Café vê TV – TV Paga, internet, calote, Fora de Controle e Me Chama Que Eu Vou

abril 30, 2012



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta nova seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

De olho na emergente Classe C, as operadoras de TV Paga estão baixando cada vez mais os preços dos pacotes básicos de canais com o intuito de atrair mais clientes e, pelo visto, estão conseguindo. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nos meses de janeiro, fevereiro e março, a TV Por Assinatura ganhou 931,4 mil novos assinantes, o que representa um crescimento de 7,31% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Se avaliarmos a partir desta premissa, tendo como base de comparação os números de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os canais pagos já são acessíveis para, aproximadamente, 45,13 milhões de brasileiros. Somente no mês de março, 355,9 mil pessoas passaram a assinar o serviço. No entanto, em termos de tecnologia, o satélite (DTH) continua à frente do cabo. Até o final do mês de março, 56,6% dos serviços de TV paga eram fornecidos via satélite, enquanto 41,8% recebiam o sinal via cabo. 

Para chamar a atenção dos assinantes e, consequentemente, de possíveis novos clientes, as operadoras de TV Paga têm aumentando, inclusive, a oferta de canais por um tempo determinado. A partir do dia 04 de maio, por exemplo, durante dois dias, a NET vai abrir o sinal dos canais HBO (71), HBO Plus (72), HBO 2 (73), HBO Family (74), Max (75), Max prime (76), HBO Plus e (77), HBO Signature (78), Max (79), Max Prime e (80), HBO (571), HBO HD (572), Max HD (575). Mesmo com tanta oferta de programas, filmes, séries e jornalísticos na internet, será que vale a pena investir numa assinatura de pacote de canais em TV aonde o cliente, nem sempre, escolhe o que quer ver? Vale a reflexão.

Sob demanda

Por falar em assistir TV pela internet, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) constatou uma série de práticas abusivas dos provedores de conteúdo over-the-top (OTT), tais como Netflix, NetMovies, Saraiva Digital e Sunday TV (antiga Terra TV Video Store). Em nota divulgada pelo Idec, os principais problemas são restrições à liberdade de escolha de títulos adquiridos pelo assinante em mais de três aparelhos ou a gravação do vídeo em DVD; a condicional de um sistema operacional específico ou marca de Smart TV. “As empresas oferecem filmes que só podem ser reproduzidos em determinado software ou sistema operacional proprietário que, se o consumidor não tiver, significarão uma clara limitação à fruição total do conteúdo adquirido, o que contribui para o monopólio das grandes empresas de tecnologia”, diz o comunicado.

Crescimento

Ainda no campo da internet, para finalizar, a Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) divulgou uma projeção afirmando que a internet já superou os jornais e, atualmente, é a segunda maior mídia de comunicação no Brasil, perdendo apenas para a TV aberta. “Estamos em uma fase de expansão que supera os demais meios. Em 2011, as cem maiores empresas no Brasil investiram 13,7% de seus orçamentos em mídia digital e isso deve aumentar ainda mais este ano com nossa expectativa de quase 40%”, disse o presidente da Interactive, Fabio Coelho. Ainda, a IAB acredita que o investimento em publicidade online deve crescer 39,1% em 2012.

Sabatina

Desde a semana passada, o SBT está promovendo uma série de sabatinas com os candidatos à prefeitura de São Paulo, que são transmitidas pelo site do SBT e do portal Terra, sob a mediação do jornalista Carlos Nascimento, com a participação de Rodolpho Gamberini, Karyn Bravo e a jornalista Maria Lins do portal Terra. Os debates terão duração de uma hora e irão ao ar às 14h30, exclusivamente pela internet. O primeiro a participar foi Fernando Haddad (PT), que foi sabatinado na quarta-feira (25/04) passada. Já a segunda sabatinada será Soninha (PPS) no dia 02 de maio, seguida por Gabriel Chalita (PMDB) no dia 07 de maio, Paulinho da Força (PDT) no dia 14 de maio, Netinho de Paula (PC do B) no dia 16 de maio, Celso Russomano (PRB) no dia 21 de maio e José Serra (PSDB) no dia 23 de maio.
Haddad na primeira rodada de sabatinas. Foto: SBT / Divulgação.

Estreia

Nesta segunda-feira (30/04), de 13h15 às 14h, a TV Band Minas estreia o novo programa de Marcos Maracanã, o Me Chama Que Eu Vou. Exibido de segunda a sexta-feira, logo após o GolaSô, a atração terá um ônibus exclusivo e personalizado onde o apresentador irá percorrer os principais pontos da Grande BH para expor denúncias, mazelas sociais e prestação de serviço. De acordo com a emissora, o ônibus usado é semelhante aos coletivos que atendem os usuários de transporte público da região, mas equipado com aparelhos de televisão. O veículo será uma espécie de estúdio móvel, onde poderão ser realizados links e entrevistas. Mesmo com o novo programa, Maracanã continua à frente da versão local do Brasil Urgente, às 16h50.

De volta

Depois de dois anos amargando a geladeira da Band, a modelo e apresentadora Daniella Cicarelli retorna à MTV, a partir desta segunda-feira (30/04), às 20h. Ao lado do VJ Thunderbird, eles irão comandar o Provão MTV, um game show que colocará em disputa alunos de duas diferentes escolas sobre o mundo da música. Aos 33 anos de idade, a modelo está entusiasmada com a volta à emissora musical. "O Zico Goes, diretor da MTV, falou que era um caso de paixão mal resolvida entre mim e a MTV. Voltei porque o projeto era muito bom", disse a ex-esposa do jogador Ronaldo Fenômeno.
Cicarelli e Thunderbird no Provão MTV. Foto: MTV / Divulgação.

