#15elw: Evento apresenta panorama sobre as tendências da web

abril 25, 2013



Nesta quinta-feira (25/04), aconteceu em Belo Horizonte o 15° Encontro Locaweb de Profissionais de Internet (#15elw), no Hotel Ouro Minas. Assim como acontece todos os anos, o evento é uma oportunidade interessante para que profissionais de diversas áreas de web possam trocar experiências, fazer network e acompanhar palestras interessantes sobre os mais diversos temas. A convite dos organizadores, o blog Café com Notícias acompanhou de perto o encontro. Abaixo, acompanhe algumas impressões:

# Apesar do nome de muitas pessoas não estarem na lista dos inscritos por algum problema técnico, o credenciamento foi tranquilo e a produção conseguiu contornar a situação de maneira amistosa.

# Este ano houve uma preocupação maior com o conteúdo das palestras e uma organização melhor no que diz respeito à infraestrutura. Chamou a atenção a grande quantidade de pessoas que lotou o auditório durante todas as palestras.

# Algo que chamou a atenção dos participantes é a falta de dados em relação algumas palestras, utilizando títulos vagos e pouca descrição, o que dificultou a escolha por um dado palestrante.



# Outra coisa que achei estranha foi a organização não recepcionar os participantes com um Coffee Break, sendo que este só aconteceu depois da palestra de apresentação do diretor de Marketing da Locaweb, Fernando Cirne.

# Além de apresentar os produtos da Locaweb, Cirne fez um apanhado muito interessante do que os participantes iriam encontrar no #15elw e falou sobre as perspectivas da internet para 2013: crescimento do e-commerce; maior influência do mobile (tablet e smartphone); amadurecimento do internauta, produção de conteúdo cada vez mais específico, crescimento na procura por conteúdo e serviços no âmbito local, engajamento do internauta e técnicos de SEO.

# Entre as palestras, o #15elw contou com a mediação do blogueiro @BrunoFigueredo, do blog Joga no Google, que apresentou os palestrantes e dava informações sobre a programação. Uma pena Bruno não ter feito nenhuma palestra para os participantes, nem ter falado do blog que é muito interessante.

# Uma das melhores palestras do dia foi do @fabioricotta que falou sobre técnicas de Search Engine Optimization (SEO). Já acreditava nisso, mas na palestra dele pude perceber o quanto os jornalistas que trabalham com web – e porque não dizer blogueiros e produtores de conteúdo de um modo em geral, precisam conhecer as técnicas de SEO para produzirem conteúdo relevante que vai desde o título da postagem, ao artigo e a imagem utilizada. Quando respeita estas diretrizes, a chance de ter o conteúdo bem posicionado na busca orgânica do Google é muito maior.


# Ainda, Fábio Ricotta reforçou é que mais de 80% do tráfego de visitas de qualquer site ou blog vem do Google, sendo que deste percentual de 20% a 25% são de visitantes que estão chegando a este endereço pela primeira vez. Então, não tem jeito: todo produtor de conteúdo na web precisar conhecer as técnicas de SEO.

# Ricotta também frisou a respeito do Google Plus, a rede social do Google que ainda não decolou, mas que a Gigantes de Buscas está concentrando todos os seus esforços para tornar as métricas da rede social cada vez mais relevante tanto para o usuário que será convidado a ter a sua única identidade online padronizada em todos os serviços Google, quanto na questão de busca orgânica, onde o botão +1 influencia de forma significativa na métrica do algoritmo de busca, bem como nos resultados recomendados pela sua rede de contatos locais. Há um projeto que ainda será implantado no Brasil de transferir a busca local de serviços (como endereço de restaurantes, lojas, hotéis, escolas, etc.) para o Google Plus.

# Alguns palestrantes – como no caso do Diego Reis, sofreram com a quebra de expectativa do público por conta do uso de títulos subjetivos. Particularmente, achei maçante o conteúdo da palestra sobre “Guia de sobrevivência na internet” que focou muito mais no trabalho de uma agência/programador/designer, falando sobre prazos, metas de trabalho e linguagem de programação de forma bastante técnica e pouco convidativa.

