Café vê TV – Audiência, religiosos, busão olímpico, CNN no Brasil, Dia Útil e Trolalá

maio 07, 2012



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta nova seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Com a certeza de um dinheiro certo no final do mês, Band e RedeTV! tem feito algo considerado desastroso – do ponto de vista da média de audiência do dia, ao colocar programas religiosos no horário nobre. Nada contra a religião. Aliás, cada um é livre para escolher a sua ou não ter nenhuma. O debate aqui é outro. As emissoras de TV aberta são uma concessão pública e, muitas delas, tem locado horário para igrejas das mais diferentes vertentes, ao invés de investir em programação própria ou abrir espaço para parcerias com produtoras.

Há quase uma década, a Band mantém o programa religioso de R.R. Soares, logo após o Jornal da Band. Caso o teleculto não estivesse no ar, por exemplo, e a emissora continuasse investindo em séries americanas para que, logo depois, Datena entrasse com o seu game show, Quem Fica de Pé?, a Band já estaria brigando de igual para igual na média dia com o SBT e, quem sabe, com a Rede Record, que não vive a sua melhor fase no Ibope.
Game show apresentado por Datena tem ajudado a aumentar a
média/dia de audiência da Band em horário nobre. Foto: Divulgação.

Para se ter uma ideia, no último dia 30 de abril, a Band alcançou, uma média-dia de 4 pontos, fato que não se repetia desde 2000, quando a emissora fazia a cobertura da Olímpiada de Atenas. O bom desempenho da nova grade se deu, principalmente por conta dos novos programas Os Donos da Bola, Muito Mais e Quem Fica em Pé?, que marcaram, respectivamente, 4, 3 e 6 pontos de audiência, além do CQC que cravou 7 pontos no dia em questão.

Na RedeTV!, acontece quase a mesma coisa. O bom desempenho do TV Fama e do RedeTV News, muitas vezes com 3 e 4 pontos no Ibope, entrega bem para o programa religioso, que chega a zerar em seguida, tendo o programa subsequente fazer o milagre para pontuar de forma considerável. Tudo bem que no caso da RedeTV!, nem sempre os programas tem qualidade de produção, mas é hora das emissoras de TV aberta reavaliarem a presença dos religiosos na faixa nobre e, principalmente, o conteúdo dos programas exibidos. Desse jeito, fica difícil trocar de canal para ver o que existe na concorrência ou, em muitos casos, ligar a TV. Não é a toa que a internet cresce na preferência do público a cada dia.

Busão

Numa estratégia para promover a Olímpiada de Londres, que será exibida com exclusividade pela Rede Record no segundo semestre, a emissora vai colocar um ônibus vermelho de dois andares para circular em algumas capitais do Brasil, a partir do dia 14 de maio. O busão olímpico da Record sairá de São Paulo para Porto Alegre. 

Depois segue viagem para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Belém até chegar a Brasília-DF no dia 4 de julho. Uma equipe permanente do Jornal da Record vai fazer a viagem pelo país para promover os jogos olímpicos e entrevistar atletas de diversas modalidades. Ana Paula Padrão irá ancorar o ônibus da Record durante a Olimpíada, além de apresentar o noticiário ao vivo direto dessas Praças.

CNN Brasil

Nos bastidores de TV, as informações de que em breve teremos a CNN Brasil estão cada vez mais fortes. O canal de notícias que é referência mundial no segmento all news, abriu um escritório com estúdio na região do Brooklin, bairro da zona sul de São Paulo. O novo endereço da CNN no país tem como vista a Ponte Octávio Frias de Oliveira, conhecida como Estaiada. Um detalhe curioso é que a Rede Globo já utiliza a imagem da ponte nos noticiários locais da capital paulista. Por ora, a CNN no Brasil é representada pela jornalista norte-americana Shasta Darlington.

De volta

O jornalista Lair Rennó fará parte da equipe do novo programa
de Fátima Bernardes. Foto: Arquivo Pessoal / Facebook.
Após cerca de três anos afastado da TV aberta, onde estava como âncora e repórter no canal Globo News, o jornalista mineiro Lair Rennó retorna à televisão integrando a nova equipe do programa de Fátima Bernardes. Lair ficou conhecido na telinha pela passagem na TV Globo Minas, onde apresentou o MGTV de 2004 a 2009. O seu substituto no canal de notícias da Globo ainda não foi definido. Com estreia programada para julho, o programa da esposa de William Bonner ganhou o título provisório de Dia Útil.

Hacker

Após o sucesso da personagem Teodora, em Fina Estampa, a atriz Carolina Dieckmann se viu chantageada por um hacker que queria publicar fotos íntimas dela na internet. Para não fazer isso, o criminoso virtual exigiu a quantia de R$ 10 mil. A atriz, acionou a polícia, a Rede Globo e já contratou um advogado para cuidar do caso. Porém, as fotos já estão circulando na rede, como pode ser visto aqui
A atriz Carolina Dieckmann em cena da novela Fina Estampa.
Foto: Divulgação.

De acordo com o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, contratado para cuidar do caso, a primeira ação a ser tomada é a abertura de inquérito para descobrir o criminoso. O crime inclui furto, danos moral, injúria e difamação, além de obrigar os sites que publicaram as fotos íntimas a retirarem o material do ar.

