MTV Brasil chega ao fim e Viacom quer reestrear o canal na TV Paga

junho 15, 2013



A MTV Brasil como conhecemos chegou ao fim. Este é um dos destaques desta semana no mundo do entretenimento. Mas, a boa notícia do meio disso tudo é que a Viacom – a 11ª maior empresa de mídia do mundo, já está conversando com as principais operadoras de TV Paga no Brasil para relançar o canal musical no segundo semestre. A ideia é abrir uma maior participação de produtoras independentes brasileiras para atender a nova legislação da TV por assinatura que obriga os canais a ter uma cota de produção nacional.

Não é de hoje que os rumores sobre o fim da MTV Brasil começaram a pipocar na imprensa. Esta semana, em especial, a notícia ganhou destaque após a ex-VJ Titi Muller fazer um desabafo, ao vivo, ao final do Acesso MTV sobre o fim do canal musical. Além disso, a crise que se instalou no Grupo Abril com demissões e o possível fechamento de algumas revistas mostra que a mídia brasileira passa por uma crise. Assista o vídeo, abaixo:


Pioneira no jornalismo musical na TV brasileira, a MTV Brasil se perdeu, na última década, após a chegada do YouTube, onde a mesma não viu mais sentido em ter uma programação voltada para o videoclipe e para a música – o que foi um grande tiro no pé. Assim como as outras MTVs pelo mundo, a MTV brasileira resolveu apostar na área cultural, no entretenimento e no humor, mas não viu a audiência reagir a estas mudanças.

De certo, a MTV colheu alguns frutos positivos, mas se viu descaracterizada, principalmente nesta última década. A nova postura editorial fez com que boa parte do público adolescente – que assistia o canal por causa da música, migrasse para emissoras concorrentes e para a própria internet. Nos últimos anos, a MTV Brasil se destacou mais no humor, do que no jornalismo musical e de comportamento que a consagrou no final dos anos de 1990.

Até mesmo o VMB que era um dos maiores eventos musicais do país foi perdendo força, uma vez que a emissora – a cada ano, se propunha a colocar novas bandas de baixa expressão ou de enaltecer talentos já consagrados da indústria fonográfica, o que nem sempre correspondia com a realidade musical do jovem brasileiro que não mais se reconhecia na emissora.
Elenco da primeira fase do Comédia MTV. Foto: Divulgação.

Mesmo com todas estas mudanças, a emissora musical faz parte da memória afetiva do telespectador brasileiro, principalmente por ajudar a revelar bons apresentadores como Astrid Fontenelle, Marina Person, Márcio Garcia, Fernanda Lima, Daniela Cicareli, Penélope Nova, Soninha Francine, Sabrina Parlatore, Cazé Peçanha, Babi Xavier, Chris Couto, João Gordo, Sarah Oliveira, Didi Wagner, Chris Nicklas, Edgard Piccoli, Marcos Mion, Marimoon, Didi Effe e Titi Muller.

Além disso, a MTV também ajudou a revelar novos nomes do humor, tais como o grupo Hermes e Renato, Os Barbichas e, mais recentemente, Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Tatá Werneck, Gui Santana, Rodrigo Capella, Paulinho Serra, Fábio Rabin e Bento Ribeiro. Com todas as últimas mudanças, a emissora entrou em 2013 com novos rostos que mal conseguiram se destacar, como PC Siqueira, Juliano Enrico, Pathy DeJeus e Chay Suede, que foram sumariamente dispensados.

A partir da semana que vem, o Grupo Abril promete mais demissões no canal, uma maré de reprises e algumas estreias de programas que só vão entrar no ar por conta de contratos comerciais já acordados. Os fãs do canal já estão com saudade. Uma pena. A TV aberta fica mais pobre.

Pelo Twitter













































Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Nossa Senhora, é uma pena ver a MTV chegando ao fim. Passei a minha adolescência toda vendo este canal. Fez história. Que triste!

    ResponderExcluir
  2. E pensar que a MTV Brasil revelou tanta gente bacana. Vai fazer muita falta na TV aberta...aliás, já estava fazendo desde que parou de falar de música.

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que eu não assisto a MTV, mas ler esta notícia me deixa chateada. Sou da época da Sabrina no DISK MTV, no final da tarde. Chegava da aula e adorava. Se para mim marcou a minha adolescência, imagina para essa juventude de agora? Espero que o canal na TV paga tenha a mesma ousadia criativa.

    ResponderExcluir