Ponto de Vista – Falta investimento em bom atendimento na TV Paga e nas Operadoras de Internet

novembro 26, 2011


O crescimento da TV Paga no Brasil, em números, é impressionante. E isso se deve, em especial, ao crescimento da Nova Classe C que mudou os hábitos de consumo e movimentou o mercado. Em setembro deste ano, o país chegou a quase 11,9 milhões de domicílios com TV Paga, totalizando 258,5 mil novos assinantes. Em apenas um ano foram 2,1 milhões de novos assinantes, contabilizando um crescimento de 21,7%, segundo a Anatel.

Com maior poder de compra, a Nova Classe C, investiu não só na TV Paga, mas também em provedor de internet, com o intuito de trazer maior qualidade de vida para si. Esta semana, uma pesquisa divulgada no seminário MediaOn, em São Paulo, revelou que o Brasil já é a sétima maior audiência de internet, prestes a bater a Índia. De acordo com a pesquisa, a classe C é responsável por metade dos domicílios com banda larga e 56% do total de residências com internet. 

O que isso quer dizer? Com o aumento da procura e da oferta, nem sempre a aquisição desse produto/serviço é satisfatória. Enquanto alguns países adotam o modelo mínimo de “self service” na compra de canais para um pacote – além da opção de canais avulsos; aqui no Brasil, o assinante de TV Paga assina um pacote com um número elevado de canais (previamente já escolhidos pela empresa) que qualquer um – em sã consciência, jamais conseguirá assisti-los. Não seria mais lógico comprar apenas os canais que você realmente quer assistir? 

Nunca entendi essa conta de comprar algo que você não vai usar (ou não quer). Cabe aos canais da TV Paga investirem em programação de qualidade e atrair os seus assinantes, porque não? Fora que é o cúmulo do desrespeito um canal de TV Paga eliminar uma faixa de programação para exibir televendas e religiosos. Fala sério! 

Tudo bem que hoje, com a popularização dos preços das operadoras, cujos valores são a partir de R$ 39,90, mais e mais pessoas tem acesso não só a TV Paga, mas também à internet banda larga residencial. Por conta disso, creio que já passou da hora dos consumidores também questionarem não só o valor, mas a qualidade do serviço.


Eu, por exemplo, não me interesso pelo modelo atual de venda da TV Paga no Brasil. E não é pelo preço, mas sim pela quantidade absurda de canais que serei obrigado a assinar. Não acho isso justo. Se você está pagando por algo, tem o direito de escolher o que quer....é o lógico! Conheço várias pessoas que só assinam TV Paga por causa dos campeonatos esportivos ou pelo paper view do Big Brother Brasil, e nem assistem os outros canais.

Foi-se o tempo em que a gente assinava a TV Paga para ter acesso a filmes, séries e documentários. Com a internet, é possível baixar esse conteúdo ou assistir on demand – muitas vezes na mesma semana de lançamento dos Estados Unidos ou países europeus.

Há cinco anos sou assinante de uma grande operadora de internet brasileira, veiculado a uma importante cia telefônica mineira. Não vou falar o nome para evitar aborrecimentos no futuro. Até dois anos atrás, não tinha o que reclamar. Mas, de uns tempos para cá, a desculpa de “manutenção na região” e a grosseria dos atendentes de telemarketing tem me feito questionar se quero mesmo continuar com o serviço ou se mudarei de operadora – inclusive de celular.

Ainda estou avaliando as possibilidades de operadoras. E a impressão, a grosso modo, é que todas são “farinha do mesmo saco”. O que está faltando tanto na TV Paga, quanto nas operadoras de internet, é investimento em atendimento e bom senso. Com preços cada vez mais baixos e atrativos, a credibilidade da empresa será o principal diferencial do mercado. Quem será que vai acordar primeiro?




Fotos: Getty Images.



___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twittercurta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

8 comentários

  1. Tive durante muito tempo TV Paga na minha casa, mas cancelei a assinatura. Vi que não compensa pagar um monte de canais, sendo que eu assistia no máximo 5 daqueles que eram oferecidos. Parabéns pela análise. Concordo com a sua opinião!

