BBB12 – Reality show elimina Daniel e abafa acusação de suposto estupro

janeiro 16, 2012

O modelo Daniel Echaniz, 31 anos, após a denúncia dos internautas de suposto
caso de estupro, é eliminado do BBB12. Foto: Divulgação.


Depois de uma movimentação intensa em blogs e redes sociais, a Polícia Civil do Rio de Janeiro interviu, a direção do Big Brother Brasil (BBB12) cedeu e optou pela eliminação do modelo Daniel Echaniz, 31 anos, após o suposto caso de estupro à estudante Monique Amin, 24 anos. Durante todo domingo (15), como você leu aqui no Café com Notícias, internautas colocaram a hashtag #DanielExpulso no Trending Topics do Twitter, como uma tentativa de chamar a atenção das autoridades e da direção do reality show sobre a gravidade do caso. Clique aqui para saber de mais detalhes sobre o caso.

No programa desta segunda-feira (16), a direção do #BBB12 abafou ao máximo à acusação de suposto estupro e não explicou para o público de uma forma coerente e ética todo o desenrolar da história. "O Big Brother avaliou o comportamento de Daniel sem precipitação, com o máximo cuidado. Analisamos as imagens que evidenciaram uma infração ao regulamento do programa. Depois de criteriosa avaliação, a direção do programa entendeu que o comportamento do brother na noite da festa foi gravemente inadequado. Consequentemente, Daniel está eliminado do BBB12", disse Pedro Bial. Curiosamente, no dia anteriormente, o apresentador tratou o suposto abuso sexual com a expressão: "O amor é lindo!". Pode isso, Arnaldo?

Em nota divulgada à imprensa, a Rede Globo disse o seguinte:

"Daniel foi eliminado do Big Brother Brasil 12 no início da noite desta segunda-feira (16) devido a um grave comportamento inadequado. Após rigorosa avaliação da Rede Globo, iniciada no domingo de manhã, a notícia foi comunicada ao ex-brother. O apresentador da atração, Pedro Bial, anunciará a decisão na edição desta noite."

Ao contrário do que esclarece a nota, Bial não se aprofundou no assunto e tratou o caso com superficialidade. Além disso, quem pôde acompanhar pelo PPV – ou a transmissão ao vivo do site da Globo.Com, viu que durante boa parte do final da tarde o áudio foi cortado e, milagrosamente, nenhum participante comentou a saída de Daniel do programa até agora, orientado – obviamente, pela direção. A operação “abafa o caso” está no ar!
O apresentador do BBB12, Pedro Bial. Foto: Reprodução / TV Globo.

Desde domingo (15), tenho acompanhado o caso, principalmente via redes sociais. Por sorte, fui um dos poucos internautas que conseguiu ver o vídeo original, de um pouco mais de sete minutos, onde um rapaz aproveita que uma moça está alcoolizada e dormindo para acariciá-la, fazendo movimentos com os quadris, posteriormente.

Não entendo de leis e nem estou aqui para julgar se foi estupro, abuso, mau-caratismo, libidinagem, se foi consensual ou não. Não importa. O que importa é que me incomodou como telespectador ver uma cena dessa e ninguém da produção fazer absolutamente nada. A mulher estava bêbada e completamente apagada na cama. Quem acompanhou a festa viu isso tudo. Não é delírio coletivo!

Se a ideia era deixar o caso por isso mesmo, iludir o público e manipular a massa, o tiro saiu pela culatra. Graças a Deus! Na década de 1990, até acredito que a TV ainda poderia exercer este tipo de poder. A palavra manipulação tem uma conotação muito forte e perigosa. E o que vimos neste domingo para segunda-feira foi uma direção de um reality show tentando ao máximo fazer com que o público acreditasse naquilo que eles queriam ver, e não aquilo que aconteceu.

Com a internet e o poder de voz das redes sociais, o público não é mais passivo. Comenta, interage, mobiliza e põe a boca no trombone. Quem ignora isso, não conseguirá mais produzir conteúdo para mídia eletrônica. Isso é um fato!
Daniel e Monique: acusação de estupro ganhou forças nas redes sociais
e chamou a atenção das autoridades para esclarecimento.
Foto: Divulgação / TV Globo.

Ao ver hoje o Bial visivelmente sem graça e lendo uma nota no telempromter sobre o ocorrido – depois da mancada de domingo, cheguei a conclusão que a Globo jogou a credibilidade do programa no lixo. O telespectador comum que não tem PPV, não tem acesso à internet, muito menos à blogs ou a redes sociais, não entendeu o porque de Daniel ser eliminado. Ficou no vácuo! Mas o telespectador que tem acesso ao lado crossmídia do reality show não se deixa enganar e está ansioso para que o ocorrido seja esclarecido, não abafado.

No fritar dos ovos, muitas perguntas estão no ar: e o moço acusado, abusou ou não? Monique vai fazer corpo de delito? Vai entrar outro participante no lugar de Daniel, já que ele foi expulso? Porque não foi feito uma entrevista com o Bial para o modelo pudesse dar a sua versão dos fatos? Porque os participantes foram instruídos a não comentar o caso? Porque a direção orientou Monique a mentir para os seus colegas de confinamento sobre a acareação de hoje à tarde com a polícia? Todas essas perguntas sem respostas são tão ruins para a emissora. Pegou super mal!