# Foi aí que mudei de palestra e fui assistir a palestra do Luiz Carlos, da Locaweb, sobre campanhas online, Google Adwords e métricas de avaliação de uma campanha online. Mesmo pegando a palestra no meio, achei muito mais interessante porque o Adwords e o Adsense ainda são assuntos que as pessoas tem muita dúvida e que as empresas tem dificuldade para entender que com um investimento baixo é possível colher resultados otimistas de divulgação e marketing online.


# Apesar de achar o Luiz Carlos um pouco contido na apresentação do conteúdo, ele apresentou assuntos muito mais relevantes e ainda falou sobre e-mail marketing e newsletter. Um dado interessante e que precisa ser melhor avaliado pelos produtores de conteúdo web: a audiência de um site ou blog vem do Google, depois do e-mail marketing e só depois das redes sociais.

# Luiz Carlos citou um exemplo do Submarino que ao disparar um e-mail marketing de uma promoção relâmpago consegue, no final do período estipulado um retorno comercial de até 20%. As redes sociais são usadas para gerar engajamento através do conteúdo e não como retorno principal de audiência ou faturamento comercial.

# Outra palestra que foi sensacional foi a do humorista Murilo Gun, de Recife, que falou sobre criatividade de uma maneira descontraída e super engraçada. Prendeu a atenção do início ao fim. Entre muitos assuntos abordados, Gun falou sobre a “importância de pensar além da caixa”, de não ter medo de falhar, muito menos cultivar o bloqueio criativo de ficar apenas “focando na resposta certa”. Para ele, a “criatividade surge de conexões de ideias e a criação é um ato de distribuição ou organização de ideias”.


# Em seguida, foi a vez de Silvio Meira sofrer também do problema do título da palestra. No programa, estava escrito que ele falaria sobre “empreendedorismo digital”. Mas na verdade ele falou de startups e administração de empresas de negócios na web. Tá, tudo bem...isso até pode ser empreendedorismo, mas “empreendedorismo digital” não é só isso. Mais da metade dos internautas empreendedores não criam startaups, criam blogs, sites ou páginas em redes sociais e conseguem gerar reconhecimento na comunidade, sendo que muitas vezes revertem isso de modo capitalizar recursos financeiros, seja vendendo anúncio, fazendo posts pagos ou até mesmo oferecendo serviços.

# Aliás, uma coisa que notei este ano no #15elw é que nada se falou sobre redes sociais e blogs. No início, na hora que foi aberto para perguntas, até questionei Fernando Cirne se haveria por parte da Locaweb de fazer algum produto ou serviço voltado exclusivamente para blogueiros e ele disse que não havia, mas levaria esta ideia para analise. #ficaadica

# A última palestra do dia foi de Luli Radfaher que falou sobre a “internet das coisas”. De modo bastante inteligente e reflexivo, Luli colocou os participantes para pensar a respeito da nossa dependência da internet e de qual são as tendências para a web: estamos caminhando cada vez mais mais para o cloud, para os aplicativos e para os mobiles. Já passou da hora de pensar em internet apenas no navegador....é preciso ir além!


# No final do dia, a Locaweb sorteou cursos de CSS, camisetas e um Galaxy Tab para quem mais tweetou sobre o #15elw. Não deixa de ser uma ideia interessante para gerar engajamento nas redes sociais.

# Bom, essas foram algumas impressões do evento. Ano que vem tem mais. Espero que tenham gostado! :)




Fotos: Imprensa Locaweb.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Wander, não fui ao evento mais pela sua postagem consegui ter uma ideia bastante rica de tudo que aconteceu por lá. Parabéns pelo trabalho que desenvolve neste espaço. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu fui no evento deste ano e achei a postagem do seu blog pelo Twitter. Muito bom esse resumo geral que você fez aqui, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. O que mais senti falta no evento deste ano foi a questão das redes sociais e sobre produção de conteúdo na internet. O que mais gostei de ler no seu post pq pude ver que outra pessoa tb teve a mesma impressão que eu a respeito deste detalhe. Parabéns pelo blog, viu. Nota mil. Beijos

    ResponderExcluir