Aumenta os casos de Dengue em Belo Horizonte

março 29, 2013



Nesta semana, as autoridades públicas divulgaram dados preocupantes em relação à Dengue em Belo Horizonte e em Minas Gerais. Na capital mineira, os casos tiveram um aumento significativo neste primeiro semestre de 2013. Foram confirmados, entre 1º de janeiro e 27 de março de 2013, 5.727 casos de Dengue, frente aos 130 casos do mesmo período em 2012.

Já em Minas Gerais foram confirmados 37.821 notificações de Dengue em 2013, sendo que 88 destes são de dengue hemorrágica ou com alguma complicação. Até o momento, 31 pessoas morreram. De acordo com o último relatório divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta sexta-feira (29/03), a cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, é o local que tem mais casos e possui nove óbitos.

Dentre as várias ações em andamento para tentar reverter este quadro, nesta semana o Governo de Minas passou a distribuir cerca de 1 milhão de litros de água sanitária para a população de 237 municípios que apresentam alto índice de transmissão de Dengue. As cidades serão contempladas até a segunda quinzena de abril e três milhões de pessoas serão atendidas. Os agentes de endemias irão levar o produto e as orientações necessárias para o uso. Veja na reportagem:


Dengue

De acordo com o site do Dr. Drauzio Varela, “o vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. Existem quatro tipos diferentes desse vírus e todos podem causar as diferentes formas da doença”. Geralmente, os sintomas da Dengue Clássica são febre alta, prostração, dores musculares e nas juntas, dor atrás dos olhos e vermelhidão no corpo (exantema) seguida de coceira. Mas, como evitar a Dengue? Abaixo, confira algumas dicas:

# Elimine qualquer possibilidade de água parada na sua casa. Qualquer material que, em ambiente aberto, possa armazenar água de chuva pode se tornar um foco para o mosquito da Dengue.

# O mosquito da Dengue leva de sete a dez dias para passar do ovo à fase adulta. Por isso, que tal fazer uma faxina geral no seu quintal? Latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, garrafas, vidros, entre outros, devem ser jogado no lixo de modo a não armazenar água parada.

# Muita atenção com caixa d'água, tambor, latões, tonéis, galões, poço, cisterna, sacos plásticos e lixeiras. Tampe-os corretamente, pois eles podem ser um foco para o mosquito da Dengue.

# Na varanda, deixe as plantas sem pratinho e muito cuidado para não deixar água acumulada nas bromélias ou qualquer outra planta.

# Após lavar roupa ou limpar a casa, elimine a água do balde e o deixe com a boca para baixo.

# O banheiro também pode ser um foco de Dengue. Feche o vaso sanitário se não for utilizá-lo e evite deixar armazenada água na tela do ralo do chuveiro.

# Um estudo realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revela que os horários dos ataques do mosquito da Dengue acontecem entre 7h30 e 10h e entre 15h30 e 19h. O Aedes Aegypti não gosta de muito de calor e, por isso, se esconde nas horas mais quentes do dia.

# A farmacêutica Márcia Stainer ensinou, no site G1, a preparar um repelente caseiro contra o mosquito da Dengue à base de cravo. Confira a receita:
Ingredientes:
- 500 ml de álcool de cereais
- 10 gramas de cravos (aproximadamente, 100 cravos) ou 5 ml de óleo essencial de cravo, com concentração de 1%
- 100 ml de óleo corporal
Modo de Preparo:
Adicione os cravos ao álcool de cereais e deixar descansando por quatro dias. Deve-se agitar o frasco com o conteúdo todos os dias. Após esse período, filtrar a mistura (pode ser com um filtro de café), adicionar o óleo corporal e acondicionar em uma embalagem para spray. A recomendação é usar o repelente a cada quatro horas.

# No site Dengue Tem Que Acabar, o internauta encontra uma série de dicas e informações para o enfrentamento da Dengue e, dessa forma, mobilizar a sua comunidade.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Mesmo com o aumento dos casos, pelo menos Minas Gerais está fazendo campanha. Aqui no Mato Grosso é uma omissão só. Vou fazer esse repelente aqui em casa. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Na minha família, meu irmão e meus pais já tiveram Dengue. E olha que aqui em casa todo mundo é cuidadoso com o quintal e com os possíveis focos de Dengue. Tem que ter mais mobilização. Não adianta nada eu fazer, mas se na casa da minha vizinha ela desleixa, entendeu? As pessoas ainda não se conscientizaram mesmo com tantos casos de Dengue.

    ResponderExcluir