Café vê TV – Sangue Bom, Caverna do Dragão, SBT e Troféu Imprensa

abril 29, 2013



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Estreia

Nesta segunda-feira (29/04), estreia a nova novela das sete da Rede Globo, Sangue Bom. Escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, o folhetim tem direção de núcleo de Dennis Carvalho e direção geral de Carlos Araújo. A novela conta a história de seis jovens: Bento, Amora, Fabinho, Malu, Maurício e Giane que, apesar de terem sonhos e caminhos diferentes, se veem entrelaçados por um acerto de contas do passado.

O fio do condutor da história é propor um debate sobre o mundo da fama, da futilidade e do poder, tendo como pano de fundo a cidade de São Paulo, um contraste entre as cores da arte de rua, os sotaques, as culturas e o consumismo. No elenco, nomes como Humberto Carrão, Sophie Charlotte, Isabelle Drummond, Fernanda Vasconcellos, Marco Pigossi, Marisa Orth, Letícia Sabatella, Malu Mader, Felipe Camargo, entre outros.

"Chegou o momento de mostrar os conflitos entre o ser e o ter. Você tem que construir o seu ser. Você não vai achar a sua felicidade no consumo. Se você não investir em si mesmo, não vai a lugar nenhum. O público pode esperar uma novela divertida e também com temas sérios, mas sempre em um tom irônico e bem humorado", explica a autora Maria Adelaide Amaral. Abaixo, assista o trailer de Sangue Bom:


Preocupação

A direção da Rede Record anda preocupada com o Got Talent Brasil (GTB). O reality show de calouros ainda não decolou em audiência, muito menos em repercussão. Para isso, a emissora escalou o apresentador Rafael Cortez para excursionar por algumas Praças para promover a atração e, neste domingo (28/04) resolveu colocar um compacto do GTB no programa Tudo a Ver, coladinho com a exibição do Ídolos Kids – outro reality show que também não decolou nesta temporada.

Nos bastidores é que caso os programas não consigam pelo menos gerar repercussão vão ser limados da programação para a próxima temporada. A esperança da direção é que a estreia da novela Dona Xepa, em maio, e do reality show A Fazenda 6, em junho, possam melhorar a média da emissora e ajudar outros programas, como é o caso do Programa da Tarde que corre o risco de sair do ar por conta da baixa audiência e alto índice de rejeição perante o público.

Tranquilidade

Desde que adotou uma grade mais instável, o SBT tem colhido muitos frutos positivos com essa nova postura. Atualmente, o público já consegue identificar o que vai encontrar em cada faixa horária, sabe que de manhã tem a programação infantil, à tarde as novelas mexicanas e o Caso de Família, e a noite tem o jornal, a novela e o Programa do Ratinho.

O que no passado já foi motivo de crítica de diversos jornalistas que cobrem TV, hoje em dia a alcunha de grade voadora não é mais da emissora de Silvio Santos. Na mesma ponta, chama a atenção o crescimento do jornalismo do SBT e na descoberta do filão de apresentar telenovelas voltadas para o público infanto-juvenil, mesmo que seja um remake. O SBT construiu uma identidade.

Pelo Twitter





















Aniversário

Para comemorar o seu terceiro aniversário, o Viva (canal 36 na OiTV) vai reprisar novamente duas minisséries de maior audiência do canal, desde a sua estreia. A partir da próxima segunda-feira (29/04), o Viva exibe, mais uma vez, a minissérie Anos Dourados. Já no dia 27 de maio, assim que a série acabar, entra a reprise da minissérie Anos Rebeldes, no horário das 23h10. Ambas fizeram sucesso na tela da TV Globo e são protagonizadas pela atriz Malu Mader.

De acordo com direção do canal da TV Paga, Anos Dourados – que foi exibida no canal em 2011, foi a minissérie de maior audiência desses seus três anos de vida e, por isso, os pedidos dos fãs para que o canal a exibisse novamente eram constantes. Anteriormente, o Viva também anunciou que exibirá três filmes estrelados pelo cantor Roberto Carlos.

Baú

A partir do dia 24 de junho, às 21h30, o Gloob (canal 87 na OiTV) começa a exibir o desenho Caverna do Dragão, que completa 30 anos este ano. O desenho que foi um dos grandes sucessos da programação infantil da Rede Globo na década de 1980 e 1990 é baseado no jogo de RPG Dungeous & Dragons, coproduzida pela Marvel Productions, TSR e Toei Animation.

A história conta a saga de um grupo de seis jovens que no Dia das Bruxas resolvem ir ao Parque de Diversão. Após entrarem em montanha russa, caem em um mundo paralelo, e tentam a todo custo voltar para casa, mas nunca conseguem. Entre os fãs da série, há a interpretação de que os seis jovens morreram e que o mundo paralelo seria uma espécie de purgatório, onde eles pagariam pelos erros que cometeram na Terra.

Premiação

Neste domingo (28/04), o SBT exibiu o Troféu Imprensa, às 20h, dentro do Programa Silvio Santos. O objetivo da premiação é enaltecer os destaques da programação da TV aberta, sob o ponto de vista dos jornalistas que cobrem televisão e entretenimento dos principais veículos do Brasil. Mesmo o Troféu sendo uma premiação televisiva mais democrática e abrangendo outros canais, é difícil entender o resultado de algumas categorias. Também soou estranho em algumas passagens de edição, os aplausos colocados de forma artificial. Não precisava. Abaixo, confira a lista completa de vencedores e algumas impressões:

Melhor Programa Infantil
Carrossel Animado com Patati Patatá (SBT): Nos bastidores, a notícia é que Silvio Santos dispensou os trabalhos do Palhaço durante o Troféu Imprensa. A coluna admira o trabalho da dupla e o carinho que elas conquistaram junto ao público, mas o programa infantil de destaque em 2012 foi a novela Carrossel, do SBT.

