#Crônica: Você já enviou ou recebeu uma carta?

fevereiro 22, 2013




Existem coisas que se perdem com o tempo. Algo tão simples que, às vezes, a gente deixa de fazer simplesmente porque algo mais prático substituiu. Foi isso que aconteceu com as Cartas. Antigamente, mandar carta para familiares e amigos era uma coisa muito normal. Hoje em dia, são poucas as pessoas que ainda cultivam o hábito de escrever e enviar uma carta. Até porque a mensagem de texto no celular (SMS), o e-mail, um tweet no Twitter ou um post no Facebook, substituíram a carta.

Quem nunca recebeu uma correspondência? Geralmente, a maioria das cartas que recebemos são contas, avisos e propagandas. É cada vez mais raro encontrar uma carta. No máximo, um cartão de Natal ou de Ano Novo. Porque as cartas sumiram? Hoje fiquei me perguntando sobre isso, principalmente depois que assisti ao vídeo do projeto Boas Práticas, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), que passa regularmente nos intervalos comerciais da Rede Minas e do Canal Minas Saúde.

O vídeo mostra uma ação muito bacana sobre troca de cartas entre alunos da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, como uma forma de intercâmbio cultural e reforço do aprendizado de produção textual da Língua Portuguesa. No projeto, os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio de Belo Horizonte trocam correspondência com os alunos de escolas estaduais de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Serra do Cipó e São José de Almeida, durante quase todo o ano letivo. No final do projeto, é promovido um encontro entre os alunos que se conheceram apenas por cartas. Achei isso tão legal! Assista o vídeo:




Na época de escola, já cheguei a trocar muita carta com parentes e amigos. Adorava escrever e meu pai me trazia aquele selo social de R$ 0,01 centavo, então eu abusava e escrevia cartas de forma regular. Engraçado que nem sou tão velho assim....até 15 anos não tínhamos redes sociais e nem todo mundo tinha telefone celular. Como o mundo mudou, né! Hoje nem consigo mais imaginar o que é viver sem internet.

Mandar carta é uma experiência diferente de comunicação porque exige espera e paciência – fora que é preciso exercitar a criatividade. Tenho uma amiga da época de escola que durante muitos anos, mesmo depois de formados, todo aniversário um do outro nós trocávamos cartas. Era uma forma nossa de carinho, de dar um presente ao outro por meio de palavras. Com a correria do dia-dia e com a mudança que a vida nos dá, perdemos essa “tradição”, mas restou um carinho mútuo por essas lembranças.

Tudo hoje é tão corrido e instantâneo, que escrever uma carta, mandar para o Correio e aguardar a resposta nos faz parar para pensar no quanto a comunicação já evoluiu. Hoje é possível fazer uma chamada de vídeo no celular ou ainda fazer uma videoconferência no computador com várias pessoas ao mesmo tempo. A comunicação está mais rápida sim, mas a escrita sobrevive e se adequa a cada realidade. As cartas ainda existem, só mudaram os meios e os formatos.

E você, quando foi a última vez que enviou e/ou recebeu uma carta?




Fotos: Creative Commons.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Wander, que vídeo bacana desse projeto. Parabéns as educadoras de Minas Gerais pelo projeto criativo de resgatar as cartas. Nem me lembro mais a última carta que recebi, geralmente só recebo carta de conta para pagar no início do mês...rs. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo meu amigo!
    Enquanto lia o texto fiz uma viagem mental e emocional aos tempos da adolescência onde eu, assim como você trocava cartas com amigos e parentes de outros estados e cidades.
    Era uma delícia aquela expectativa dos quase 7 dias para receber a resposta (rsrsrs) cada vez que o carteiro passava na rua eu esticava o pescoço pela janela ou saia correndo pra porta pra perguntar: É pra mim? E quando era, a emoção era tão tamanha que os gritos e risos eram por assim dizer um só delírio. Bons tempos. Acho que vou rememorar enviando-te hora dessas uma carta.
    Abraços amigo e obrigada por trazer de volta tão caras lembranças.

    ResponderExcluir
  3. Antes de mais nada, estou impressionado com o novo layout do Café com Notícias. Ficou com cara de site e muito mais clean. Parabéns mesmo! Achei bem legal essa projeto das escolas de Minas Gerais de incentivar os alunos a fazerem cartas...vou mostrar este post para a minha professora.

    ResponderExcluir
  4. Acho que nunca recebi ou escrevi uma carta. Hoje tudo é feito pela internet e pelo celular. Fico imaginando como deveria ser difícil antigamente, sem ficar por meses sem notícia de algum parente e amigo.

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era mais nova, na adolescência, também mandava cartas. E já cheguei até colecionar papel de cartas...tinha uns que eram lindos. Pena que esse costume de mandar carta se perdeu, mas como você bem lembrou a escrita continua viva. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir