#VempraruaBH – Protesto na capital mineira se soma a outros do Brasil

junho 17, 2013

Foto: Blog Kika Castro.

Na tarde desta segunda-feira (17/06), milhares de jovens foram para o centro de Belo Horizonte protestar contra os problemas de mobilidade urbana na capital mineira e a corrupção na política. A intensão é fazer coro a outras cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, que já estão se mobilizando para mostrar aos nossos governantes que não é assim que a banda toca: queremos respeito e dignidade.


» Clique aqui e confira cobertura completa do blog Café com Notícias sobre a onda de protestos no Brasil.


Não só em BH, mas nas outras cidades, os jovens se reuniram via internet e, aos poucos, estão conseguindo outros adeptos pelas redes sociais, bem como o apoio de sites e de blogs independentes. Por mais que as pessoas fiquem contrariadas pelo transtorno nas vias públicas, é importante que paguemos esse preço para mostrar para os nossos governantes que não estamos nos sentido representados e que o Brasil precisa se livrar da ditadura branca, da opressão, da politicagem e construir a sua primavera brasileira.

Por meio das hashtags #protestoBH e #vempraruaBH é possível acompanhar, em tempo real, tudo o que está acontecendo via Twitter, Instagram, Google Plus e pelo próprio Facebook. De acordo com os manifestantes, cerca de 12 mil pessoas se reuniram na praça 7, no centro de BH, e planejam seguir andando até o Mineirão, cujo o trajeto é bastante longe, diga-se de passagem. Até o momento, não houve registro de agressões da PM, nem de prisões.
Foto: Blog Kika Castro.

Em Belo Horizonte, o protesto ganhou a adesão de sindicatos, associações, grupos sociais, apartidário e políticos após uma liminar que proíbe manifestações que causem transtorno durante os jogos da Copa das Confederações. A medida foi expedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na última quinta-feira (13/06). Tal liminar, fere a liberdade de expressão da Constituição de 1988, além de inibir o direito de ir e vir das pessoas em nome de um evento esportivo internacional.

A onda de protestos nas cidades brasileiras ganhou ainda mais força depois que os Policiais, no dia 13 de junho, feriram jornalistas e prenderam várias pessoas que portavam vinagre, durante as manifestações na avenida Paulista, no centro de São Paulo. Além disso, vários veículos da mídia tradicional têm sido acusados pelos internautas de boicotar as informações sobre a onda de protestos ou omitir informações em nome de interesses comerciais e políticos. Ao que parece, a revolução está apenas começando. Enquanto isso,  acompanhe as novidades sobre o protesto via redes sociais e ajude a compartilhar, caso você não possa participar. Abaixo, assista o vídeo feito pela TV Folha sobre a onda de protestos em São Paulo:


Pelo Twitter































Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Francisco Bertoletta17 de jun. de 2013, 22:13:00

    Parabéns por abrir espaço aqui no seu blog para ajudar na divulgação de informações sobre estes protestos. O Brasil está vivendo uma revolução social sem precedentes.

    ResponderExcluir
  2. Descobri o seu blog agora pouco pelas redes sociais. Muito bom! BH está carente de portais independentes, que fazem um jornalismo reflexivo.

    ResponderExcluir