Café vê TV – Olimpíada 2012, Carrossel, Malhação e Eloisa Mafalda

julho 23, 2012



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta nova seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Olimpíada

A partir desta quarta-feira (25) – até o dia 12 de agosto, a Rede Record exibe com exclusividade na TV aberta a Olimpíada 2012. Por conta disso, de 29 de julho a 03 de agosto, não serão exibidos os programas Tudo é Possível, Programa do Gugu, Hoje em Dia, Record Notícias, Tudo a Ver e Cidade Alerta. A seleção brasileira de futebol feminino já começa os trabalhos da equipe esportiva da Record, no dia 25, na partida contra a seleção de Camarões, no Millennium Stadium, em Cardiff. No dia seguinte, é a vez da seleção masculina de futebol entrar em campo contra o Egito. Mesmo com os jogos já iniciados, a organização programou a cerimônia de abertura para sexta-feira (27), a partir das 17h. A transmissão será ancorada pelos jornalistas Ana Paula Padrão, Álvaro José e Maurício Torres. Na TV paga, a Olimpíada será transmitida pelos canais Sportv, ESPN e Bandsports.

Mais esporte

O canal de notícias da Rede Record, a Record News irá exibir aproximadamente 20 horas por dia dos Jogos Olímpicos 2012. A proposta é abrir espaço para as modalidades que não terão espaço na TV Record (aberta), oferecendo assim uma alternativa ao telespectador, que terá outras opções. 
Até o dia 25 de julho, o programa o Esporte Record News, apresentado por Janice de Castro, será exibido em estilo de mesa redonda, contando com a presença de narradores, comentaristas e atletas convidados. Heródoto Barbeiro vai ancorar o Jornal da Record News diretamente de Londres, do início ao fim do evento, às 21h. Ainda, serão exibidos boletins de 15 minutos durante todo o dia, apresentados por Janice de Castro, Rodrigo Hinkel e Fabiana Panachão.

Vespertino

E por falar na emissora da Barra Funda, vem novidade na programação da faixa da tarde. É que a Record prepara a estreia de um programa vespertino para setembro deste ano, logo depois da Olimpíada 2012, sob o comando de Britto Jr. e Ana Hickman. 
A ideia da emissora da Barra Funda é criar uma atração que mistura entretenimento e jornalismo para turbinar os índices de audiência. Enquanto isso, a direção avalia a possibilidade de Rodrigo Faro também dividir a apresentação, uma vez que a produção do programa diário dele foi cancelada. Inclusive, o projeto cenográfico da nova atração já foi aprovado. Os trabalhos estão a todo o vapor.

Infantil

O SBT está atento ao sucesso de Carrossel com o público infantil e não quer perder esse filão ao término da novela. Há estudos para uma 2ª temporada do remake do folhetim mexicano, mas a intenção é que uma temporada não comece imediatamente após o fim da outra. Textos das novelas mexicanas Carinha de Anjo e Chiquititas estão na fila para serem avaliados para sucederem Carrossel no horário. Enquanto o martelo não é batido, Silvio Santos comemora a média de 14 pontos da novela, a maior audiência de um folhetim fora da Globo na TV aberta, atualmente.
Encontrei o amigo repórter da TV Record Minas, Rafael Martins, durante a
cobertura jornalística da 
15ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte.
Criativo e bem humorado, Rafael comentou comigo que sempre lê o blog
e que acompanha as análises sobre TV deste espaço.

Repaginada

Em agosto, a Rede Globo vai repaginar completamente a novela teen Malhação. A nova história será escrita por Rosana Svartman e Glória Barreto, cuja supervisão continua sob os cuidados de Ana Maria Moretzsohn. A nova temporada volta a ser passada numa escola e as histórias serão resolvidas em menos tempo. 
Os protagonistas da nova Malhação serão Alice Wegmann, a Sofia de "A Vida da Gente", e Guilherme Prates. No elenco, nomes como Danielle Winits, Léo Jaime, Carla Marins, Eduardo Galvão, Blota Filho, Vanessa Lóes, Thalma de Freitas e David Lucas, entre outros.

Exclusiva

Em vias de mudar completamente o desing e conteúdo editorial, o site do autor de novelas Aguinaldo Silva, por meio da colaboradora Simone Magalhães, entrevistou a atriz aposentada Eloisa Mafalda, 88 anos, que há alguns anos se afastou da TV por conta do mal de Alzheimer. Na primeira versão de Gabriela, exibida na TV Globo no final da década de 1970, Eloisa atuou como Maria Machadão. No bate-papo, Eloisa não condena a nova versão de Gabriela, mas entende que Ivete Sangalo, Walcyr Carrasco e cia bela deram um outro tom ao Bataclã da obra de Jorge Amado.
"É verdade… É ela [Ivete Sangalo] quem está fazendo a Maria Machadão, agora, né? Mas bem diferente. Não lembra a outra. Pra mim, ela não é Maria Machadão. Nem ali é o cabaré (Bataclã). Pra mim, não tem nada de igual.  Ah… Eu adorei fazer a Machadão! (...) Maria Machadão foi uma das poucas coisas que gostei de fazer na TV. A postura, o olhar, as sobrancelhas raspadas. Uma personagem de composição. As outras quase sempre tinham algo de mim. A Machadão, não. Era maravilhosa", diz Eloisa Mafalda. Para ler a entrevista completa, clique aqui.



Tem sugestões de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Gostei das críticas do Café Quente e Frio desta semana. E ainda por cima você fechou a coluna de hoje com essa dica maravilhosa da entrevista da Eloisa Mafalda. Também não gostei da versão de Gabriela...a Globo tem outros bons roteiristas que conseguiriam fazer a adaptação de uma maneira mais realista e fiel à obra de Jorge Amado.

    ResponderExcluir
  2. Ei querido. Adoro vir aqui e dá uma lida nessa coluna cheia de novidades dos bastidores de TV. Esse ano não estou empolgada com a Olimpíada como estive nos anos anteriores. Como trabalho o dia inteiro e os Jogos vão passar em sua grande parte de manhã e de tarde, acho que só vou ver o mínimo do mínimo. Espero que a qualidade da transmissão da Record melhore. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai que tudo uma foto com o Rafael Martins. Adoro as matérias dele....é um dos melhores repórteres da TV de Belo Horizonte. Sou fã!

    ResponderExcluir
  4. Com essa onda de novela infanto-juvenil, a Globo faz bem de repaginar a Malhação. Tenho pra mim que essa foi a pior temporada de todos os tempos....descaracterizou a trama. A retomada da escola de ensino médio e de assuntos clichês típicos do mundo jovem podem ser uma solução para o seriado não no quesito de audiência, mas de repercussão entre o publico e ajudando a dar mais visibilidade a novos atores.

    ResponderExcluir