Cena Repórter – Estreia da FOX Sports Brasil na TV Paga movimenta bastidores

janeiro 29, 2012



Jogos exclusivos e a promessa de querer fazer a diferença nas transmissões esportivas na TV Paga. Será? Marcado para o dia 05 de fevereiro, o canal FOX Sports estreia no Brasil com uma programação 100% nacional e um investimento médio de US$ 200 milhões de dólares – apesar de não se saber ao certo em qual operadora entrará. Concorrente direta do ESPN, TV Esporte Interativo e do SPORTV – canal esportivo da Globosat, o FOX Sports já chega no país brigando diretamente com as Organizações Globo para poder entrar no pacote básico das duas principais operadoras de TV Paga no país, a NET e a SKY.

De propriedade do FOX International Channels (FIC), uma empresa internacional multimídia da News Corporation (NASDAQ: NWS) que desenvolve, produz e distribui mais de 300 canais de entretenimento, factual, esportes e lifestyle em toda América Latina, Europa, Ásia e África, em 35 idiomas, o FOX Sports é a rede televisiva de esportes líder na TV por assinatura na América Latina, chegando a mais de 33 milhões de residências em 19 países na região e, no Brasil, com a missão de querer bater de frente com o monopólio de transmissões esportivas das Organizações Globo na TV Paga.

Contando com cerca de 200 profissionais, fazem parte do time de apresentadores da FOX Sports Brasil Anita Paschkes, Eduardo Elias, Erich Pelitz, José Ilan, Renata Cordeiro e Tammy Di Calafiori. Os narradores Éder Reis, Hamilton Rodrigues, João Guilherme e Marco de Vargas. Já os repórteres serão André Cavalcante, Fernando Caetano, Flávio Winick, Juliana Rios e Victorino Chermont. Os comentaristas serão Carlos Simon e Paulo Julio Clement.
Narradores, jornalistas e apresentadores da FOX Sports Brasil.
Foto: Ricardo Reis.
 

Até o fechamento desta edição a entrada do FOX Sports Brasil ainda é incertano live up das TVs Pagas e as negociações com outras operadoras como Oi TV, Via Embratel, TVA também seguem a todo vapor, apesar do aparente risco da emissora estrear sem ter um lugar certo na TV Paga. Por ora, o canal esportivo do Grupo FOX, possui os direitos de exibição da Copa Santander Libertadores da América 2012, da Copa Bridgestone Sul–Americana 2012 e, para o segundo semestre, da Lega Nazionale Professionisti Serie A (liga italiana) e da Premier Barclays League (campeonato inglês), além do campeonato de tênis Brasil Open.

"Estamos entusiasmados por ter assegurado os direitos para uma das ligas de futebol de maior prestígio no mundo. Enquanto nos preparamos para lançar o Fox Sports no Brasil, com direitos exclusivos para TV por assinatura da Copa Santander Libertadores, no segundo semestre do ano teremos uma grade ainda mais forte, somando a Serie A italiana, a Copa Bridgestone Sul-Americana e a Barclays Premier League (Campeonato Inglês)", disse Carlos Martinez, presidente da Fox International Channels América Latina.

"A Serie A italiana é um dos ativos mais valiosos da MP & Silva, e estamos muito orgulhosos da parceria com a Fox para levá-lo para o público brasileiro e da América Latina", disse Carlo Pozzali, CEO Americas  da MP & Silva. "Como os clubes de futebol italianos são o lar de muitos jogadores brasileiros e argentinos de sucesso, tenho a certeza de que os fãs terão prazer em poder assistir a seus ídolos no período dos preparativos para a Copa do Mundo que acontece no Brasil em 2014 ". Abaixo, assita o vídeo promocional de lançamento do canal:



Uma tentativa de driblar esta situação é o anúncio da possível compra do canal Band Sports, do Grupo Bandeirantes que, além de já ter acertado a sua transmissão com diversas operadoras de TV Paga e ter o sinal aberto para antena parabólica, a emissora possui os direitos de vários eventos esportivos como a próxima Copa do Mundo e Olimpíadas. Consultada, tanto a assessoria da Band, quanto da Fox, negam a compra do canal. Nos bastidores, fala-se de um projeto de parceria. Entre os colegas da imprensa a venda já é dada como certa.

Dona dos direitos de exibição da temporada 2012 da Libertadores, o FOX Sports Brasil teve uma avant-première para os assinantes da TV Paga nesta quinta-feira (26) bastante desastrosa. Marcada por falha técnicas, a primeira transmissão da Fox Sports na Copa Libertadores se deu no jogo em que o Internacional venceu o Once Caldas por 1 a 0. Para cobrir o jogo, a FOX usou o espaço dos canais FX e Speed e, curiosamente, exibiu o mesmo jogo nos dois, ao invés de colocar no outro um outro jogo de time brasileiro que acontecia no mesmo horário, privando os telespectadores de assistir Real Potosí 2 x 1 Flamengo. A confusão irritou os telespectadores e foi alvo de críticas no Twitter.

