Café vê TV – Datena, Bozo, TV Alterosa, Pegadinha, Maná e Joelmir Beting

dezembro 03, 2012



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta nova seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Polícia

Quando se pensa em um âncora de TV ligado ao jornalismo policial, logo vem um nome: José Luiz Datena. Referência no segmento, Datena tem um talento indiscutível de narrar por quase duas horas ocorrências policiais ao vivo....e isso não é para qualquer um. Sinal de talento e bom repertório. No entanto, esta semana Datena deu um tiro no pé, não só pela questão da audiência, mas por acreditar que poderia, de alguma forma, ajudar a resolver um caso, como tantos que estamos acostumados a ver todos os dias.

Datena está ciente do perigo quando interferiu como negociador em um sequestro, a pedido da Polícia de São Paulo. Nesta semana, o apresentador do Brasil Urgente, da Band, conversou ao vivo com um rapaz que mantinha a família dele como refém. O próprio Datena confessou ao público estar esgotado emocionalmente e não conseguiu terminar o noticiário, apesar do “final feliz” do sequestro: sem mortes e com a entrega do autor da violência.
Do ponto de vista ético, é inacreditável um jornalista se prestar a esse tipo de conduta e mais impressionante ainda é a Polícia fazer tal pedido. Coisa de filme! E ao mesmo tempo aflora ainda mais o vale tudo por audiência que vive hoje a TV aberta. Graças a Deus não houve uma tragédia. As consequências disso poderiam ser desastrosas e pode abrir um precedente perigoso. Irresponsabilidade das duas partes, no mínimo. O telespectador não curtiu.

Fantasminha

Durante toda semana, não se falava em outra coisa nas redes sociais: a pegadinha exibida no Programa Silvio Santos, com uma menina travestida de alma penada que entrava no elevador e assustava as pessoas com aparições relâmpagos. Em pouco tempo, o vídeo se tornou um verdadeiro viral na internet com mais de 16 milhões de visualizações no YouTube, sendo traduzido com legenda para vários idiomas, entre eles inglês, espanhol e japonês. 
Apesar das denuncias de que a pegadinha poderia ter sido armada, o sucesso do vídeo rendeu a jovem Lilian Padilha, de 11 anos, um contrato com o SBT e um convite para um teste em um papel no remake da novela Chiquitas, que será produzida em 2013. E você, o que achou da pegadinha? Assista o vídeo:

Baú

Sem fazer muito alarde, o SBT (re)estreia nesta segunda-feira (03/12) o palhaço Bozo, apresentando o programa Bom dia e Cia, ao lado de Priscila. De acordo com informações do Blog do jornalista José Armando Vanucci, da Rádio Jovem Pan, Yudi entrará na geladeira e ficará responsável apenas por apresentar ações comerciais no segmento infantil da emissora. Vanucci diz ainda que as primeiras chamadas de Bozo foram colocadas na manhã deste domingo (02/12) e que a regra atual do SBT é tirar do baú aquilo que deu certo em épocas anteriores e testar agora, mas respeitando a linguagem atual. 
“A aposta no Bozó é grande e muitos afirmam que a audiência crescerá, uma vez que os pais de hoje foram crianças que acompanharam grandes momentos do palhaço e, com certeza, estimularão os filhos a assistirem a nova versão, algo muito parecido com o que aconteceu com a novela Carrossel”, escreveu o jornalista em seu espaço na internet. Confira o vídeo:

Concorrência

A boa fase dos programas do SBT, tem deixado a TV Alterosa – afiliado do SBT em Minas Gerais, na vice-liderança nas principais faixa horária do dia. Para se ter uma ideia, na última quarta-feira (28/11), o Bom dia e Cia fez 8 pontos de média com pico de 11, sendo líder no horário, ultrapassando a própria TV Globo Minas, que ficou com seis pontos. 
Já à noite, a novela Carrossel marcou 11 pontos com pico de 15 e se manteve estável com a mesma pontuação, durante o Programa do Ratinho. No mês de novembro, a TV Alterosa/SBT fechou com uma média de 5,36 pontos, enquanto a Record Minas obteve 4,41 pontos e a TV Globo Minas 16,7 pontos. Esses números foram fornecidos pelo Ibope, onde cada ponto de audiência representa 44.640 indivíduos e 14.130 domicílios na Grande Belo Horizonte.

Aniversário

A TV Brasil comemorou, no último domingo (02/12), cinco anos de atividades. Com atrações infantis, documentários, séries, filmes, produções artísticas e jornalísticas, a TV Brasil é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e possui parceria com diversas emissoras públicas espalhadas pelo Brasil, como a TV Cultura, a Rede Minas, a TV Educativa, entre outras, chegando a mais de 1800 cidades. 
A previsão para os próximos meses é de que o sinal chegue a mais 17 milhões de pessoas, com a adesão oficial das emissoras educativas estaduais de Santa Catarina e Paraná e a implantação de geradoras nas capitais do Amapá e de Rondônia. A TV Brasil está presente em 68 países por meio da TV Brasil Internacional e se prepara para chegar às principais cidades europeias, como Madri, Londres, Barcelona, Paris, Viena e Bruxelas.

