Comida di Buteco 2012 em BH enaltece o queijo minas como ingrediente principal

abril 14, 2012



De 13 de abril a 13 de maio, 41 botecos vão concorrer ao título de melhor tira-gosto de Belo Horizonte. Trata-se do Festival Comida di Buteco 2012 que está em sua 13ª edição na capital mineira. Símbolo da culinária de Minas Gerais, o queijo minas é o tema dos pratos deste ano. Além disso, todos os petiscos participantes do festival serão comercializados por até R$ 22,90. Clique aqui para saber os 41 bares participantes.

Lançado em Belo Horizonte em 2000, o @_comidadibuteco ganhou repercussão nacional e se espalhou por outras 15 cidades em todo o país. Em 2011, 2,3 milhões de pessoas prestigiaram o evento gastronômico. Com o tema “Chegou a hora de provar que você entende de Buteco”, o público que irá percorrer os bares participantes poderão avaliar os tira-gostos de zero a 10, ao lado de um júri selecionado, onde cada um tem 50% de peso na votação. O grande vencedor será conhecido na festa da Saideira, que acontece no último dia do festival.

“A expectativa é que durante o circuito sejam consumidas 41 toneladas de queijo minas nos botecos participantes. Em alguns botecos, a iguaria é o ingrediente principal, em outros está na composição dos pratos e têm aqueles que preferiram usá-lo como molho”, diz o gastrônomo e idealizador do concurso, Eduardo Maya. Ainda, neste ano participam do concurso 400 botecos de oito estados brasileiros.
Prato "Divina Tentação" do Bar da Claudinha, um dos concorrentes
do festival. Foto: Divulgação.

Uma das regras estipuladas para o concurso é que todos os tira-gostos devem ser próprios para palito ou garfo, sem a necessidade de uso individual de pratos. “Além desses tira-gostos, 39 estabelecimentos vão comercializar pratos utilizando Doritos, um dos apoiadores do concurso”, explica Maya.

No dia 19 de maio, acontece a Festa Saideira do Festival Comida di Buteco 2012, com o anúncio dos vencedores da 13ª edição do concurso. A comemoração acontecerá no Largo da Saideira, na avenida Cristiano Machado, 3.450, bairro União, a partir das 12h. Para comprar o seu ingresso, clique aqui. O evento terá apresentações de Nando Reis, Monobloco e Aline Calixto, entre outras. Ao contrário dos anos anteriores, em 2012 a Saideira será realizado em apenas um dia com expectativa de receber 13 mil pessoas.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Huuuuuuuuummmmmm....que delícia que deve ser esse festival, querido. Fiquei morrendo de vontade de conferir esses pratos. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Todo ano vou ao Saideira do Comida di Buteco com meus amigos. Quem gosta de cerveja gelada e bons tira-gostos é o canal. Vale a pena!

    ResponderExcluir
  3. Francisco Bertoletta14 de abr. de 2012, 22:30:00

    O que mais goste de Belo Horizonte são os bares. E um festival gastronômico como esse é um convite para passear pela cidade. Deu água na boca esse tira-gosto.

    ResponderExcluir
  4. poxa, que bacana! realmente deu água na boca ... bçs

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo seu blog.. sou mineiro e moro em BH.

    http://www.preguicaalheia.com.br

    ResponderExcluir