Policial

No dia 08 de maio, depois da novela Máscaras, por volta das 23h15, a Rede Record estreia a série Fora de Controle, do roteirista Marcílio Moraes com direção de Johnny Araújo e Daniel Rezende. Produzida em parceria com a Gullane Filmes e financiada com leis de incentivo fiscal da Ancine (Agência Nacional do Cinema), a série que tem apenas quatro episódios exibidos semanalmente nesta primeira temporada irá mostrar os bastidores das investigações policiais carioca. No elenco, nome como Milham Cortaz, Rafaela Mandelli e Cláudio Gabriel. Mesmo sem saber do desempenho do Ibope e da repercussão da produção, a Rede Record já encomendou uma segunda temporada ao autor.

Liderança

Com a Panicat [careca] Babi Rossi comandando o Pânico na Band no lugar de Emílio Surita, o humorístico conseguiu a liderança do horário, com pico de 15,5 pontos de audiência segundo dados preliminares do Ibope, ficando apenas cinco pontos à frente da TV Globo. O ápice do programa deste último domingo (29/04) aconteceu quando era exibida uma matéria sobre a briga entre as apresentadoras Ana Hickmann, da Record, e Adriane Galisteu, da Band, que trocaram farpas publicamente por meio da imprensa. Mesmo não raspando o cabelo de nenhuma outra assistente de palco, a Turma do Pânico não perdeu a oportunidade de meter a colher na pendenga alheia e cutucar a onça com vara curta. Clique aqui para ver a reportagem do programa sobre a briga entre Hickmann e Galisteu.

Calote

A novela do atraso de salários da RedeTV! parece que ainda não terminou. De acordo com o Sindicato dos Radialistas de São Paulo uma paralisação de funcionários está marcada para o dia 02 de maio, caso a emissora não pague o que deve para funcionários atuais e os que foram desligados recentemente. O blog apurou com um funcionário que pediu para não ser identificado que esta prática já acontece não só em São Paulo, mas em outras Praças da rede de TV de Almicare Dallevo e Marcelo Carvalho. As principais reclamações dos funcionários são o atraso do pagamento do salário mensal; o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), apesar do desconto em folha; vencimento de férias e pagamento de Vale Refeição. Questionada, a assessoria de imprensa da emissora nega as denúncias, inclusive a paralisação de funcionários. É esperar para ver.
Carro de reportagem da RedeTV!, na sede em Osasco. Foto: Divulgação.

Curso de TV

O jornalista e repórter especial da TV Globo, Flávio Fachel, vai ministrar uma Oficina de Telejornalismo em BH nos dias 19 e 20 de maio. O objetivo do curso é fazer, entre outras coisas, um breve workshop de produção, apuração, reportagem, pré-edição,  edição e apresentação de TV. As vagas são limitadas e o investimento do minicurso é de R$ 460. Interessados, basta entrar em contato no email aprenderTV@gmail.com ou pelo perfil no Twitter @flaviofachel.



Quer enviar sugestões de pauta? Envie email para wander.veroni@gmail.com






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

10 comentários

  1. Francisco Bertoletta30 de abr. de 2012, 09:57:00

    Interessante a coluna de hoje que mostra o crescimento da TV Paga e da Internet no Brasil. Seria mais interessante se o assinante pudesse escolher os canais que quer comprar ao invés de pagar por um pacote. Quem sabe isso não vire uma realidade em breve. A operadora que fizer isso vai me ter como cliente com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Assisto o programa do Maracanã todos os dias e estou muito ansioso pela estreia de hoje. A ideia é interessante do Me Chama Que Eu Vou, diferente das coisas que a TV aberta tem no horário.

    ResponderExcluir
  3. Ei querido. Para variar o Café bombando de notícia quentinha. Adoro a ideia desta coluna e repito: ela tem tudo para ir para um grande jornal ou portal de internet. É mara! Beijos

    ResponderExcluir
  4. O Pânico está sempre bombando desde que foi para a Band. E ontem o programa estava razoável e deu essa audiência toda, imagina quando eles resolverem capricharem? Vai ter pra ninguém. A Band deve estar em festa.

    ResponderExcluir
  5. Fico tão triste de ler esse tipo de nota, de empresa jornalística que não paga seus colaboradores. Me coloco no lugar desses funcionários que estão meses sem receber. Tomara que a greve seja um estímulo para eles lutarem por dias melhores.

    ResponderExcluir
  6. Maria de Fátima Trindade30 de abr. de 2012, 15:31:00

    Besteira danada essa briga da Galisteu com a Ana Hickmann. Isso está me cheirando a ego e vaidade. Daqui a pouco as duas estão amiguinhas de novo e ganhando dinheiro nas nossas costas fazendo merchan, essa que é a verdade.

    ResponderExcluir
  7. O problema da Rede TV é um só: o povo não tem grana e gasta fortunas em tecnologia. Não era mais facil primeiro investir nos funcinarios e melhorar a grade? Quem quer ver Sonia Abrão em 3d?

    ResponderExcluir
  8. O melhor desta coluna é o Café Quente e o Café Frio....hehehe. Me amarro nisso. Tô contigo e acho que a semana passada, o destaque foi Avenida Brasil. Me diverti horrores com o sequestro de Carminha.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog, Wander. Primeira vez que visito e estou encantado com a quantidade de posts legais e pelo seu cuidado com o Café com Notícias. É um projeto diferenciado, sem dúvida. Desejo mais e mais sucesso. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Assisti ontem esse programa novo da Cicarelli e achei uó do borogodó....ela deveria ter ficado na geladeira da Band. Quanto a TV Paga, faço parte da lista das pessoas que compraram o serviço no início do ano. Só vejo 5 canais dos trocentos que vem, mas tá valendo...hehehe

    ResponderExcluir