Por que querem calar a blogosfera e não aprofundar o debate?

abril 23, 2013



Existe uma parte da blogosfera que está sofrendo censura. Grandes grupos de mídia, empresários e políticos estão temendo a liberdade editorial dos blogs. Este não tão novo modelo de comunicação independente e, ao mesmo tempo, plural fez com que muitos blogueiros criassem em torno de si uma comunidade apta a consumir determinado assunto ou visão de mundo. Diferente da mídia tradicional, um blog se mantém pelo conteúdo e pelo debate. O leitor não só ajuda na produção do conteúdo, como também argumenta, se posiciona. E isso incomoda.

Como argumentar com blogueiros e leitores que estão discutindo algo real? Como debater uma nova visão de mundo com um mundo que muitos vezes prefere omitir e ficar calado? Enquanto houver a liberdade de expressão e a Ditadura Branca conseguir ornar com o seu manto florescente qualquer tentativa de aprofundar o debate, os blogs terão uma missão nunca antes ocupada na História no Brasil: escrever a história da sociedade e dos meios de forma democrática, plural e sem frescuras.

Mas querem calar este último sopro de liberdade intelectual da informação, do debate e da notícia. No início de abril, o jornalista Rodrigo Viana veio a Belo Horizonte e participou de debates no Sindicato dos Jornalistas e de uma gravação do programa Mundo Político, da TV ALMG, que, inclusive foi retirada do ar de forma abrupta e sem explicação, para falar desse momento único da blogosfera brasileira: ela incomoda. Alguns blogueiros, como o próprio Rodrigo, o Luiz Carlos Azenha, Luiz Nassif, Cloaca News, Paulo Henrique Amorim e os autores do Falha de S. Paulo, só para citarem alguns exemplos, estão passando por uma centena de processos com o objetivo de intimidação. Os processados não querem direito de resposta, mas sim o silêncio.

Estamos passando pela Judicialização da Blogosfera. O que é isso? Trata-se de uma tentativa de calar por meio de processos qualquer tentativa de um blogueiro noticiar um fato que ele julga pertinente aos interesses da sociedade e que, diretamente, pode afetar uma organização, empresa ou político. O processo inibe o blogueiro, assedia-o moralmente diante da sociedade e, mais do que isso, aplica uma multa financeira em uma pessoa física que, nem de longe, tem a mesma receita de uma empresa de comunicação ou de um político.

Veja também:

Claro, cabe ao internauta que acompanha determinado blog dá a este espaço a credibilidade necessária para fortalece-lo como veículo. Até porque o conceito de verdade é muito subjetivo....e o blogueiro nada mais faz do que expor a sua versão do ocorrido, tendo apurado um assunto e imprimindo a sua opinião que pode ser aceita ou não pela comunidade. E é daí que o debate, dentro de um blog, tem a sua função mais democrática. As pessoas pensam e querem ter o direito de se expressarem sem se sentir coagida.

O fortalecimento dos blogs – e da blogosfera, de um modo geral, vem se tornando cada vez mais atual. A partir do momento que um blog consegue se fixar de modo rentável e mobiliza internautas diante de um dado assunto, isso assusta os grandes meios de comunicação. Para se ter uma ideia, hoje um jornalista não precisa, necessariamente, estar em uma redação da mídia tradicional para produzir notícia. 

O jornalista (ou qualquer outra pessoa) pode fazer isso por meio de um blog, de um canal no YouTube, de um tweet ou até mesmo de uma postagem no Facebook. Existem inúmeras formas. E essa mudança assusta. O jornalista deixa de ser um operário da notícia para se tornar um empreendedor. E esta lógica já faz com que o público identifique com o quê ou com quem prefere ler tal visão informativa. A manipulação da informação pode até envolver, mas já não engana por muito tempo. Talvez, a liberdade do clique foi a mola propulsora para a revolução que estamos vivendo na comunicação e no modo como a notícia é produzida e consumida. Não somos mais passivos.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Por isso que a regulamentação da midia, não é censura, é importante! A globo possui um dos maiores monopolios da america latina!

    Fiquei impressionado o quanto de sites existem sob o dominio das "Organizações Globo". E 80% da midia brasileira é controlada por 6 familias! Um absurdo!

    Ditadura da imprensa? Claro! E muito desses processos provém dessa entidade obscura! Isso deve acabar!

    ResponderExcluir
  2. O Brasil vive um momento muito sério de Ditadura Branca como você bem colocou, Wander. Vai falar a verdade sobre um político ou sobre um grande grupo empresarial para você ver o que acontece? O triste é que não querem o direito de resposta, querem o direito de não deixar que os blogueiros falem a verdade.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse seu artigo. Nem sabia que isso tudo estava acontecendo na blogosfera. Mas o que me deixa intrigada é essa questão dos blogs não poderem falar a verdade? Isso é censura da grossa. A ditadura voltou mesmo.

    ResponderExcluir