Mesmo com essa pré-estreia um tanto conturbada e focada muito mais no show esportivo do que propriamente no jornalismo, a vinda da FOX Sports para o Brasil mostra que o país está se tornando um mercado em expansão para os gringos. Quem sabe, o grupo não anima de lançar em breve a FOX News brasileira? Para os telespectadores da TV Paga que curtem a transmissão de eventos esportivos, a entrada de mais um canal é uma janela importante para que o público possa conhecer novos modelos de transmissão e, desse modo, não ficar refém, de uma única visão.

Além disso, a entrada de um novo canal abre uma oportunidade para que outros profissionais de diversas áreas em TV possam entrar no mercado de trabalho. No mais, a estreia da FOX Sports Brasil nos motra o quanto o nosso modelo de TV Paga está falido, uma vez que é as operadoras que decidem o canal que vai entrar em cada pacote, e não o público. Se pagamos por um serviço não deveriámos ter o poder de escolha de um número mínimo de canais por pacote e cada emissora lutar para conquistar para si mais assinantes? Fica a dica.


_________________________________
Observação: Este artigo faz parte da seção Cena Repórter, do site Cena Aberta, onde todo sábado um tema de destaque da última semana, principalmente sobre bastidores de TV, é debatido, analisado e esmiuçado. No dia posterior, o texto é publicado aqui no Café com Notícias.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

11 comentários

  1. Ei Wander! Ontem fui lá no Cena Aberta conferir a estreia do Cena Repórter. Parabéns por mais esse projeto e pela reportagem mostrando o que está se passando nos bastidores da estreia da FOX Sports aqui no Brasil. Beijos

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo as operadoras enrolarem a entrada da FOX Sports no pacote básico por medo da hegemonia da Globo. O mais engraçado disso é o telespectador ficar de fora dessa decisão, sendo que ele, em tese, está pagando por isso.

    ResponderExcluir
  3. Para mim isso é briga de cachorro grande das boas...hehehe. A FOX tem uma presença forte em todo o mundo e a Globo não vai deixar que comem a sua fatia de bolo assim tão fácil....rs

    ResponderExcluir
  4. Assisti esse jogo de pré-estreia da FOX Sports do Internacional e do Once Caldas no Speed e achei a transmissão muito estranha. Teve muita falha técnica e não entendi pq no FX não passaram o do Flamengo. Para mim, faltou bom censo. Parabéns pela reportagem, Wander.

    ResponderExcluir
  5. Wander, parabéns pela reportagem de estreia do Cena Repórter. Na minha opinião, as Operadoras de TV Paga pensam muito pequeno quando inibem um canal de entrar no pacote básico por represália de outra empresa. E a opinião do telespectador assinante não conta? Isso é o Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Ao ler a reportagem fiquei pensando em algumas possibilidades. A primeira é porque as outras Operadoras estão embarerando a FOX Sports? Que as Organizações Globo mandam na NET e na SKY, mas nas outras? Isto para mim é muito estranho. E a outra coisa que pensei é que dia 05 de fevereiro está aí quase chegando. Se eles não tem canal nas operadoras vão estrear como? No sinal do Speed ou do FX? Vão transmitir pela internet? Sei lá, uma emissora que estreia com tanta coisa importante ainda em dúvida pode está fadada ao fracasso. A impressão que tive é de desorganização.

    ResponderExcluir
  7. Francisco Bertoletta29 de jan. de 2012, 11:01:00

    É por essas e outras que troquei a minha TV por assinatura por uma parabólica. Do jeito que a TV Paga está no Brasil não compensa assinar. A FOX Sports vai cortar um dobrado para estrear com dignidade.

    ResponderExcluir
  8. Bruno Camilo dos Anjos29 de jan. de 2012, 11:04:00

    Acho difícil o FOX Sports ganhar do SPORTV ou da ESPN. O público já está acostumado com a transmissão de um e do jornalismo da outra. Até a TV Esporte Interativo já cativou um público fiel. Será que vai ter espaço para mais uma? Sei não...

    ResponderExcluir
  9. Morei um tempo nos Estados Unidos e a FOX é um grupo super forte por lá na TV Paga. É um monopólio gigante em todo o mundo. Se eles chegaram aqui no Brasil é porque o mercado daqui é promissor. Tomara que a qualidade da transmissão dos jogos seja de padrão internacional.

    ResponderExcluir
  10. A chegada de mais um canal de esportes na TV é um ganho para o público, com certeza. Parabéns pela reportagem e pela nova seção, Wander. Seu blog é show de bola!

    ResponderExcluir
  11. A Rede Globo e uma piada ! , está pressionando a Net e a Sky para o Fox Sports não entrar no pacote básico eu pessoalmente não me preocupo porque tenho o pacote completo , más isso demonstra a fragilidade da Rede Globo que está morrendo de medo de se tornar a 2° no segmento de Esportes , já tinha dividido a Sul-Americana ano passado para a Band e a Fox e agora perdeu a Libertadores más acertou a transmissão dos jogos do Corinthians , tudo que vem da Globo e muito Obscuro tudo feito por debaixo dos panos , e se a Sky não incluir o Fox Sports no meu pacote eu troco de operadora .
    Rede Globo = Lixo

    ResponderExcluir