Café na Web – O dia em que o Google apagou e eu não vi

novembro 28, 2012




Na tarde desta segunda-feira (26/11), por volta das 16h30, vários internautas começaram a relatar nas redes sociais que os sites ligados a Google tinha sofrido um apagão devido a dificuldade de acessá-los. Gmail, YouTube, Blogger e, principalmente, o site de buscas ficaram inacessíveis. De acordo com os internautas, os serviços começaram a normalizar cerca de uma hora depois.

Curiosamente, fui um dos poucos internautas que não sofreu nenhuma dificuldade em acessar qualquer site ou serviço da “Gigante da Internet”. No celular, no tablet e no computador consegui acessar todos os serviços perfeitamente sem nenhum problema. Não vi o apagão que tanto falaram. Na hora, ao entrar no Twitter e ver de perto toda a movimentação confesso que não levei a sério. Juro: achei que era mais uma brincadeira.

Para o Google apagar, é preciso que toda uma cadeia de computadores/processadores conectados em rede em diferentes lugares do planeta dê defeito de modo sincronizado, uma vez que a empresa – em todos os seus sites e serviços, oferece ao internauta sempre o back up do back up do back up. A chance de ficar fora do ar é mínima, mas existe.

Não sou funcionário da Google, muito menos estou credenciado a falar em nome da empresa, mas o que pode ter acontecido – e falo nisso no caráter de suposição da minha experiência enquanto fã e utilizador da Google, é que deve ter havido alguma falha momentânea e pontual, uma vez que os produtos voltaram a funcionar perfeitamente sem qualquer prejuízo aos usuários.

Claro, é assustador pensar em um “apagão da Google”. Se isso acontecesse de verdade pode ter certeza: algo de muito sério estaria por trás. Prova disso é que a própria Google não conseguiu identificar o problema e ficou perplexa diante do feedback que recebia nas redes sociais. "Soubemos que alguns usuários tiveram problemas para acessar algumas de nossas ferramentas, mas não encontramos problemas em qualquer serviço até agora. Continuamos monitorando nossos sistemas, e avisaremos sobre qualquer novidade", diz o comunicado enviado à imprensa no dia.

Prova de que estava tudo OK com os serviços da Google é que o Painel de Status não apontou nenhum problema ou manutenção durante todo o suposto apagão. Pelo fato do problema ter sido percebido por alguns e não ter sido sentido por outros, hipóteses foram levantadas. Numa delas, chegou-se a questionar as principais empresas que fazem a oferta de internet banda larga e 3G. Rapidamente, elas se posicionaram e disseram que não se tratava de uma problema da rede de internet, mas sim de algo específico da Google.

Apesar de estar online boa parte do meu dia – e isso implica estar logado nos produtos da Google em diferentes meios, não vi o apagão. Até queria ter visto, uma vez que desespero e humor se misturavam nas postagens nas redes sociais sobre o assunto. Não sei o que houve, de verdade. Não consigo imaginar a internet sem o Google. Isso implicaria numa mudança de hábito e na forma de produção e distribuição de conteúdo na internet sem precedentes. Seria o apocalipse na web. Ainda bem que está tudo bem no “Paraíso”. O que seria da web sem o Google? Difícil imaginar.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Comigo já conteceu um pouco diferente: só não conseguia entrar era no YouTube e no Gamil. NO resto, conseguia entrar perfeitamente. O estranho foi o Google não ter notado a falha....tem que apurar isso aê Google....o povo pirou o cabeção.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, você deu muita sorte então. Tinha que entregar um trabalho por email e o Gmail não abria de jeito nenhum...fiquei com muita raiva....a sorte é que lembrei do meu email da Globo.Com e pude enviar a tempo.

    ResponderExcluir
  3. Também não vi nenhum apagão no Google. O povo trola tanta coisa no twitter que eu nem acreditei na hora.

    ResponderExcluir