#AFazenda5: Lui Mendes é eliminado e Record insiste nos erros do passado

junho 08, 2012



Assim como nas temporadas anteriores, o blog @cafecnoticias estreia a sua cobertura de #AFazenda5. Toda sexta-feira será publicado uma resenha crítica sobre a última semana do reality. Acompanhe!

Enfrentando a pior crise de audiência dos últimos anos quando se propôs ao projeto de “Caminho a Liderança”, a Rede Record começou no dia 29 de maio a quinta temporada de A Fazenda. Um pouco mais de uma semana da estreia, o programa já teve a sua primeira eliminação. Na noite desta quinta-feira (07/06), o ator Lui Mendes foi eliminado com 91%, um dos maiores índices de rejeição até hoje.
Lui Mendes é o primeiro eliminado de A Fazenda 5.
Foto: Rede Record / Divulgação.

Com algumas mudanças significativas na regra do jogo, a #AFazenda5 estreou com 17 pontos de audiência e teve uma queda significativa de audiência – atualmente na casa dos 7 pontos. Ao contrário de alguns críticos, a temporada do reality não está ruim, mas a atração não engrenou de vez por conta das táticas equivocadas da Record por audiência a qualquer custo, sambando o horário de vários programas da casa.

Há algo de estranho na Record. E a impressão que fica é que tem algum diretor jogando contra a própria emissora. Não tem condição tantos erros...é urgente a necessidade de um profissional que entenda de TV para dar um jeito em tanta bagunça e guerra de egos.

Até o intervalo comercial já foi sacrificado e o mercado não tem respondido com o mesmo interesse de três ou cinco anos atrás. Algo complicado. Com tantos equívocos e erros operacionais, quem vai pagar a conta? No mais, confira algumas impressões da primeira semana de #AFazenda5:

# Há alguma coisa estranha em Itu. Não, não chove tanto....rs...mas é impressionante a quantidade de gente desconhecida em #AFazenda5. Dá até para fazer uma lista para facilitar a compreensão:

  • Ex-MTV (mais conhecidos pelo público jovem): Penélope Nova (apresentadora) e Rodrigo Capella (humorista).

  • Sub-celebridades: Nicole Bahls (ex-panicat), Ângela Bismarchi (modelo) Gretchen (cantora) e Viviane Araújo (atriz/musa do carnaval).
Participantes de A Fazenda 5.
Foto: Rede Record / Divulgação.

  • Conhecidos, mas esquecidos: Sylvinho Blau-Blau (cantor), Léo Aquila (drag queen e performer), Vavá (cantor), Felipe Folgosi (ator) e Lui Mendes (ator e primeiro eliminado da 5ª edição).

  • Anônimos tentando ser sub-celebridade: Diego Pombo (ábitro de futebol), Simone Sampaio (dançarina), Shayene Cesário (musa do carnaval), Robertha Portella (dançarina) e Gustavo Salyer (modelo).

# E a pergunta que fica: desses participantes, quantos são famosos? Ou, quantos você conhece?

# A Casa da Roça saiu de cena para a entrada de O Celeiro. A ideia é bacana e funcionou para criar algumas reviravoltas interessantes no Jogo e, principalmente, por ajudar a formar panelinhas por afinidade, e não simplesmente por Equipe. Será que vai ter divisão de grupos concorrendo meio milhão igual na temporada passada?

# Ao ver que os grandes destaques dessa semana foram Lui Mendes e Nicole Bahls, a direção de #AFazenda5 insiste na regra do Paredão Duplo (Roça), sem apelar para uma votação ou prova que colocaria mais alguém da Sede também na berlinda. Porque não um paredão triplo? Não estava torcendo para o Lui, mas ele não deveria ter saído na primeira semana. O cara movimentava o Jogo, enquanto alguns participantes “plantas” permanecem no programa. Isso precisa ser revisto, produção!
Participantes de A Fazenda 5 na primeira festa.
Foto: Rede Record / Divulgação.

# Assim como nas outras temporadas, a direção do reality show tem medo da internet e não sabe usar a plataforma de uma maneira mais coerente, pra não dizer outra coisa. O internauta que assiste o 24 horas pelo @portalR7 precisa ter muita paciência. Não é possível escolher as câmaras que se quer assistir e quando tem um acontecimento mais relevante a transmissão é cortada para algo completamente descabido. Assim não dá!

# Assim como a novela das 9 da Globo está apostando no embate entre duas mulheres, a Record está com uma “arma” nas mãos e não está sabendo conduzir a edição do embate entre Nicole Bahls e Viviane Araújo. Reality de confinamento sem babado e confusão não tem graça! E cabe a direção [e a produção] ficar atenta para colocar mais lenha na fogueira. #FicaADica
Viviane Araújo e Nicole Bahls. Foto: Rede Record / Divulgação.

# Completamente Fail o eliminado escolher o próximo Fazendeiro (líder). Traz mais garra para o Jogo o principal cargo do programa ser feito através de uma prova assim como foi na temporada passada. Acorda, Careli! Ainda acho que deveria ter o quarto do Fazendeiro com algumas regalias....isso ia mexer com o ego dos participantes, hein!

# No programa desta quinta-feira (07/06), Brito Jr. anunciou a Prova da Chave para o programa de domingo e disse que ela tem a ver com O Celeiro. Provavelmente, um novo grupo irá passar por perrengue e a chave dará direito a uma semana de mordomia na Sede. Será. Não duvido nada.


Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Concordo contigo, Wander. Esse ano tem muita gente desconhecida em A Fazenda. Adorei a divisão que vc fez....morri de rir. Quem é Roberta Portela e Shayene Cesário? Nunca ouvi falar dessas duas. Legal a sua cobertura. A Record se continuar desse jeito vai falir.

    ResponderExcluir
  2. Não sei como é aí, mas aqui na minha cidade A Fazenda todo dia começa num horário diferente. Só por isso que não estou assistindo....acho isso uma falta de respeito com o telespectador.

    ResponderExcluir
  3. Certeza de que se fosse um paredão triplo o Lui não tinha saído. Não pq as pessoas torciam por ele, mas pq tinha muita gente apagada como a Roberta, a Angela, etc, que poderia ter rodado primeiro. #RecordFail

    ResponderExcluir
  4. Não sei como é aí, mas aqui na minha cidade A Fazenda todo dia começa num horário diferente. Só por isso que não estou assistindo....acho isso uma falta de respeito com o telespectador.

    ResponderExcluir