Prêmio Melhores do Ano prova sucesso de Cheias de Charme e Avenida Brasil

março 04, 2013




Tradicionalmente, o Domingão do Faustão realizou mais uma edição do Prêmio Melhores do Ano 2012/2013, no último domingo (03/03). O objetivo é premiar os principais destaques da grade de programação da Rede Globo. O diferencial do prêmio é que os funcionários da própria Globo é que votam e, os três mais votados, vão para votação popular e, consequentemente, o público é quem define o grande vencedor.

Como já era previsto, o Prêmio Melhores do Ano provou o estrondoso sucesso das novelas Cheias de Charme e Avenida Brasil, cujas tramas sucessoras não conseguiram manter o excelente momento de audiência e repercussão que as novelas das 7 e das 9 conquistaram. Até hoje nas redes sociais, os internautas sentem falta das curicas, das caretas de Carminha e das peripécias da turma do Divino. Na audiência, a premiação deu um novo fôlego ao Domingão do Faustão, alcançando 20 pontos com picos de 26, segundo dados do Ibope. A média atual do programa é em torno dos 13 pontos.

Na falta de um grande prêmio na TV brasileira sem ser vinculado a nenhuma emissora ou revista, o Prêmio Melhores do Ano é algo mais perto que o público experimenta ao homenagear os destaques da telinha. Há quem diga que o Troféu Imprensa, no SBT, consiga ser mais plural, mas ainda falta um prêmio que homenageia a Televisão de uma maneira mais universal. Pois bem, vamos aos destaques da premiação:

# Nas redes sociais, ninguém entendeu o blazer marrom do Faustão na apresentação do Prêmio. Além de não ter ficado bom no vídeo, o blazer chamava mais atenção do que o próprio apresentador. Todo mundo sabe do gosto duvidoso de Fausto Silva para a escolha das suas camisas. E já passou da hora dele deixar isso a cargo da equipe de figurinistas da Globo.

# Alvo de críticas pela escolha das três músicas que concorriam ao o Prêmio Melhores do Ano, Naldo, Sorriso Maroto e Munhoz e Mariano tiveram as suas respectivas músicas entre as mais tocadas em 2012. Isso é fato! Creio que o objetivo do prêmio seja justamente este, e não de julgar a qualidade dos arranjos, nem da letra. Nesse quesito, Camaro Amarelo, da dupla Munhoz e Mariano, foi um verdadeiro hit no ano passado. Até quem não gosta de música sertaneja já ouviu!

# Chama atenção pela primeira vez em anos, Ivete Sangalo, Claudia Leite nem Luan Santana terem entrado na disputa. Sinal de que o público está apostando também nas novidades!

# Uma coisa precisa ser dita: Tiago Abravanel ganhou o prêmio de Ator Revelação por conta do seu personagem Tim Maia no teatro, e não por causa da participação em Salve Jorge. Ano passado, o neto de Silvio Santos teve muita visibilidade por conta do musical, o que inclusive rendeu o convite para a novela de Glória Perez.

# Indiscutível que o prêmio de Atriz Mirim iria para a pequena Mel Maia. A menina roubou a cena na 1ª fase de Avenida Brasil e fez o país inteiro se apaixonar pela naturalidade da sua interpretação. Sem dúvida, é uma atriz promissora.....vai longe!

# Titina Medeiros, que fazia a Socorro em Cheias de Charme ganhou o prêmio de Atriz Revelação. Mais do que justo, uma vez que a curica é arretada de engraçada e fazia uma excelente dupla com Cláudia Abreu. Mas se o prêmio também fosse para a Cacau Protásio o prêmio também seria mega justo. A Zezé de Avenida Brasil era um achado! Por mim, seria empate na certa!

# Na categoria Humor, Rodrigo Sant’anna levou o prêmio. O ator que faz a Valéria Bandida ao lado de Janete praticamente segura o tranco do Zorro Total. Se o Melhores do Ano fosse mais abrangente, com certeza, Tata Werneck levaria. 2012 foi o ano dela no humor na TV brasileira. É só procurar no YouTube os vários esquetes que ela já fez que comprova isso. Agora que Tata está na Globo, na próxima novela das nove, tem grandes chance de levar o prêmio ano que vem não só como atriz revelação, mas também como humorista. É a minha aposta.

