Obituário – Morre o ator Cory Monteith, o Finn Hudson de Glee

julho 14, 2013


A família #Glee está mais triste. Na madrugada deste domingo (14/07) foi confirmada a morte do ator canadense Cory Monteith, de 31 anos. Ele ficou conhecido por interpretar o personagem Finn Hudson na série musical criada por Ryan Murph, exibida no canal FOX.

Há um pouco mais de dois anos, Cory namorava a atriz e colega de elenco Lea Michele (que vive a personagem Rachel Berry) – e que também faziam um par romântico em Glee.

Durante toda madrugada deste domingo (14/07), a hashtag #RIPCoryMonteith esteve entre os assuntos mais comentados do mundo nas redes sociais. Centenas de milhares de #Gleeks (como sã chamados os fãs de Glee) não se cansam de postar homenagens à Cory e ao elenco da série. No Twitter, a FOX se manifestou de forma oficial:






De acordo com informações da polícia canadense, o corpo do ator foi encontrado em um quarto de hotel na cidade de Vancouver, no Canadá. Ainda não se sabe a causa da morte. Uma autopsia foi marcada para esta segunda-feira (15/07).

O que se sabe é que, recentemente, Cory Monteith esteve internado em uma clínica de reabilitação por conta de uma dependência química. O próprio ator já havia falado disso publicamente e isso não era mistério para ninguém no meio artístico.

Em uma entrevista a um programa de TV norte-americano, Cory havia falado que começou a usar drogas aos 13 anos e que foi internado pela família aos 19 anos. No final do ano passado, é que ele teve uma recaída e se internou em abril deste ano.

Músico talentoso e autodidata em bateria e canto, Cory só completou o ensino secundário (ensino médio, no Brasil) em 2011, pois na época de adolescente não conseguia entender qual era o uso prático das coisas que via na escola.

Antes de entrar em #Glee, Cory Monteith chegou a trabalhar como ator no Canadá, além de motorista e até mesmo de operador de telemarketing. Chegou a fazer pequenas participações em séries de sucesso como Supernatural e Smallvile, no canal Warner.

No início deste ano, ele teve outra recaída e foi para a Rehab por conta própria, o que ocasionou no sumiço do seu personagem em #Glee nos momentos finais da 4ª temporada. 

Segundo a imprensa norte-americana, Lea Michele soube a morte do Cory Monteith por telefone. A atriz e cantora disse que ele era o mundo dela e desabou em lágrimas. Pessoas próximas à Lea disseram que a atriz está muito arrasada com a notícia. O casal planejava  se casar daqui há duas semanas e ter um filho assim que ele saísse de vez da reabilitação.

Ainda não se sabe como será o desfecho do personagem de Cory em #Glee, mas provavelmente haverá um episódio tributo na volta da quinta temporada, em setembro – uma vez que Cory faz parte do elenco da série desde o episódio piloto. Guenta coração!

Como fã de #Glee, confesso que estou muito triste com a notícia. Cory, assim como todo o elenco da série, são pessoas de muito talento e autenticidade. Cantar e representar não é para qualquer um. Vai fazer falta, muita falta!

Se os fãs já estavam com o coração apertado por conta da mudança natural de elenco que estava ocorrendo, uma vez que os meninos estavam se formando na história, agora lidar com uma perda real e tão significativa é doloroso.

O personagem de Cory – o Finn Hudson, foi decisivo na história para a formação do coral New Directions, uma vez que faltava um solista masculino, carismático e que pudesse dar autoestima ao grupo de canto que é rejeitado na escola.

Por muitas vezes na série, Finn foi o responsável por liderar o grupo e por trazer novos integrantes para o Glee Club. Na quarta temporada, ele substituiu Will Schuester (Matthew Morrison) que precisou se afastar do coral para lidar com uma nomeação administrativa para a educação de artes nas escolas dos Estados Unidos.

Com isso, de uma forma muito poética, o personagem dele que estava sem rumo  pois não sabia o que queria fazer profissionalmente, e se descobre professor (e adulto), além de ser responsável direto para o novo coral New Directions que está se formando.

Por conta da internação de Cory na vida real, Finn vai para a faculdade para se tornar professor, enquanto Will Schuester retorna para o coral e vê que as crianças estão num ponto artístico muito mais avançado do que a primeira geração do coral, o que comprova o bom trabalho de Finn que os permitiu caminhar com as próprias pernas.

Em poucas cenas na faculdade, Ryan Murph brinca com o lado rehab de Cory, falando que o personagem resolveu "chutar o balde" e entrou no mundo da diversão e das festas no campus, mas logo ele retoma o juízo e segue os estudos.

Claro, o personagem de Cory é um pouco mais complexo do que relatei aqui. Ele viveu outras histórias. Mas me foquei nestas para mostrar o quanto Finn foi importante para Glee e Glee foi importante para Cory. 

Mesmo muito abalado como fã, acredito que vai ser uma baixa importante no elenco, na história e no mundo artístico. Que ele descanse em PAZ! Obrigado por nos fazer sentir nestas quatro temporadas de #Glee.

Em forma de homenagem, o blog Café com Notícias listou abaixo um TOP 5 de músicas interpretadas brilhantemente por Cory ao lado do elenco de Glee. Vale a pena ver/ouvir de novo:

1) Glee - Don't stop believin


2) Glee Journey Medley | Regionais


3) Glee - Losing my religion


4) Glee - Bye Bye Bye / I Want It That Way (Mashup)


5) Glee - Don't Dream It's Over


Bonus track #1
Glee – Man in the mirror:


Bonus track #2
Lista de 20 músicas cantadas por Cory Monteith em Glee:


Bonus track #3
Homenagem à Don't stop believin:





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Maria de Fátima da Silva Pimenta14 de jul. de 2013, 12:29:00

    Quando soube da notícia logo lembrei de você, Wander. Toda hora você fala que é fã da série. Não deu outra: tinha um post aqui no Café sobre a morte do menino. Pelos vídeos que assisti aqui no seu post, o Cory era muito talentoso mesmo. Nem sou fã da série e esta notícia já mexeu comigo....imagina você e outros milhares de fãs....que Deus conforte a todos neste momento difícil.

    ResponderExcluir
  2. Ei querido. Só soube disso agora lendo o seu post. Estou arrasada....imagina o elenco, a família, a Lea Michele que ia casar com ele. Muito triste esta notícia mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
  3. O seu post é é lindo e super bem feito. Uma baita homenagem ao Cory Monteith. Chorei assistindo os vídeos....estou muito emocionada.

    ResponderExcluir
  4. Oi, amigo! Quando soube da notícia lembrei logo de você. Sei o quanto você gosta da série e até me recomendou. Nunca acompanhei de fato, mas Glee sempre me lembra você. Imagino que você tenha sentido muito. Agora é vida que segue.
    Beijos.

    ResponderExcluir