Café na Web – Google Plus lança novidades e ganha mais visibilidade

maio 21, 2013




Tratado como a maior aposta da Google Inc. de se posicionar dentro do mercado das redes sociais, o Google Plus – também chamado de Google Mais ou G+, voltou a chamar a atenção dos internautas, recentemente. Depois de mudar radicalmente o layout, durante o Google I/O de 2013, a empresa anunciou 41 novas funcionalidades dentro da plataforma que mudarão completamente o modo como o internauta faz uso da rede.

Entre as mudanças, está um layout mais moderno e adaptado a experiência móbile no formato de cards – inspirado livremente no Pinterest; o uso de hashtag com o “jogo da velha”, da mesma forma como acontece no Twitter e um upgrade na ferramenta de Hangouts, que dentro do Google Plus, passa a ter não só chamada de vídeo, mas também de texto, incorporando de vez o Gtalk e GMessenger.

Já na questão de espaço para fotos e vídeos, o limite foi ampliado para a 15Gb (que é dividido entre Gmail, Google Drive e G+), enquanto antigamente eram apenas 5Gb. Ainda na questão de fotos, foram lançadas as ferramentas "Auto Enhance", "Auto Awesome" e "Auto Highlight".

Os novos recursos fotográficos prometem trazer uma nova experiência para o internauta, com a possibilidade fazer ajustes simples, como melhorar o contraste, corrigir as cores, reduzir ruídos, ajustar o brilho, os tons e a saturação; montar automaticamente um GIF animado com as fotos e descartar fotos borradas, duplicadas e ângulos ruins, respectivamente.


Mas, a principal mudança ainda vai ser a fusão do G+ com o Google Maps, que vai aparecer no decorrer do ano, quando a rede social dará maior liberdade de edição ao usuário para personalizar cada vez mais as suas rotas e pesquisas de endereços, além de formalizar parcerias com estabelecimentos comerciais que poderão ofertar cupons de descontos a partir de visitas registradas por meio de pesquisa no G+.

Enquanto isso, a Google Inc. já anunciou mudanças significativas no Google Maps para desktop e móbile, tanto no layout, quanto nas funcionalidades. Segundo o site TechTudo, dentro as novidades da ferramenta, “estão as buscas mais personalizadas e com recomendações de amigos, visual bem mais clean e agradável, além de maiores detalhes sobre estabelecimentos e notificações sobre trânsito”.

Identidade

O G+ foi lançado em 28 de junho de 2011, mas só agora começou a ganhar mais visibilidade, principalmente aqui no Brasil. O principal motivo deste crescimento é a integração com os outros serviços Google, como o Gmail, Google Drive, YouTube, Hangouts, Blogger, Gtalk, Picasa e, de forma mais tímida, com o Orkut.

Além disso, a ideia da Google é propor ao internauta a criação de uma única identidade online para todos os seus produtos e serviços. Ainda, no G+ os amigos são agrupados em círculos de afinidade. Outra característica que chama atenção do Google Plus é a adaptação do botão curtir – o +1, para dentro do G+, fazendo que o botão se torne uma das métricas de relevância para o seu buscador, onde o próprio internauta recomenda a relevância de uma página não só para o motor de busca, mas para a sua rede de contatos.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Francisco Bertoletta22 de mai. de 2013, 20:56:00

    Ainda não entrei nesta rede social, mas pelo menos a proposta dela me parece mais coerente, de unificar os produtos do Google. Como todo mundo usa o Google, a chance de vir a ser sucesso é muito grande.

    ResponderExcluir