Instagram chega à plataforma Android

abril 03, 2012



Após quase dois anos de espera e a criação de um hotsite para chamar a atenção dos internautas, finalmente o Instagram chegou à plataforma Android, da Google, nesta terça-feira (03/04). A novidade esteve entre os assuntos mais comentados e postados do Twitter e Facebook durante todo o dia. No entanto, o aplicativo de foto mais conhecido do mundo está disponível apenas para versões superiores ao Android 2.2.

Nas redes sociais, muitos internautas de forma preconceituosa acreditaram que haveria uma “orkutização” do aplicativo que, a partir de então, não estaria mais associados aos produtos da Apple. Este tipo de declaração mostra o quanto há uma inversão de valores e esquecendo que a principal função das redes sociais é a socialização. Quanto mais pessoas usando, mais interação. Além disso, a plataforma mobile da Google por ser mais barata e aberta promove a inclusão digital de pessoas que não estão dispostas a pagar mais de R$ 2 mil por um celular.

Desenvolvido inicialmente para o iOS – como iPhone, iPod Touch e iPad, o Instagram é um aplicativo de compartilhamento de fotos com diversos recursos de filtro e edição de imagem de fácil utilização e compartilhamento em outras redes sociais. Anteriormente, apenas usuários de aparelhos da Apple podiam usá-lo. Mas nem todas as funções migraram para a plataforma da Google e o modo de seleção de imagens que recebem filtro também é diferente.

“Nossa intenção foi se esforçar para publicar o aplicativo com perfeição dentro da plataforma Android. Trabalhamos incansavelmente para fazer desse aplicativo para Android algo de primeira classe. O programa para Android traz uma experiência muito familiar a do iOS”, disse Kevin Systrom, CEO da Instagram em um comunicado divulgado pela empresa.

Segundo a companhia existem mais de 30 milhões de usuários do Instagram no iOS em todo o mundo. O aplicativo de fotos foi lançado inicialmente no smartphone da Apple, o Iphone, devido a sua popularidade entre o público jovem dos Estados Unidos. Recentemente, o Instagram anunciou um acordo com um de seus maiores concorrentes, o Hipstamatic. Com a mudança, o usuário poderá fazer uma foto com o Hipstamatic e, em seguida, exportá-la para a rede do Instagram com apenas um clique.

Com o crescimento no mercado do Android como principal concorrente no mercado de tablets e smatphones, não só o Instagram mais diversos aplicativos estão começando a trabalhar em outras plataformas mobile. Estudo divulgado recentemente pela Nielsen mostra que no Brasil os aparelhos com a plataforma Android representaram 50% das vendas em 2011. A pesquisa aponta ainda que três em cada cinco novos smartphones vendidos no Brasil no quarto trimestre de 2011 funcionavam com o sistema da Google.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Ontem fiquei muito revoltado com as pessoas que estavam promovendo a discriminação social pelo fato do Instagram ter ido para o Android. É o que você disse: quanto mais gente usando as redes, melhor.

    ResponderExcluir
  2. Boa matéria, Wander. Adorei a imagem do início do post...o mascote do Android é a coisa mais fofa do mundo. Tenho Android no meu celular e tô adorando brincar no Instagram.

    ResponderExcluir