#VempraruaBH – Cinco vídeos sobre a onda de protestos no Brasil

junho 23, 2013


Nestas últimas semanas, o blog Café com Notícias tem dedicado bastante espaço para a onda de protestos no Brasil, principalmente em Belo Horizonte. Por conta disso, tenho recebido via DM no Twitter e por e-mail muitas dicas de links de matérias de sites, blogs, fotos e sugestões de pauta sobre os protestos em todo o país. Mas, uma coisa que me chamou a atenção: as dicas de vídeos.

» Clique aqui e confira cobertura completa do blog Café com Notícias sobre a onda de protestos no Brasil.

O curioso é que os leitores, mesmo sem se conhecerem (ou não), mandaram o mesmo vídeo, pedindo para que os mesmos fossem repercutidos no blog. Achei isso tão bacana! Isso mostra o quanto as pessoas se identificaram com o espaço e o quanto os protestos no Brasil tem mexido no íntimo de cada um.

Sejamos honestos: ninguém ainda sabe para onde os protestos vão ou se vão ter um impacto de ações práticas na nossa cidade, estado e, porque não dizer, no nosso país. Mas, com toda certeza, o nosso maior ganho foi, sem dúvida, mostrar para a classe política que queremos ser ouvidos. Que somos ouvidos. Que juntos somos mais fortes.

A partir disso, confira uma seleção de cinco vídeos que ajudam a entender um pouco mais sobre esta onda de protestos no Brasil. Acompanhe:

1) #Doeueumimtambém A TV Folha fez um mini-documentário muito interessante que ajuda a entender o que motivou essa onda de protestos no Brasil. Ainda, no vídeo, é mostrado um depoimento da repórter da Folha de S. Paulo @giuvallone que foi atingida no olho por uma bala de borracha na primeira grande manifestação de São Paulo por conta do aumento da tarifa do transporte público, enquanto trabalhava na cobertura do protesto. Assista:

2) #Pitonisa O site Pato com Laranja, há um pouco mais de um ano, entrevistou o jornalista Ricardo Boechat, do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Na entrevista, Boechat anteviu que o Brasil só vai começar a mudar para valer se a população for para as ruas, pressionar o poder público e intimidar os políticos corruptos. Abaixo, você confere um trecho desta entrevista. Mas, se você quiser ver este bate-papo completo, clique aqui. Assista:

3) #MechamadeCopaeinvesteemmim O ex-jogador de futebol e deputado federal, Romário, divulgou um vídeo na internet apoiando a onda de manifestos no Brasil e trazendo alguns números reveladores sobre os gastos com a Copa do Mundo no Brasil e o desperdício de dinheiro público para um evento esportivo privado e elitizado. A situação é mais preocupante que a gente imagina. Assista:

4) #MudaBrasil O jornalista e comediante Rafinha Bastos fez um vídeo convocando as pessoas para irem para as ruas participar das manifestações. O interessante é que Rafinha foi um dos primeiros artistas a gravarem um vídeo de mobilização sobre o assunto e, assim como a maioria das pessoas, se mostra surpreso com a possibilidade real de revolução que o Brasil inicia. Assista:

5) #OpovoNãoéBobo O vlogueiro Cauê Moura, do canal no YouTube Desce a Letra, fez um vídeo muito bacana sobre a onda de protestos no Brasil. Apesar de Cauê falar gritando e de forma muito rápida, ele conseguiu fazer uma reflexão muito interessante sobre o que está por trás disso tudo e cutuca sobre a importância do movimento ter um foco. Assista:


» Bônus track: Pensou que a seleção de vídeos acabou? Ainda não. Tem um clipe muito legal circulando nas redes sociais que foi feito a partir dos dizeres dos cartazes criados pelos manifestantes que se chama “Brasil em Cartaz”. Se você lê o Café com Notícias, provavelmente, já assistiu o vídeo. Se você ainda não viu, basta clicar aqui.



Gostou da seleção de vídeos? Ajudou a entender um pouco mais sobre a onda de protestos no Brasil? Acha que o Brasil vai mudar? Deixe a sua opinião na parte de comentários no final deste post.


#vemprarua #vemnapaz #mudaBrasil #OGiganteAcordou





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. A seleção de vídeos está muito boa! Se a gente parar para pensar, depois que assiste, vê que um assunto completa o outro. Muito legal isso...vou compartilhar com os meus amigos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha visto esse vídeo da repórter da Folha, nem do Romário. São reveladores e explicam muita coisa desse protesto. O melhor é o vídeo do Boechat....tudo que ele falou há um ano atrás aconteceu. Boca santa!

    ResponderExcluir