Café vê TV – Gerson Camarotti, MTV Brasil e Criança Esperança

julho 29, 2013


Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Exclusiva

Com furo de reportagem internacional, o jornalista pernambucano Gerson Camarotti, do @canalglobonews (canal 40 na OiTV) entrevistou com exclusividade o Papa Francisco para o canal de notícias da Globo. Em convergência, o furo foi repercutido no Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (29/07), sendo o pico de audiência da revista eletrônica. Para assistir a entrevista, clique aqui.

Nas redes sociais, telespectadores que não conhecem o trabalho de Camarotti não entenderam o porque Ilze Scamparini não fez a entrevista. A resposta é muito simples. A exclusiva com o Santo Padre foi um investimento pessoal/profissional de Camarotti nesta pauta, uma vez que ele é autor do livro Segredos do Conclave e há mais de 20 anos se dedica a cobertura de pautas relacionadas à Igreja Católica e ao jornalismo político, desde a época que trabalhou nos jornais Diário de Pernambuco e O Globo.

Pontífice

Ainda falando sobre o Papa Francisco, o jornalista Márcio Campos, da TV Band, foi um dos poucos jornalistas brasileiros a receber credencial do Vaticano para acompanhar o embarque de avião do pontífice da Itália rumo ao Brasil. Já a jornalista Ilze Scamparini, que é setorista do Vaticano há anos, também viajou, mas já estava na Itália.

Em um determinado momento da viagem, o Papa Francisco conversou com os jornalistas de várias partes do mundo que foram credenciados e dedicou cerca de três a cinco minutos para conversar individualmente com cada profissional. Outro detalhe interessante é que o Vaticano credenciou apenas 68 jornalistas, dentre eles também haviam blogueiros especializados na cobertura da Igreja Católica.

Mobilização

Do jeito que foi proposto, o concurso público para a Rede Minas pode comprometer a grade de programação da emissora e o legado de produção audiovisual criado há mais de 30 anos. Por conta disso, se faz necessário que a população participe também deste processo de transição, uma vez que se trata da terceira maior emissora pública do Brasil. 

Para lutar por uma TV Pública transparente e por um período de transição que respeite todo o acervo de conteúdo audiovisual da emissora e continue oferecendo uma programação de qualidade, funcionários e telespectadores criaram a campanha #salvearedeminas. Para participar, basta curti a Fan Page no Facebook e enviar uma foto segurando uma placa ou cartaz com a #hashtag já citada. Para entender a história completa, clique aqui. Assista o vídeo:


Desabafo

Alexandre Frota não para de causar. No final de semana, o ator e diretor mandou um e-mail para imprensa desabafando sobre algumas impressões que o próprio tem em relação ao autor Carlos Lombardi e o diretor Alexandre Avancini, que estão trabalhando para a estreia da novela Pecado Mortal, da Rede Record.

"Todos do meio sabem que essa novela dirigida pelo insosso Alexandre Avancini, (...) não vai decolar [por falta de bons profissionais de produção]. (...) Elenco fraco, direção fraca e previsível e com texto do Lombardi que fez boas coisas na TV, mas depois acabou sua criatividade”, comenta Frota. Para ler o desabafo completo, clique aqui.

Vingança

A novela das sete da Rede Globo #SangueBom tem chamado a atenção do telespectador por saber brincar de forma bastante inteligente com outras novelas da emissora e com o mundo da subcelebridade. Em breve, no dia 1º de agosto, os autores Maria Adelaide Amaral e Vicent Vilari preparam mais uma homenagem à #AvenidaBrasil.

É que Tina (Ingrid Guimarães) vai se inspirar ainda mais em Nina (Debora Falabella), da trama criada por João Emannuel Carneiro, que terminou em outubro do ano passado. Em sua vingança contra Bárbara Ellen (Giulia Gam), Tina vai dizer a famosa frase: "Me serve, vadia!", com direito até prato de macarrão com salsicha. É lógico, vai ser imperdível!

