Café Folia 2013 – Carnaval na TV já não rende tanta audiência como antes

fevereiro 13, 2013

Foto: Editora Cléofas / Reprodução.


Se nas redes sociais a repercussão da euforia dos Trios Elétricos de Salvador e dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo se resumiram a uma crítica ferrenha sobre o modo cansativo que as emissoras transmitiram o #Carnaval2013, no quesito audiência o buraco é bem mais embaixo. Segundo dados consolidados do Ibope, a transmissão do Carnaval segue em queda ano após ano.

Conforme a coluna Café vê TV já havia repercutido no início desta semana, a única emissora que comemorou crescimento em audiência no Carnaval foi a RedeTV que, curiosamente, tem o menor orçamento. Com uma média de 1 ponto no Ibope durante o seu tradicional Bastidores do Carnaval, a emissora de Osasco, se viu com o triplo de audiência – com 3 pontos, graças a volta do Teste de Fidelidade, durante a transmissão.

Em contrapartida, Band e SBT que se dedicam a cobertura do Carnaval de Salvador obtiveram péssimos índices. Desde que o SBT comprou o direito de transmissão da maioria dos circuitos de trio elétrico que a Band exibia, a emissora do Morumbi teve que investir na criação do camarote Planeta Band e deu mais espaço ao Carnaval de Recife e Olinda. Mesmo assim, a audiência ficou na casa dos 2 pontos, tendo alguns horários que o canal conseguiu modestos 0,8 pontos.
Foto: SBT / Divulgação.

Já o SBT foi o que registrou a pior média, além de prejuízo comercial devido a logística de transmissão da folia. No primeiro dia, a exibição do Carnaval até conseguiu herdar 6 pontos de audiência vindos da boa fase do Programa do Ratinho, mas logo a audiência foi caindo. Nem mesmo a criação do reality Lindas e Loucas na Bahia – apresentado por Helen Ganzarolli e Lola Melnick, foi capaz de subir a audiência. 

No total, a emissora de Silvio Santos conseguiu uma média de 3 pontos durante todos os dias de exibição. Teve dia que o SBT chegou ao quarto lugar e até mesmo pontuar menos que um ponto. Nos bastidores, a conversa é de que os custos da cobertura não cobriu o retorno comercial.

Outra que ligou o sinal amarelo durante a cobertura de Carnaval foi a Rede Globo que conseguiu uma média de 9 pontos com os desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, contra 11 pontos do ano passado. E pensar que a emissora carioca já conseguiu uma média de 14 pontos em 2001, tendo alguns desfiles conseguindo picos de 39 pontos, como foi o caso da escola Tradição que, na época, homenageou Silvio Santos na Sapucaí. Uma alternativa que está em discussão não só na Globo, mas nas demais emissoras é regionalizar cada vez mais a cobertura do Carnaval, mas sem abrir mão do conteúdo nacional vindo da cabeça rede. Pode ser uma solução.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. É impressionante como o povo está assistindo cada vez menos TV...sinal de que os diretores vão precisar rebolar para atender as necessidades do público.

    ResponderExcluir