Melhor Cantora
Paula Fernandes: É uma excelente cantora, mas o ano de 2012 Ivete Sangalo se destacou seja pela carreira musical, seja pela carreira artística.

Melhor Jornal de TV
Jornal do SBT (SBT): É impressionante perceber o quanto o jornalismo do SBT se consolidou em 2012. Fora da Globo que possui telejornais com uma linguagem muita própria, o SBT conseguiu imprimir um estilo mais diverso, opinativo e investigativo. Tendo a Record que só cobre tragédia e o Jornal da Band que passa por um período turbulento de perda de público, chama a atenção esse crescimento do jornalismo da emissora de Silvio Santos. No entanto, a coluna acredita que o melhor telejornal é o Em Pauta, do canal Globo News.

Melhor Ator
Murilo Benício por Tufão da novela “Avenida Brasil” – Rede Globo: Na opinião da coluna, o ator José de Abreu, que fez o Nilo, em Avenida Brasil, mereceu muito mais por ter construído um personagem que tinha tudo para ter sido um vilão odiado, mas ganhou a simpatia do público. Outro ator de #OiOiOi que poderia ter entrado era Marcus Caruso, que fez o Leleco, um tipo totalmente diferente de tudo que ele já fez. Murilo Benício, por mais que tenha conquistado grande carisma com o público, ainda me passa a impressão de ter interpretado ele mesmo.

Melhor Música
Esse Cara Sou Eu – Roberto Carlos: Impulsionado pela novela das nove, Roberto Carlos emplacou um grande sucesso, sem dúvida. Mas o ano de 2012 foi o ano dos meninos do Camaro Amarelo, Munhoz e Mariano.

Melhor Programa de Entrevistas
Agora É Tarde (Band): Danilo Gentili deu uma guinada na sua carreira com este programa de entrevistas, mesmo com alguns deslizes. É a atração de maior relevância da Band atualmente.

Melhor Programa de Auditório
Programa Eliana (SBT): A coluna não concorda com nenhum dos que foram indicados (Caldeirão do Huck e O Melhor do Brasil), muito menos com a ganhadora. Eliana faz um programa plastificado, apesar do ótimo acabamento na edição final. O programa Altas Horas, de Serginho Groisman, na minha opinião, ainda é mais real e envolve todo auditório. Outra programa que poderia ter entrado é o Esquenta, de Regina Casé.

Melhor Atriz
Adriana Esteves em “Avenida Brasil” (Rede Globo): Mais do que merecido. O ano de 2012 foi de Adriana! Carminha love forever dos noveleiros de plantão. #OiOiOi

Melhor Programa Jornalístico
Conexão Repórter (SBT): O jornalismo do SBT está passando por uma ascendência impressionante. Roberto Cabrini está de parabéns e foi o destaque de 2012, não só pelas pautas, mas principalmente pelo trabalho de investigação e prestação de serviços.

Melhor Programa Humorístico
A Praça É Nossa (SBT): Realy? Vamos combinar que os grandes destaques do humor não estão na TV, estão na internet como o pessoal do Galo Frito, Parafernalha e Porta dos Fundos. Sem mais.

Melhor Novela
Avenida Brasil (Rede Globo): O ano de 2012 foi da trama de Emanuel Carneiro. Dificilmente teremos a oportunidade de ver uma novela tão popular e com tanta repercussão. Entrou para a história da teledramaturgia! Claro, é preciso ressaltar a importância de Carrossel que deu um novo gás à teledramaturgia do SBT e a novela Cheias de Charme que fez as pessoas se apaixonarem pelas Empreguetes e por Chayenne.

Melhor Animadora ou Apresentadora de TV
Xuxa (Globo): Não há dúvida que Xuxa é uma boa apresentadora, mas o ano de 2012 foi o ano de Ana Maria Braga que se destacou ainda mais com o seu matutino Mais Você, propondo um programa mais informativo e aconchegante com estilo.

Melhor Comercial de TV
Skol – Agência: F/Naszca Saatchi

Revelação
Jean Paulo Campos (Cirilo de “Carrossel”, do SBT): É um menino que tem tudo para crescer como ator, mas ainda é cedo para falar que foi um destaque como ator. No próprio Carrossel, a atriz Larissa Manoela, que faz Maria Joaquina, era um grande destaque do elenco. Já é uma atriz pronta!

Melhor Animador ou Apresentador de TV
Rodrigo Faro (Record): 2012 foi um ano de destaque para o Faro como apresentador. Merecido.

Melhor Cantor
Luan Santana e Roberto Carlos: São cantores de forte apelo popular, mas Gustavo Lima, Michel Teló, Thiaguinho e o pessoal do funk se destacaram muito mais.



Tem sugestões de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Francisco Bertoletta29 de abr. de 2013, 19:12:00

    Muito boa a coluna desta semana, Wander. Cheia de informaação e opinião. Vou fazer questão de assistir Anos Dourados e Anos Rebeldes no Viva. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua análise do Troféu Imprensa e dos Tweets selecionados. A coluna é muito boa, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, você mostra muito profissionalismo trazendo as notícias realmente mais relevantes. Muito bom.

    ResponderExcluir