Ponta

O ator Sérgio Marone está de volta à Malhação. Ele que já foi protagonista há dez anos fará uma curta participação como o fotógrafo Lupe, que alicia meninas pela internet, se passando como “booker” descolado e bastante conhecido no meio da moda. 
A primeira vítima será Ju (Agatha Moreira), atraída com a promessa de assistir a um "ensaio com Gisele Bündchen". “É uma volta bem legal, com uma participação muito interessante porque foge um pouco do que eu sou sempre convidado para fazer, que normalmente é um mocinho, bonzinho... Achei o maior barato a proposta desse vilão”, diz Marone.

Première

O 55ª Grammy Awards será realizado em fevereiro de 2013. No entanto, na próxima quarta-feira (05/12), na cidade de Nashville, no Tennessee, nos Estados Unidos, acontece uma avant première, chamada de Grammy Nominations Concert Live! – Countdown to Music’s Biggest Night! Trata-se de uma espécie de preparação para o grande evento principal, onde serão indicados os artistas que estão concorrendo a cada categoria na premiação do ano que vem, além da apresentação de shows exclusivos. No Brasil, o evento será exibido pelo canal TNT, na TV Paga, ao vivo, às 01h da madrugada do dia 05 para o dia 06 de dezembro. A reprise será no mesmo dia, às 18h35.

Música

De olho no público brasileiro, a banda mexicana Maná gravou um álbum com participações de vários cantores brasileiros como Luan Santana, Tiaguinho e o Jota Quest. A primeira música de trabalho deles é uma faixa em parceria com a dupla sertaneja Jorge e Mateus, chamada de “Você é minha religião”
Com a produção e arranjos do Dudu Borges, o clipe apresenta a história de um casal que se reencontra pelas ruas de uma cidade, enquanto a letra da canção vai transitando pelos cenários. Um detalhe que chama a atenção no clipe foi a utilização de filtros fotográficos que lembram o Instagram. Assista o vídeo:

Póstumo

Para terminar a coluna de hoje, o blog Café com Notícias presta uma última homenagem ao jornalista Joelmir Beting, que faleceu na quinta-feira (29/11) da semana passada, aos 75 anos, decorrente de um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE). 
Beting passava por um tratamento para combater uma doença autoimune desde 22 de outubro deste ano. Personagem importante que originou a expressão “Gol de Placa” e referência na área do jornalismo econômico, Beting deixou a sua marca no jornalismo e vai deixar saudades. A falta que ele faz foi traduzida de forma emocionante pelo filho dele, Mauro Beting, em forma de carta, lida ao vivo na Rádio Bandeirantes. Um minuto de barulho! Ouça a carta despedida:



Tem sugestões de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

8 comentários

  1. Muito boa a coluna de hoje, Wander. Fez uma análise de muitas coisas que aconteceu na TV. Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Francisco Bertoletta3 de dez. de 2012, 21:57:00

    Me decepcionei com o Datena. Interferir num sequestro dessa maneira é muita irresponsabilidade. Cada dia fico mais decepcionado com a TV aberta. Esse vale tudo por audiência emburrece quem faz e quem assiste televisão. Lamentável!

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ouvido essa carta que o Mauro Beting leu para o pai dele. Fiquei emocionada, de verdade. Foi a homenagem mais linda que ele poderia fazer ao pai que é um ícone do jornalismo.

    ResponderExcluir
  4. O SBT conseguiu estragar o Bom Dia e Cia com a entrada do Bozo. Aquele palhaço é assustador. Que criança vai curtir aquilo? Chama o Yudi de volta que e deixa ele apresentando o programa com a Priscila.....é a melhor coisa a se fazer.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, tô apaixonada por essa música do Maná e do Jorge e Mateus....não conhecia...descobri agora. É por isso que gosto deste blog: sempre descubro coisas boas aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Essa pegadinha da menina fantasma é a coisa mais apelativa que já vi na vida...se acontecesse comigo eu processava e não deixava passar no ar. brincadeira tem limite.

    ResponderExcluir
  7. Os programas do SBT estão bem na audiência porque a Record não soube se posicionar e deixou o ego subir a cabeça...ficar falando só de polícia e tragédia ninguém aguenta. O SBT faz programas alegres e para a família, essa que é a verdade.

    ResponderExcluir
  8. Emocionante a carta lida pelo Mauro Beting ao pai....fiquei emocionado. Acompanho o trabalho dos dois....foi tocante....boa homenagem!

    ResponderExcluir