vem_aí: Globo apresenta a grade de programação 2013

março 29, 2013



Na noite desta quinta-feira (28/03), a Rede Globo decidiu inovar na apresentação da sua grade 2013 ao propor um programa especial, logo após a novela das nove Salve Jorge. Com o nome de vem_aí – a atração que tem título escrito como se fosse uma #hashtag no Twitter (só faltou o jogo da velha...rs), mostrou ao público em tom de festa de premiação, as novidades para o ano de 2013. Clique aqui para assistir na íntegra o show.

Com apresentações musicais, números ensaiados e depoimentos de artistas do seu casting, pela primeira vez a Globo criou uma campanha preocupada em criar envolvimento com o telespectador, e não só descer “goela abaixo” tudo aquilo que a emissora pretende apresentar durante os próximos meses. A gravação desse programa especial aconteceu um dia antes, na quarta-feira (27/03), no Credicard Hall, em São Paulo.

Entre os destaques que mais chamaram a atenção estão foram o seriado policial A Teia – protagonizado pelo excelente ator João Miguel, fazendo papel de um delegado da polícia federal; as novelas Saramandaia, Amor à Vida, Sangue Bom e Joia Rara que causaram boa impressão e, por último, o seriado O Dentista Mascarado, que marca a estreia de Marcelo Adnet no Plim-plim.

Foi muito interessante ver o modo como o diretor do vem_aí, Boninho, criou a atração, intercalando os programas da Casa com as cadeiras do The Voice Brasil e o show dos técnicos do reality musical. Foi ousado o beijo gay entre Fernanda Torres e Andrea Beltrão para falar da serie de humor Tapas e Beijos; a sintonia dos atores Marieta Severo e Marco Nanini, pilares do A Grande Família, a previsibilidade de Rubinho e Ronaldo Fenômeno sendo os novos comentaristas do departamento de esportes e o gostinho de quero mais que o debate que Pedro Bial incitou no palco para apresentar o Na Moral, trazendo como convidados William Bonner e Thammy Greatchen.

O mais bacana do vem_aí é que ele poderia ter sido algo restrito para jornalistas, mercado publicitário, empresários e convidados e se tornou um programa institucional com cara de show, pensado em chamar a atenção do telespectador. Foi uma ótima sacada! Nos blogs Cena Aberta, De Olho nos Detalhes e Tele-Visão você confere impressões variadas sobre o lançamento da grade 2013 da Rede Globo. Vale a pena conferir!

Segunda Tela

Para o público, pode parecer estranho a ideia de uma emissora apresentar a sua grade 2013 no final do mês de março e início de abril, mas para a televisão existe um significado. No caso da Rede Globo, dois: o primeiro é que os meses de janeiro a março são considerados meses com poucos televisores ligados (baixo share) por causa das férias, Carnaval e feriados. O segundo é porque a Vênus Platinada faz aniversário em abril, mais precisamente no dia 26. Esse ano, a emissora dos Marinho completa 48 anos.

Geralmente, no final de março e início de abril é que o share começa a subir. Algumas emissoras até já tentaram fazer a chamada programação de verão e há um pouco mais de uma década a Globo coloca o Big Brother Brasil no ar e seriados no ar nesta época para chamar a atenção desse público sazonal. Também já houve estreias de novelas no mês de janeiro, mas os dados de medição de audiência e de share mostram que nem sempre isso é o mais aconselhado, pois há menos telespectadores com a TV ligada.

De uns anos para cá, todas as emissoras de TV tem sofrido uma queda vertiginosa de audiência Foi-se o tempo em que uma novela das nove conseguia mais de 40 pontos em um dia de capítulo “normal”. De olho no público que usa as redes sociais para comentar o que acontece na televisão, alguns executivos já sacaram que precisam investir na web, em chamadas que valorizam a segunda tela, ou seja: enquanto o telespectador está assistindo TV, ele está mexendo no smartphone, no computador ou no tablet. São poucos os espectadores que ficam só na televisão.

Quando um programa é bom, um internauta comenta com o outro e vira post nas redes sociais. E a Globo está preocupada em fisgar esse internauta disposto a ligar a TV para ver o que se passa. Por ora, só vejo o SBT e Globo criando campanhas em cima disso, incentivando o público a ir para as redes sociais. A título de curiosidade, o SBT tem colhido ótimos resultados com a campanha #compartilhe que estimula o telespectador a compartilhar na rede tudo que passa na telinha. Quanto mais buzz na internet, mais repercussão e, consequentemente, mais audiência.

Mas, voltando a falar da Rede Globo, o vem_aí marca uma nova postura de envolvimento entre a emissora e o público ao lançar a nova programação, coisa que até então era feita de maneira mais tradicional. Esse ano, a Globo quis gerar expectativa, propôs buzz e abafou a concorrência. Chamou músicos e criou um jingle. Convidou internautas pelas redes sociais a enviarem fotos – via Instagram, com imagens que representassem maternidade, esperança, sonhos, alegria, renovação e paixão para compor campanhas personalizadas.

Outra novidade foi a criação de um aplicativo específico para smartphone iOS e Android, chamado com_vc. Através dele, o telespectador/internauta vai ficar por dentro da programação da Rede Globo, saber das últimas novidades, lançamentos e ainda conseguir avisar aos amigos quais os programas que gosta de assistir na emissora. Em breve, será lançado um aplicativo para Tablets e a Globo promete constantes atualizações.

Essa conversa entre Televisão e internet já é possível ser notada, numa declaração diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, durante a festa do vem_aí. “A internet não é adversário da TV. É uma maneira de interagir enquanto assiste, uma maneira de trazer o espectador para a televisão a partir de uma segunda tela. Percebemos que capítulo de novela só vê na internet quem perdeu na TV ou quer rever algo no dia seguinte. O desafio da mídia agora é estar com o espectador o tempo todo".  Ao que parece, a convergência entre plataformas já é uma realidade, e não mais uma tendência. Com esta estratégia, a Globo mostra que está a um passo à frente das demais emissoras, para variar. A TV, como conhecíamos, já mudou.
  



Fotos: Rede Globo / Divulgação.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Num primeiro momento, achei essa ideia da Globo com o vem_aí um desespero. Mas agora lendo o seu post percebo que é estratégia. E pelo buzz gerado na internet deu certo.

    ResponderExcluir
  2. Sou fã do Bial. E achei tão bacana o trechinho que ele fez do Na Moral que fico pensando: como ele consegue apresentar o BBB? Eita programinho péssimo. É tão ruim que nem anunciaram a próxima temporada dessa meleca. Adorei a ideia do vem_aí....a Globo andou bem.

    ResponderExcluir