Trote

Nesta segunda-feira (07/05), às 19h, estreia na MTV Brasil, o programa Trolalá, com 15 minutos de duração, sob o comando de Paulinho Serra e Tatá Werneck. A ideia do programa é interagir com a audiência e com convidados, seja por telefone ou pela internet, improvisando brincadeiras e jogos de improviso do stand up comedy. 
Os humoristas Paulinho Serra e Tatá Werneck comandam o
Trolalá, na MTV Brasil. Foto: Divulgação.

A atração vai ao ar de forma inédita de segunda à quinta-feira e, na sexta-feira, será exibido um programa especial com os melhores momentos da semana. Vale a pena conferir o humor anárquico, imprevisível e maluco de Tatá e Paulinho Serra.

Guerra

Em entrevista ao jornalista Mauricio Stycer, do UOL, o diretor do Pânico na Band, Alan Rapp, revelou que vive o programa “24 horas por dia”. De acordo com Stycer, Rapp é enfático ao usar termos bélicos para se referir as estratégias utilizadas aos seus concorrentes na guerra pela audiência aos domingos. 

Para o primeiro mês em uma emissora nova, o Pânico tem muito que comemorar: é o programa de maior audiência da Band, conquistando muitas vezes o primeiro lugar de audiência – com cerca de 10 pontos de média, e um excelente faturamento comercial. "A verdade é uma só: o pânico do Domingo Espetacular, o pânico do Silvio Santos e o pânico do Fantástico voltou", diz o diretor Alan Rapp. A entrevista completa pode ser lida, aqui.

Verba

Durante o 13º Fórum Brasil de Televisão, que acontece nos dias 04 e 05 de junho, no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo, o Cartoon Network vai selecionar um projeto de série para receber uma verba de desenvolvimento no valor de R$ 50 mil. A escolha se dará através de um pitching, cuja inscrição pode ser feita até o dia 21 de maio. O canal de TV Paga procura séries direcionadas ao público infantil (de 3 a 12 anos), em qualquer técnica de produção, animação ou live action. A temática deve ter apelo global e ter o objetivo de entreter as massas, segundo os organizadores. O concurso é aberto apenas a produtoras brasileiras registradas na Ancine.

Educação

Com o intuito de capacitar profissionais da agropecuária, Canal Rurala ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e a FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) lançam o Agrocurso, um projeto de educação a distância em formato de teleaula. 

O curso será ministrado à distância com o apoio de vídeo aulas na TV e na internet. Na televisão, as aulas irão ao ar aos sábados e domingos, das 6h às 7h e às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h. Mais informações, basta acessar o site do cursoO  Canal Rural pode ser assistido pelos canais 135 da NET, 105 da SKY, 112 da Claro TV ou pela antena parabólica, frequência 4171 Mhz Banda L 0980 Mhz, polarização horizontal, StaroneC2.


Tem sugestões de pauta para a coluna? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

9 comentários

  1. Concordo contigo no Café Quente e no Café Frio. Rever Os Mais no Viva foi muito legal, acho que entendi a série agora do que a primeira vez que passou. Já Rei Davi o único erro foi o excesso de reprises que desgastou a série antes da hora. Pena que a Record está cada vez mais perdida com a sua grade e horários.

    ResponderExcluir
  2. Por falar em desgaste, como o amigo comentou acima, outro programa que corre o risco de cair nessa onda é o game show do Datena, Quem Fica de Pé?. Colocaram uma exibição também aos domingos, sendo que esse programa já passa durante a semana. Se continuar nessa gula, a Band vai pro mesmo caminho da Record.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a coluna de hoje, Wander. Adorei as notícias do dia. Estou com dó da Dieckmann que teve as fotos íntimas divulgadas na internet por conta de uma chantagem barata. Tomara que a justiça seja feita.

    ResponderExcluir
  4. Parei de ver o Pânico quando rasparam a cabeça da moça ao vivo, achei aquilo o cúmulo da apelação barata. Parabéns por divulgar o curso do Canal Rural no meio de tantas notas de entretenimento. É uma forma de prestação de serviço importante e que pode ajudar muita gente que quer se especializar nesta área.

    ResponderExcluir
  5. Igor Gomes da Silva7 de mai. de 2012, 06:21:00

    Sou fã do Paulinho Serra e Tatá Werneck. Vou assistir esse programa novo deles na MTV. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Quer uma maneira de aumentar a divulgação do seu site?
    Acesse o DivulgaBlog. É completamente gratuito, simples de usar e em poucos minutos o seu blog estará cadastrado na nossa base de blogs e visível para milhares de usuários.
    Dê uma conferida ! http://www.divulgablog.com.br/

    ResponderExcluir
  7. RR Soares e outros, pagam muito bem para usar os horários nas emissoras e por este motivo que ninguém desfaz deles, uma ideia que acredito que daria certo e colocar na programação logo após,filmes,shows ou qualquer negocio na linha religiosa e que seja comercial para todos,com isto segura os que estavam assistindo e atrai novos telespectadores...fuiiiii

    ResponderExcluir
  8. Não entendo muito de lei, mas acho um absurdo as emissoras de TV venderem seus espaços para as igrejas. Porque as igrejas não se juntam e compram um canal de preferencia a cabo. Assim só assiste quem quer e quem pagar por isso, simples assim.

    ResponderExcluir
  9. Achei bacana a Carolina Dieckmann se posicionar em relação a esse lance das fotos vazadas acionando a Justiça. Chega de impunidade na internet!

    ResponderExcluir