No mais, durante toda essa história de suposto abuso, lembrei-me da fábula do “Rei está Nu”. Enquanto algumas pessoas acreditavam naquilo que via, outros tantos preferiam acreditar que o rei estava vestido com os mais belos trajes. Tem gente que é assim: que só acredita no que vê se o outro confirmar. Menospreza o que os seus olhos veem. É mais fácil seguir as “notas oficiais” e o senso comum. Não faça isso! Desconfie. Se você vê o “rei nu”, sustente a sua fala. Posicione-se. A beleza seduz, mas também cega. Pense nisso!


- Post atualizado, às 20h40, do dia 19/01/2012.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

15 comentários

  1. Wander do céu!!! Tô passada com essa história do Big Brother Brasil até agora...que bafão, gente. Se a produção do programa optou por expulsá-lo é porque esse cara tem sim culpa no cartório. Como é que joga uma vida por alto assim por causa de uma transa??? Não sei nem o que falar...tô passada!

    ResponderExcluir
  2. Francisco Bertoletta17 de jan. de 2012, 08:09:00

    Wander, elogio a forma como você cobre TV e sempre procura elevar o nível do debate. Não assisto BBB. Mas, se este moço fez mesmo isso tudo com a moça, ele jogou a carreira dele pela janela - e porque não dizer a vida. Que desserviço a Globo promove para o telespectador! Estou me sentindo enojado.

    ResponderExcluir
  3. Maria das Graças Barbosa17 de jan. de 2012, 08:20:00

    Ainda bem que ele foi expulso do BBB12. Estava preocupada com a segurança das outras meninas da casa. Se ficasse por isso mesmo, ele ia tentar com outras ou até com a mesma, não duvido disso. Parabéns pela a sua cobertura no Twitter e aqui no blog.

    ResponderExcluir
  4. Não é machismo, nem nada. Mas como não vi este vídeo, nem assisto o BBB12 não posso ter essa certeza toda que o cara realmente abusou da menina. Se abusou, acho sim que ele deve responder legalmente por isso. Se não, imagina o estrago que isso vai fazer na vida dele para sempre aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Só sei de uma coisa: este caso do suposto abuso virou um reality show dentro do reality show. É como você disse no post: quem não tem internet, nem PPV, dificilmente vai conseguir entender a gravidade do caso. Muito bom o post, Wander. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, como já citei aqui em outro post, é que deveriam OS DOIS sair do Programa, então.

    Uma mulher que vai bêbada como ele para cama só de calcinha poderia se esperar o que?

    Que o rapaz não a beijasse ou fosse além se tinha alguém se "oferecendo". Só se ele não fosse homem... o que não é o caso.

    beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  7. Olha, se ele foi expulso do BBB é porque alguma coisa tem!! Não creio que eles o tirariam do programa sem motivo sério. A verdade é que nós não vimos o vídeo todo. Pelo que li nas matérias que você divulgou, o vídeo original com toda a cena tem sete minutos e alguma coisa! Então temos que esperar que a polícia conclua o caso para ver quem tem e quem não tem culpa no cartório. Não é uma questão de acusar o cara sem provas, mas fiquei muito indignada em saber que ele poderia ter abusado da moça enquanto ela dormia e ninguém fazer nada na hora! Muito estranho isso. Fica parecendo que quem aceitou ir para a casa do BBB estaria disposto a aceitar tudo.

    ResponderExcluir
  8. Thiago Oliveira dos Santos17 de jan. de 2012, 11:05:00

    O que mais me incomodou foi a forma como a Globo e a direção do BBB12 deram para o caso no domingo e, de um dia para o outro, mudam de opinião. Para quem tinha dúvida, agora não tenho mais: o BBB é completamente manipulado. O rei está nu, bem lembrado Wander.

    ResponderExcluir
  9. Para mim o BBB sempre foi manipulado. Quem assistiu as outras edições pelo PPV já tinha a noção disso. Esse ano a manipulação está tão escancarada que o público fez pressão e conseguiu que a verdade viesse à tona. Prova de que a internet é um ambiente democrática e de liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  10. O Bial caiu no meu conceito desde domingo. Nesta segunda-feira estava todo o Brasil esperando que o BBB explicasse no programa o que de fato aconteceu e eles omitiram. Como foi dito, quem assiste só pela TV aberta ficou sem entender nada, absolutamente nada. Nota zero pra Globo!

    ResponderExcluir
  11. Não vi o vídeo do suposto abuso, mas essa história está tão estranha e muito mal explicada pela Globo. Gente, e se esse Daniel não abusou da menina? O cara vai ficar com fama de "estuprador" pelo resto da vida. Vai ter que mudar de país porque o povo não vai perdoar. Quero muito ver uma entrevista dela e ouvir também o outro lado antes de crucificá-lo.

    ResponderExcluir
  12. Para mim isso tudo é polêmica fabricada para gerar repercussão e audiência para o Big Brother. Não acredito em nada, sério. Prova disso é que já soltaram um outro vídeo íntimo na internet de um participante de masturbando, acho que é lorinho Mister Universo, o Jonas. Cada hora é uma pouca vergonha diferente. Chega de baixaria!

    ResponderExcluir
  13. olá eu acho que o bbb tem que tirar os dois e colocar ordem na casa.porque esta virando uma baixaria.perdeu a credibilidade dos que assistem e de quem banca.

    ResponderExcluir
  14. Todos esses 'programas' são manipulados. Não vêm quem não quer...

    ResponderExcluir
  15. Ainda bem que a Globo está começando a se posicionar, estou com medo do que possam vir a fazer com o rapaz fora dos dominios da Globo.

    ResponderExcluir