Marcas já mostram amadurecimento com as redes sociais

setembro 02, 2012


Foi-se o tempo em que as marcas não sabiam como se relacionar nas redes sociais. Tudo bem. Ainda há muito que se aprender. No entanto, no mês de agosto, conseguimos notar por meio de dois casos que ganharam grande repercussão na mídia um certo amadurecimento das marcas em relação às as redes sociais. Alguns podem dizer: já passou da hora? Outros, nem tanto. Mas o importante é observar que as redes sociais no Brasil já estão sendo vistas também no ambiente profissional, e não só como entretenimento. O primeiro é o caso da Fan Page no Facebook da Gina Indelicada e o vídeo de humor sobre o mal atendimento no Spoleto.

Com quase dois milhões de curtições, a página que faz uma paródia da marca de palitos de dentes Gina, da empresa Rela Gina, apostou no mal humor de uma personagem que dá respostas atravessadas nos internautas que a questionam sobre os mais diversos assuntos no dia. O criador é o estudante de publicidade Rick Lopes, de 19 anos, que já vinha de outras experiências na internet que misturam humor e entretenimento.

A ação fez com que a Rela Gina convidasse o universitário para uma reunião e pensar numa possibilidade de expandir a empresa nas redes sociais, coisa que até então não era uma prioridade da área de comunicação da Rela Gina. Ou seja, uma brincadeira virou uma oportunidade de trabalho.

Já o caso do Spoleto é ainda mais surpreendente. O canal Porta dos Fundos – que reúne vários humoristas conhecidos da internet como Fábio Porchat e Antônio Tabet, do Kibe Louco; lançaram uma esquete engraçada sobre o mal atendimento de uma rede de fast food de macarrão no qual o freguês ficava perdido com tantas opções e o atendente não tinha nenhuma paciência com os clientes.

No primeiro vídeo o Spoleto não era citado, mas ficava evidente que era sobre a marca. O que eles fizeram? Entraram com um processo? Não. Muito melhor. Chamaram os humoristas para conversar. Criaram um novo vídeo mostrando que o mal atendimento, em muitos casos, é do funcionário e a rede nem sempre fica sabendo quando há uma falta de respeito. Então, no final do vídeo, o Spoleto pede para que os clientes - se forem mal atendidos, denunciem o ocorrido. No final, os humoristas ganharam um anunciante e a marca saiu ganhando com a ação de marketing. Assista os vídeos:


Esses dois casos mostram que, aos poucos, as empresas já estão dispostas a entender o dinamismo da internet e das redes sociais. A comunicação nas redes é feita a partir de interação, de diálogo, de debate. As marcas, as empresas, os políticos, os artistas, os atletas, enfim, todos precisam aprender a lidar com a opinião plural da internet – algo que há apenas nesta plataforma de comunicação, por ora. Estamos vivendo a revolução da mídia. Quem não quiser entender ou participar disso vai ficar para trás.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Ou aprendem com as modernizações, ou ficarão para trás. Esse mercado é muito promissor, e certamente as redes sociais contribuem de forma brilhante no aumento das vendas etc.

    ResponderExcluir
  2. Esses dois casos ilustram bem como as marcas aprenderam que não adianta nada processar ou tirar o conteúdo do ar. O negócio é de encontro a nova onda das redes sociais e surfar nessa maré que está modificando a forma como a nossa sociedade faz jornalismo, publicidade e comunicação.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o caso da Gina Indelicada, mas ainda não tinha ainda visto os vídeos do Spoleto. Excelente sacada da marca e dos humoristas.

    ResponderExcluir