Café vê TV – Rodrigo Faro, Copa das Confederações e série The Newsroom

junho 17, 2013


Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:
Mudança

Rodrigo Faro não fez feio na sua estreia aos domingos. Mesmo com o programa gravado antes desta decisão de mudança de dia por conta da saída de Gugu, O Melhor do Brasil ficou em segundo lugar de audiência com uma média de sete pontos. A atração ficou apenas dois décimos do programa da Eliana, no SBT – o que indica que, ao contrário do que se pensava, os dois dividem o mesmo público. Faustão que foi colocado no horário, mais cedo, a partir das 15h30, por conta do jogo de Espanha e Uruguai pela Copa das Confederações, que ficou em 2 a 1, se manteve na liderança com 13 pontos de audiência, segundo o Ibope.

E por falar no jogo entre Espanha e Uruguai, na tarde deste domingo (16/06), o público estranhou o fato do narrador Cléber Machado perguntar ao vivo sobre a audiência da concorrência. “O Canal do Esporte está fazendo o jogo também? Vocês sabem a audiência?”, perguntou Cléber sem saber que o microfone estava ligado. Detalhe: nesta semana foi a segunda gafe ao vivo do jornalismo da Rede Globo. A primeira acontece quando William Bonner empurrou um produtor durante o Jornal Nacional. Abaixo, veja no vídeo estes dois momentos:



Jogo

Ainda sobre a Copa das Confederações, a partida entre Brasil e Japão, na tarde deste sábado (15/06), que abriu a Copa das Confederações, marcou 23 pontos de média, enquanto a Band que transmitia a mesma partida obteve apenas seis pontos. O índice que é considerado alto para os padrões atuais das duas emissoras não é nem de longe o que um jogo de estreia da seleção brasileira já registrou há alguns anos, sempre acima da casa dos 30 pontos.

O curioso é que a Globo – mesmo com os direitos do evento, optou por transmitir o programa Caldeirão do Huck ao vivo, ao invés de abrir espaço para a abertura da Copa das Confederações. A iniciativa que foi muito criticada nas redes sociais, teve seus pontos positivos: pela primeira vez, Luciano Huck comandou o Caldeirão ao vivo e fez uma boa escada para a transmissão esportiva, garantindo o primeiro lugar.  Além disso, as entradas ao vivo de Tiago Leifert, conversando com Huck sobre a expectativa da estreia do campeonato, funcionou. Foi um bate-bola que tem tudo para se tornar fixo.

Alternativa

E para finalizar o assunto futebolístico desta coluna, para quem prefere acompanhar a cobertura da Copa das Confederações via internet e/ou rádio, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está realizando uma cobertura muito boa do evento esportivo. Na internet e nas redes sociais, o portal da EBC está fazendo a transmissão em tempo real e, inclusive, disponibilizando um rico acervo de fotos. Já no rádio, as emissoras que compõem o sistema, vão se revezar na transmissão dos mais de 20 jogos da Copa das Confederações, com a participação das equipes técnicas e de jornalismo das emissoras afiliadas à Rede Pública de Rádio.

Estreia

Nesta segunda-feira (17/06), às 22h30 na Band, o Custe o Que Custar (CQC) estreia um novo repórter: trata-se do jornalista e blogueiro aficionado por MMA, Guga Noblat, filho do também jornalista e blogueiro Ricardo Noblat. Depois de diversos testes, Guga sai dos bastidores do CQC – onde atuou por quatro anos como produtor de política, e passa a fazer parte do time de repórteres comandados por Marcelo Tas.

"O CQC tem a proposta de transformar, de ajudar a sociedade a refletir sobre temas controversos. Meu objetivo maior como repórter é seguir confrontando e fazendo piada com questões que devem ser expostas e discutidas pelo público do programa", comenta Guga. Na estreia, ele mostrará uma reportagem sobre a onda de protestos que atingiram São Paulo e ganhou as ruas de todo o Brasil sobre o aumento da tarifa de ônibus e por um transporte público de qualidade.

Série

No dia 15 de julho, a HBO (canal 50 na OiTV) estreia no Brasil a 2ª temporada da elogiada série The Newsroom. A produção estrelada por Jeff Daniels – que interpreta o âncora Will McAvoy, terá a diferença de apenas um dia com relação à estreia da série nos Estados Unidos. Uma curiosidade desta temporada é que o roteirista e produtor da série, Aaron Sorkin, contratou especialistas em mídia e política americana para atuarem como consultores no texto da série, numa tentativa de mostrar o lado Republicano e Democrata das passagens jornalísticas reais abordadas no programa.

A 2ª temporada começa em um momento bastante delicado para o canal fictício ACN e a produção do noticiário de Will McAvoy. É que eles enfrentam um processo porque o âncora classificou o movimento Tea Party como sendo o Talibã americano. Em paralelo, Jim (John Gallagher Jr.) acompanha a campanha política de Mitt Romney para a presidência, enquanto Neal (Dev Patel) faz a cobertura do movimento Occupy Wall Street. Alguém tem dúvida que vai ser mais uma aula de telejornalismo?

Opção

Alguns telespectadores já sabem, mas não custa nada reforçar. Desde março deste ano, o canal BH News TV também está sendo exibido no canal 29 UHF na Grande BH. A emissora que abre grande espaço para o jornalismo local já operava há alguns anos no canal 09 da NET e, dessa forma, se torna mais uma opção para o telespectador belo-horizontino na TV aberta. Entre os destaques da programação está o programa Kajuru no Jogo, com o jornalista esportivo Jorge Kajuru, conhecido por falar tudo o que pensa sem papa nas línguas.

Cannes

Até o dia 22 de junho, o SBT abre espaço para a cobertura do festival Cannes Lions International Festival of Creativity, na França, que comemora 60 anos em 2013. Considerado o maior festival de propaganda do mundo, o SBT é a primeira emissora brasileira a patrocinar uma categoria da premiação – a Film Lions. Para a cobertura do festival, o SBT preparou um programa especial chamado de Os melhores comerciais do mundo, que conta com a apresentação de Thomas Roth, jurado do programa Astros, e do repórter Sérgio Utsch - que já atua como correspondente internacional na Europa.

Pelo Twitter































Tem sugestão de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.

         



                                                           


Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários