#Crônica: 2011, um ano de aprendizados. 2012, um ano de possibilidades

dezembro 31, 2011

Foto: Blog A Notícia no Divã.


Pela primeira vez, topei o desafio de fazer uma avaliação do ano que se passou em forma de post, e não apenas mental. Quando um ano novo se inicia, começamos a pensar naquilo que vivemos, naquilo que merece, às vezes, uma melhor atenção. 2011 foi um ano de muitos aprendizados. Aprendi a me conhecer, a me respeitar, de saber o que realmente quero que fique na minha vida. Foi o ano que resolvi me propor uma nova história e a prestar mais atenção em coisas que me fazem bem.

Profissionalmente, não tive o que reclamar. Segui a minha intuição em muitos momentos e não me arrependi. Dei um tempo no excesso de freelas, e me dediquei integralmente aos projetos que me interessavam. Foi o ano que voltei a me dedicar ainda mais ao Café com Notícias e a colher muitos frutos deste trabalho. Hoje em dia, o blog já me dá uma receita financeira satisfatória. Além disso, se tornou um veículo respeitado e é visto e lido por muita gente. Por meio do trabalho do @cafecnoticias conheci muitos lugares e pessoas. E em 2012, pretendo continuar firme e forte. 

Também, tivemos a oportunidade de construir juntos a segunda temporada da seção Ponto de Vista, do site Cena Aberta, que é um dos trabalhos que mais tenho prazer em realizar, por ser um espaço onde incitamos o debate sobre os bastidores da TV. Além disso, dei continuidade à coluna Pão de Queijo com Café, na Revista PQN, que é também um trabalho que me tem trago muitos bons frutos.

Ainda no campo profissional, em 2011, percebi o quanto é gratificante trabalhar com uma equipe unida e que possui sintonia. No Canal Minas Saúde, a equipe de web jornalismo, sob a coordenação da jornalista e amiga Adriana Santos, e do meu amigo, companheiro de reportagem e gerenciamento de redes sociais, Guilherme Amorim, implantamos o novo portal. Um sonho antigo da equipe que virou realidade, graças a um trabalho de um time que se respeita e que quer fazer a diferença.
Foto: Site Middle East Information Center.

Este ano, também realizei outro sonho. Após estudar a minha graduação em Jornalismo e a pós-graduação em Rádio e TV, no UniBH, voltei à faculdade como professor do curso de extensão de Blogs e Redes Sociais: Jornalismo Online e Empreendedor. A primeira turma foi fantástica e rolou uma troca que foi espetacular. Foi graças a esta experiência que me dei conta do quanto eu gosto (e estava sentindo falta) da vida acadêmica. Dar aula no curso me deu um insight de apostar no Mestrado. E isso é uma meta real em 2012: quero me tornar professor universitário!

Na vida pessoal, passei por alegrias e tristezas. Encantamentos e frustrações. Emoções normais de quem está “na chuva para se molhar”. Viajei para Tiradentes (MG) e São Paulo (SP), duas cidades que sempre quis conhecer. Em cada viajem, tive descobertas que me valeram aprendizados importantes e, acima de tudo, crescimento pessoal e profissional.

Foi neste ano que aprendi o valor da palavra AMIZADE. Da importância do carinho, do respeito e da fidelidade. Dei mais valor aos amigos que fiz ao longo da minha trajetória e que, realmente, somam à minha vida. Pude conviver mais de perto com pessoas queridas e descobrir tantas outras que tem as mesmas afinidades e sonhos. Tive, mais de uma vez, a oportunidade transformar leitores do blog em amigos.

Aprendi a me ouvir. E a ouvir os outros sem os fantasmas do preconceito. E por falar em fantasmas, comecei a exorcizar os meus na análise. O processo ainda é uma estrada longa, mas que está sendo uma experiência riquíssima de entendimento pessoal. Às vezes, por teimosia ou arrogância, criamos neuras que não existem ou que são potencializadas por conta dos nossos próprios fantasmas. Colocamos no outro um recalque que é nosso e não foi resolvido. E quando insistimos nisso, ficamos paralisado e não conseguimos ver que o mundo é plural e possui mais de um olhar.

E para exorcizar tudo isso é preciso perdoar. Não perdoar o outro, mas a si próprio. Não podemos cobrar do outro aquilo que achamos ser a melhor maneira de resolver um problema. As pessoas são diferentes. O mundo é diferente. E o que não está bom, precisa mudar. Por isso que é tão importante cada um seguir o seu caminho.

Em 2011, aprendi a seguir o meu caminho. E estou feliz por me respeitar e acreditar que o Cara Lá De Cima só está me reservando o melhor. Vamos nos propor fazer algo diferente, de aceitar o novo e aprender com os nossos erros. Propor uma nova história e começar uma mudança de dentro para fora. Que 2012 seja um ano cheio de possibilidades. Obrigado por me deixar entrar na sua vida. FELIZ ANO NOVO! Saúde e PAZ!



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Ei Wander! Passei aqui no blog para lhe desejar um Feliz Ano Novo e me deparei com esse seu post tão bem escrito e reflexivo. Querido, tenho certeza que 2012 você vai brilhar mais ainda, pois você é generoso e abre a sua mente para o mundo. Coisa rara hoje em dia. No mais, te desejo muita saúde, paz, alegrias e realizações. Beijos e FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
  2. Feliz 2012, Wander! Acompanho o seu trabalho há muito tempo e sei o quanto você é apaixonado pelo jornalismo. Desejo um ano cheio de realizações. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Ei Wander!

    Precisamos mesmo refletir sobre nossa vida constantemente, pois estamos sempre aprendendo e realizando novas descobertas.

    Que 2012 seja um excelente ano para todos nós!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Wander,
    O texto é bom, mas o título batido. Aliás, poderia ser o mesmo título para: 2001, um ano de aprendizados, 2002, um ano de possibilidades.
    E assim por diante.

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiz! Usei esse título pq ele teve um significado pessoal para mim. Mas concordo contigo: ele pode ser usado em qualquer ano, sim. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por sua realização, um feliz 2012
    e gostaria de dizer que acompanho seu Blog
    todos os dias

    um forte abraço

    Alvaro Samuel

    ResponderExcluir