# Juliano Cazarré ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante, interpretando o Adauto, em Avenida Brasil. Pelo potencial dele que já vi no cinema, ainda acho que não o vimos em um grande personagem e que Juliano tem muito o que mostrar. Na minha avaliação, o prêmio seria do José de Abreu, pelo Nilo. Como sentir nojo de um personagem e depois morrer de rir com aquela risada dele na mesma novela? Isso é para poucos.

# Sandra Annemberg levou o prêmio na categoria Jornalismo. Particularmente, acho tão pequeno por parte da produção do Melhores do Ano resumir o jornalismo apenas a apresentação. Creio que essa categoria merecia ser desmembrada entre Melhor Noticiário, Melhor Âncora, Melhor Repórter e Melhor Reportagem/Cobertura. Entre a Patrícia Poeta que não encontrou o tom à frente do Jornal Nacional e William Bonner que está no nível mais alto do telejornalismo, foi merecido a Sandra levar esse prêmio pelo modo descontraído que ela e Evaristo Costa conduzem o Jornal Hoje.

# Isis Valverde ganhou o prêmio de Atriz Coadjuvante pela sua periguete suburbana Suelen, de Avenida Brasil. O personagem foi marcante, mas Isis me convenceu como atriz quando protagonizou a minissérie O Canto da Sereia. Em tão pouco tempo ela conseguiu construir dois personagens completamente diferentes e marcantes. Ganhou meu respeito!

# Murilo Benício ganhou o prêmio na categoria Melhor Ator, pelo Tufão, de Avenida Brasil. Concorriam com ele Marcelo Novaes (Max) e Cauã Reymond (Jorginho/Batata), da mesma novela. Particularmente, tenho muita resistência aos três. Não são atores ruins, mas também não são os melhores. Na minha opinião, o Coronel Jesuíno do remake Gabriela, de José Wilker, foi muito mais marcante e melhor construído.

# Todo mundo já sabia e, no fundo torcia para que isso acontecesse: Adriana Esteves ganhou o prêmio de Melhor Atriz, no Melhores do Ano 2013/2013, pela interpretação da personagem Carminha, de Avenida Brasil. Concorriam com ela Claudia Abreu, pela sua deliciosa Chayenne, de Cheias de Charme, e Débora Falabela, que fazia a Rita/Nina, em Avenida Brasil. Adriana fez uma das melhores vilãs da TV dos últimos tempos, uma personagem rica em emoções, fragilidades e armações. Trata-se do melhor trabalho dela como atriz e, acredito, o mais marcante para o público. Merecido.

# Os fãs de Roberto Carlos que me desculpem, mas 2012 não foi o ano dele, artisticamente, para ganhar o Troféu Especial do Melhores do Ano. O cantor que já havia ganhado o Troféu Maria Lago, em dezembro do ano passado, lançou duas músicas novas em Salve Jorge. E só. Isso não o credencia como destaque. Existiam outros artistas mais aptos ao prêmio. A atriz Laura Cardoso, por exemplo, no auge da sua avançada idade, roubou a cena no remake de Gabriela. A produção do Melhores do Ano perdeu a chance de homenagear em vida uma das nossas melhores atrizes.

# E você, o que achou do prêmio Melhores do Ano? Deixe a sua opinião na caixa de comentários, no final do post.




Fotos: Rede Globo / Divulgação.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Também não entendi essa do Roberto Carlos ganhar o prêmio. Soou forçado, sendo que ele não fez nada de grande destaque em 2012. No mais, gostei dos prêmios.

    ResponderExcluir
  2. Avenida Brasil e Cheias de Charme foram as melhores novelas que a Globo já produziu, por isso todos esses prêmios. Merecídíssimo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com os registros sobre Prêmio Melhores do Ano. Saliento aqui a maneira como você, Wander, passa as informações. É muito bom ler o que você escreve. Parabéns!Abraços Heloisa/NEAD

    ResponderExcluir