Mudança

Em comunicado divulgado à imprensa nesta segunda-feira (29/07), a Viacom International Media Networks disse que vai assumir a MTV Brasil a partir de outubro e que o canal será exclusivamente na TV Paga. A nova emissora musical terá 350 horas de programação brasileira ao ano, entre programas diários, atrações esportivas, animações, reality shows e séries.

Além disso, a Viacom pretende turbinar a nova MTV com programas consagrados da marca dublados em português. "O Brasil é um mercado extremamente importante para a Viacom e estamos bem posicionados para conduzir a MTV a uma nova fase de crescimento, oferecendo um mix de nossos comprovados sucessos internacionais e programação local", explica o CEO da Viacom Bob Bakish, no comunicado. Por conta do período de transição com o Grupo Abril, o Vídeo Music Brasil (VMB) não será realizado este ano.

A jornalista Maíra Lemos, do Globo Esporte, da TV Globo Minas recebeu nesta segunda-feira (29/07) no estúdio do noticiário esportivo o técnico do cruzeiro Marcelo Oliveira. Foto: Instagram / Reprodução.

Campanha

Diferente dos outros anos em que a Rede Globo promoveu um show com a presença de músicos e artistas, para 2013 a emissora carioca resolveu fazer algo diferente, em função da queda crescente do Criança Esperança nos últimos anos.

No dia 31 de agosto, num sábado, a Globo vai exibir ao vivo os programas Bom Dia Brasil, Mais Você, Bem Estar e Encontro com Fátima Bernardes com pautas relacionadas ao Criança Esperança. Ainda, a emissora fará um compacto dos melhores momentos de espetáculos anteriores que será exibido após a novela Amor à Vida. Durante a semana, Renato Aragão participará de vários programas da casa para fazer a divulgação da campanha.

Mais ação

Ainda falando sobre o Criança Esperança 2013, a Rede Globo vai promover, no dia 04 de agosto, a 3ª edição da Corrida e Caminhada Esperança, em 16 cidades brasileiras, entre elas Belo Horizonte. No ano passado, mais de 18 mil pessoas participaram da iniciativa que terá toda renda revertida para o projeto Criança Esperança, parceria da Rede Globo e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O percurso do evento será de 5 km e os participantes poderão escolher entre correr ou caminhar. As inscrições estão abertas neste site, até o dia 31 de julho, e possui o valor de R$ 45. Ao fazer a inscrição, o participante receberá um kit contendo camiseta, número e medalha exclusivos.

Pelo Twitter
















Tem sugestão de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.

                                                                    


Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. A entrevista do Fantástico foi um baita furo de reportagem. Bacana essas suas informações complementares, não sabia.

    A metalinguagem é um dos pontos altos de Sangue Bom.

    O Frota tem razão, mas deveria ter ficado quieto.

    E que honra de um tweet meu aqui! =) Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sou fã do trabalho do Camarotti desde a época em que ele trabalhava no Diário de Pernambuco. É um excelente jornalista, além de uma pessoa super generosa. Reconhecimento mais do que merecido.

    ResponderExcluir
  3. Francisco Bertoletta30 de jul. de 2013, 09:32:00

    Gosto muito dessa sua coluna, Wander. Sempre fico informado sobre o que anda acontecendo no meio televisivo. Sem dúvida, meus parabéns ao Camarotti pelo furo internacional.

    ResponderExcluir
  4. Fico triste pelo fim da MTV Brasil como canal UHF. Marcou uma geração inteira. Agora é esperar para ver como vai ficar o canal na TV Paga....estou curioso.

    ResponderExcluir
  5. O Camarotti levou o furo do ano, mas a Ilze também tem motivos para comemorar: o papa elogiou a pergunta dela na coletiva. Mas, acredito, o que ela não deve perdoar, MESMO, é o fato de que estava em férias quando Bento renunciou ahhahahahahha

    ResponderExcluir