Café Rapidinhas – Veto do salário dos vereadores de BH, smartphone e poesia

fevereiro 10, 2012


Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:

Café Político: Após pressão nas redes sociais e uma cobertura intensa dos veículos locais, os vereadores de Belo Horizonte, em reunião plenária na Câmara nesta quinta-feira (09), mantiveram o veto do prefeito de Belo Horizonte que nega o aumento de 61,8% ao salário dos vereadores. A decisão foi mantida por 21 votos a favor do veto e 10 contra. A proposta do aumento salarial havia sido aprovada no dia 16 de dezembro do ano passado. Naquela época, apenas os vereadores Neusinha Santos (PT), Arnaldo Godoy (PT) e Iran Barbosa (PMDB) se manifestaram contra o aumento. No dia 24 de janeiro, após pressão popular, o prefeito Márcio Lacerda vetou o abusivo reajuste. Na votação de ontem (09), a manifestação calorosa das pessoas que foram assistir a votação, contribuiram para pressionar os vereadores que, em sua grande parte, temem sofrer ainda mais retaliação popular por conta das eleições municipais no final do ano.

Café Mobile: Durante Campus Party 2012, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, prometeu redução no preço dos smartphones para os brasileiros. A ideia é incluir a categoria de celulares inteligentes na medida provisória 252/05, conhecida como “MP do bem”, que conseguiu baratear os valores cobrados por computadores e tablets. Com o objetivo de promover ainda mais a inclusão digital, o ministro espera que o governo exija que fabricantes montem pelo menos parte dos smartphones no Brasil, a fim de garantir que o preço fique mais em conta por meio de isenções fiscais. A Motorola e a Nokia, entre outras companhias, produzem aparelhos em território nacional.

Café e Poesia: O empresário mineiro e idealizador do Projeto Pão e Poesia, Diovvani Mendonça teve a poesia “Aos Deturpadores do Amor”, publicada no blog do escritor Affonso Romano Sant´anna, considerado um dos autores de mais relevância da atualidade por unir palavra, ação e crítica social sob a leitura de um trabalho rico, diverso e premiado. Segundo Diovvani, o poema foi baseado naquele caso recente da procuradora da república que foi assassinada pelo marido, em BH, após a separação. "(...) Se tiver que matar, mate (e bem matado!). O egoísmo dentro de si. Reflita... Erga a cabeça e vire o disco e que ninguém tenha que fazer nada disso”, diz um trecho da poesia. Para ler o texto completo, clique aqui.

Café no Cinema: A Quimera Filmes, produtora de Helvécio Ratton e Simone Matos, abre inscrições para seleção de elenco do seu novo longa de ficção, “O Segredo dos Diamantes”. O filme conta a história de três adolescentes, uma garota e dois garotos, que buscam um tesouro escondido do século XVIII. Para participar do teste, é necessário ter de 11 a 14 anos. Os interessados devem entrar em contato pelo email elenco@quimerafilmes.com.br até o dia 29 de fevereiro, enviando o nome completo, foto, data de nascimento e telefone de contato. Os testes com os pré-selecionados acontecerão nos dias 03 e 04 de março em Belo Horizonte e 10 de março no Serro. A responsável pela seleção de elenco é Rosalice Barreto.
Serra da Gandarela, em Minas Gerais. Foto: Site Leonardo Mattos.

Café na TV: A partir deste sábado, o Terra de Minas volta a exibir programas inéditos. E, para estrear a temporada de 2012, a equipe viajou até um lugar repleto de curiosidades: a Serra do Gandarela - um paraíso onde é possível encontrar plantas e flores que só existem neste local. O programa tem também uma reportagem sobre o poder do artesanato que mostra histórias de presos que tiveram a vida transformada pela arte. E a receita da semana é de fubá suado. O prato é um dos mais pedidos pelos telespectadores. O Terra de Minas é exibido no sábado, às 11h55, na TV Globo Minas.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Ainda bem que o veto do aumento salarial dos vereadores de BH foi mantido. Só espero que a população acorde nas eleições no final do ano.

    ResponderExcluir
  2. Francisco Bertoletta10 de fev. de 2012, 12:33:00

    Belo Horizonte dá exemplo para outras cidades de mobilização popular contra os demandos e mandos abusivos de legisladores sem noção. Gosto muito desta seção de notas, Wander. O seu blog é muito diverso. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ei Wander! Parabéns aos belohorizontinos que lutaram pelo bom senso dos seus vereadores. É uma esperança ver que a cidade se uniu e não aceitou uma coisas dessas calada. Beijos

    ResponderExcluir