Obituário – Dr. Sócrates nos deixa em um domingo quente, jornalisticamente falando

dezembro 05, 2011


Toda manhã, no caminho para o trabalho, escuto a @radiobandnewsbh. Além de escutar o bloco de notícias regionais para saber o que se passa em Belo Horizonte, tenho uma profunda admiração pelo noticiário apresentado por Ricardo Boechat, Tatiana Vasconcelos e Fernando Solano. Creio que, atualmente, é o meu jornal preferido pela maneira leve, descontraída e analítica que o programa apresenta as principais notícias do Brasil e do mundo.

Dentre as tantas notícias que estavam sendo apresentadas, comecei a pensar o quanto tivemos um domingo quente, jornalisticamente falando. Domingo, 04 de dezembro de 2011. Este ano não lembro de um domingo assim com tantas notícias de destaque: morte do Dr. Sócrates; Volta Internacional da Lagoa da Pampulha, em BH; o 6x1 vergonhoso do Atlético-MG que perdeu para o Cruzeiro; a demissão do ex-Ministro Carlos Lupi, em pleno domingo, para tentar abafar o escândalo e, para fechar, o último Fantástico de Patrícia Poeta antes de ir para a bancada do Jornal Nacional.

Você se recorda de um domingo atípico assim? Confesso que fiz força para lembrar de outro como esse. Com certeza já teve. Não duvido disso. Mas esse domingo (04/12) foi diferente. Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e cada uma merecia um destaque em forma de post aqui no Café com Notícias. Mas, dentre todas essas notícias, o falecimento do Dr. Sócrates me tocou. Nunca acompanhei muito futebol. Mas gostava das análises do Sócrates nas mesas esportivas televisivas e torcia para que ele conseguisse se curar do tratamento que havia iniciado.
Fotomontagem via Folha de S. Paulo.

Nada é impossível diante dos olhos de Deus. E eu torcia por ela quando o via na TV, já debilitado, com a cor amarelada, mas com muita coisa boa para contar. Infelizmente, não vi o Sócrates atleta. Só vi o “doutor” como comentarista esportivo e um entrevistado que sempre rendia ótimos “causos” a qualquer bom entrevistador.

Ex-atleta e comentarista esportivo, Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira, de 57 anos, também conhecido como “Dr. Sócrates” – e “Magrão” para os íntimos, fazia há algum tempo um tratamento contra a cirrose. Ele faleceu às 4h30 de domingo (04/12) em decorrência de um choque séptico. A Folha de S. Paulo fez um especial muito bacana em seu site o homenageando, clique aqui.

Sócrates foi enterrado no cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto, às 17h30. Coincidentemente, Sócrates “partiu dessa para melhor” em um dia importante para o futebol brasileiros, com várias partidas regionais decisivas, dentre elas a do time que o consagrou como eterno ídolo, o Corinthias. Nas várias coisas que vi sobre o “doutor” na internet, uma me chamou atenção e vale a pena compartilhar. Trata-se de um vídeo do programa “Papo na Área”, em que Sócrates fala um pouco da sua carreira como atleta. Assista, abaixo:




Voltando a falar da edição desta segunda-feira (05/12) do jornal do Boechat, na Rádio Band News FM, o correspondente Luiz Megale, direto de Nova York, na participação diária ao vivo, destacou o fato da imprensa norte-americana também noticiar a morte de Sócrates, que foi um atleta e ativista político que – diferente dos outros jogadores de futebol, fez curso superior e se tornou médico. Coisa mais rara ainda, quando falamos de Brasil.

Sócrates foi raro, único e um exemplo para esses jogadores fanfarrões que não tem nem o ensino médio completo e se acham a extensão dos deuses na Terra. Claro, Sócrates tinha vários erros como qualquer ser humano. Era alcoólatra e fumava muito. Mas, diferente dos demais colegas atletas, não se contentou apenas com a posição de ex-esportista e foi à luta, formou-se e garantiu uma outra ocupação profissional. Mesmo de forma tardia, acho que não seria justo deixar Sócrates sem um obituário aqui no blog. E é sempre bom enaltecer pessoas que passaram pela Terra e fizeram a diferença. 
Foto: Divulgação.


Que descanse em paz nos braços da eternidade!



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Francisco de Castro Almeida5 de dez. de 2011, 20:49:00

    Wander, parabéns pelo obituário ao dr. Sócrates. honesto, sincero e coerente com o que vc sempre apresenta no blog. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Cristiano Bertulucci7 de dez. de 2011, 12:27:00

    Sócrates teve uma trajetória de vida muito bonita e sempre rendeu ótimas entrevistas. Li outros obituários aqui no blog e achei interessante a forma como você aborda esse assunto. Parabéns pela qualidade do blog. Nunca tinha visto nada assim na plataforma Blogger. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Wander querido, passei desapercebida por esse post do Sócrates. Também fiquei triste com a notícia da morte dele....acho que a cirrose é um problema sério e deve ter sido muito difícil para ele como médico saber o que estava se passando durante todo o tratamento, os remédios, enfim. No mais, adorei o post. Sou fã do Boechat! Beijos

    ResponderExcluir