que traz textos de Affonso Romano de Sant´Anna, Dagmar Braga (administradora do espaço Letras e Ponto), Olavo Romano (presidente da Academia Mineira de Letras) e outros 21 autores.

Bolsa de Literatura

O espaço Letras e Ponto promove processo seletivo para concessão de bolsas para a Oficina de Literatura mediada pela poetisa Dagmar Braga. Serão duas bolsas integrais e duas parciais (50%), tanto para as quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, quanto para as quintas-feiras, das 15h às 17h), totalizando 08 bolsas.

Interessados devem enviar por e-mail, até o próximo dia 10, um texto de autoria própria (máximo de uma lauda) mais a justificativa para o interesse em participar da Oficina e para o pedido de acesso a bolsa, informando ainda o dia/turno de preferência. O Letras e Ponto fica na rua Aimorés, 388, Salas 501/502, no Bairro Funcionários em Belo Horizonte.

Pensadores da educação

Os nomes de Cecília Meireles, Gilberto Freyre, Heitor Villa-Lobos, Jean-Jacques Rousseau, Rui Barbosa e Sigmund Freud destacam-se entre as 62 obras que compõem a Coleção Educadores, série disponibilizada gratuitamente para download pelo Ministério da Educação.

A seleção de ensaios biográficos sobre pensadores brasileiros e estrangeiros foi feita por representantes de instituições educacionais e universidades, em parceria com a Unesco e a Fundação Joaquim Nabuco. Os livros e dois manifestos – Pioneiros da Educação Nova, de 1932, e Educadores, de 1959 – podem ser acessados no site Domínio Público.

Veríssimo no Cinema

Foram divulgadas as datas de estreias do filme O Tempo e o Vento, adaptação da clássica obra de Érico Veríssimo: 20 de setembro no Rio Grande do Sul, uma data marcante na história da formação do Estado, e 27 de setembro em todo o Brasil. Dirigido por Jayme Monjardim, o filme traz Cléo Pires como Ana Terra, Thiago Lacerda como o Capitão Rodrigo Cambará, e Marjorie Estiano e Fernanda Montenegro como Bibiana.

O Tempo e o Vento foi adaptado duas vezes para a TV: numa novela com 210 capítulos exibida entre 1967 e 1968 e em uma minissérie de 1985 em que Ana Terra foi interpretada, vejam só, por Glória Pires, e o Capitão Rodrigo ficou a cargo de Tarcísio Meira.

Transpor mais de 2 mil páginas para algumas horas de projeção é um desafio e tanto; o resultado da adaptação talvez não agrade aos leitores dos romances – e não é sempre assim? Pelo que mostra o trailer também não será nenhuma surpresa se o filme acabar readaptado para uma minissérie da Rede Globo.

A obra de Veríssimo acompanha 150 anos da história do Rio Grande do Sul através das famílias Terra e Cambará. Trata-se de uma trilogia, embora constituída por sete livros: O Continente (Vols. 1 e 2), O Retrato (Vols. 1 e 2) e O Arquipélago (Vols. 1, 2 e 3). Uma bela edição de luxo completa foi lançada há alguns anos e ainda pode ser encontrada com facilidade em livrarias na Internet. Veja o trailer:

Fantasia juvenil

Que criança nunca imaginou um mundo livre de adultos? Mas será que esse paraíso seria tão apreciado se junto com eles desaparecessem também a Internet e a televisão?

E se os animais passassem a sofrer mutações e todo aquele bando de encrenqueiros da escola adquirisse, repentinamente, poderes sobrenaturais? Este é o universo imaginado pelo escritor americano Michael Grant nos seis livros da série Gone.

Esta ficção para jovens (do inglês Young Adult) é ambientada na cidade de Praia Perdido, onde todas as pessoas com mais de 15 anos simplesmente desapareceram. Para tornar tudo ainda mais bizarro, uma barreira energética impenetrável isolou a cidade do restante do mundo e uma criatura misteriosa tem aterrorizado o lugar.

Nos Estados Unidos o último volume foi lançado no início deste ano. No Brasil, a editora Galera Record já publicou Gone – O Mundo Termina Aqui, Fome, e Mentiras – o quarto livro, Praga, está previsto para este mês. Elogiada pelo escritor Stephen King, a série foi considerada uma mistura do seriado Heroes com o clássico de William Golding, O Senhor das Moscas.

Em Julho Michael Grant anunciou que a Sony Pictures comprou os direitos de sua obra para a TV. O quinto e o sexto livro, ainda sem tradução em português, são Fear e Light. Confira uma prévia do primeiro livro disponibilizado pela Galera Record aqui.







*Perfil: Tiago K. Pereira é escritor de coração e servidor público por necessidade. Aficionado por letras, livros e curiosidades do mundo nerd, Tiago busca realizar seu sonho de se tornar um escritor profissional. Entre rascunhos de histórias e telas de programação, ele se aproxima do mundo da literatura escrevendo no Escriba Encapuzado e para a seção Café Literário do blog Café com Notícias.



  


Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

10 comentários

  1. Achei muito bonito o trailer do filme O Tempo e O Vento. Parece muito com a minissérie da Casa das Sete Mulheres. Quero muito ver esse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se a semelhança com uma minissérie é uma boa característica para um filme. Apesar disso, eu também estou na espera para vê-lo, Isis. ;)

      Abraço,
      Tiago K. Pereira – Escriba Encapuzado
      Colunista do Café Literário
      _________________________________
      http://escribaencapuzado.wordpress.com/
      https://www.facebook.com/escribaencapuzado

      Excluir
  2. Francisco Bertoletta6 de set. de 2013, 21:03:00

    Como sempre, ótima coluna do Tiago. Gostei dessa rede social de autores de livro e interessados no tema. Não deixa de ser um incentivo para a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito da Widbook. Espero ansioso por uma versão em português.

      Abraço,
      Tiago K. Pereira – Escriba Encapuzado
      Colunista do Café Literário
      _________________________________
      http://escribaencapuzado.wordpress.com/
      https://www.facebook.com/escribaencapuzado

      Excluir
  3. Já participei de algumas edições do Livro de Graça na Praça. Acho essa ideia fantástica. Vou participar esse ano. #vemgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo estar lá, Miriane. Nos trombamos. ;)

      Abraço,
      Tiago K. Pereira – Escriba Encapuzado
      Colunista do Café Literário
      _________________________________
      http://escribaencapuzado.wordpress.com/
      https://www.facebook.com/escribaencapuzado

      Excluir
  4. Só de ter a Marjorie Estiano e a Fernanda Montenegro nesse filme O Tempo E O Vento já vale a pena assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Gosto muito de ambas as atrizes.

      Abraço,
      Tiago K. Pereira – Escriba Encapuzado
      Colunista do Café Literário
      _________________________________
      http://escribaencapuzado.wordpress.com/
      https://www.facebook.com/escribaencapuzado

      Excluir
  5. Esse livro Gone tem cara de série americana mesma. Tomara que funcione na TV, pela capa e pelo que você escreveu, pelo menos me deu vontade de ler para ver se é bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Não deixe de dizer depois o que achou. :)

      Abraço,
      Tiago K. Pereira – Escriba Encapuzado
      Colunista do Café Literário
      _________________________________
      http://escribaencapuzado.wordpress.com/
      https://www.facebook.com/escribaencapuzado

      Excluir