    ResponderExcluir
  2. Ei Wander! Vou fazer mea culpa aqui....vc tem toda razão em falar isso que a gente paga por muitos canais que não assiste, mas eu não conseguiria viver sem o GNT e o Viva. São os canais que quando chego do trabalho assisto e meu tempo fica melhor. Nem me consigo imaginar só com os canais da TV aberta para assistir....rs....Deus me livre. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você. O atendimento e o serviço em geral são horríveis. Com a abertura do mercado para as teles a coisa parecia melhorar. Mas, graças ao lobby das empresas, o governo "abriu as pernas" e permitiu que as teles se associassem as empresas já estabelecidas. Assim, ao invés de concorrência tivemos a formação de um grande cartel. Todas cobram preços bem parecidos (altíssimos por sinal) e prestam o mesmo serviço sofrível.

    ResponderExcluir
  4. Olá Wander!

    Sou assinante da tv paga como você sabe. Entretanto, ser assinante não significa está satisfeita com o serviço que me é oferecido. No meu caso tenho SKY e há algum tempo questiono assim como você o fato de não poder escolher os canais da minha preferência, como no Brasil as coisas são muito lentas aceitei o que a operadora tinha para ofertar.

    Fiz opção pela tv paga por que preciso de informação diversificada, preciso está atualizada e infelizmente a tv aberta não me oferece isso.

    Também questiono o excesso de informeciais na tv paga, ora se pago não preciso ser obrigada a ver informeciais por que o que o assinante paga teoricamente mantém os custos deles. Mas esse é outro assunto.

    De qualquer forma fica aqui o meu protesto e a minha tentativa de colaborar com o debate. Vamos ampliar essa discussão e trazer novamente esse tema em novos posts.

    P.S: Parabéns pela pesquisa em cima do tema. O texto nos apresentou uma pesquisa para além das fronteiras brasileiras. Esse é o bom jornalista.

    ResponderExcluir
  5. Bom é um direito do consumidor reinvindicar serviços melhores e de qualidade. Nisso, muitas empresas visando o lucro nem dão crédito e o atendimento essencial ao cliente, pois a demanda e a procura é muito grande. Agora no contexto que aborda religião, sou contra querer censurar os outros de professarem a sua fé e demosntrarem a sua crença no Criador. A própria Constituição Brasileira garante liberdade de culto e de crença, dando a todos o direito de expressarem sua fé. Agora quem não quer assistir na TV paga é só não assistir, ué! Inclusive, a RIT (Rede Internacional de Televisão), do missionário R.R. Soares, que não exibe pornografia e coisa que não presta, está crescendo a cada dia, aumentando o número de cristãos e trazendo bons frutos - com uma programação de qualidade, que não envolve só o formato religioso - para a família brasileira.

    autordesobrenome.blogspot.com

    jornalismoemfoco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernando! Obrigado pelo comentário. Em nenhum momento no post foi abordado a censura aos programas e/ou emissoras que abordam a fé/religião. O que foi dito é que se você assina um canal por um conteúdo X e, de repente, há uma mudança no conteúdo oferecido, o telespectador se sente desrespeitado. Imagina se você sintonizasse uma emissora evangélica e, sem avisar, ela começasse a passar outro conteúdo? Você também não iria se sentir desrespeitado? É nesse sentido que estamos debatendo no post. O telespectador da TV Paga está pagando por aquele conteúdo e tem a obrigação de ser respeitado. Por favor, leia o texto novamente. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Maravilha, muito bom esse blog, tá de parabéns,vou recomendar para todo mundo,da até gosto de ver blog assim,vou recomendar msm. Parabéns e abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Pow, muito bacana esse blog. Parabéns! Passaram 2 pessoas lá no meu e falaram do seu. Aprovadíssimo 100%! Aí, da gosto de ver blogs recomendados. Abraços. Fui...BLOG PERFEITO!!

    ResponderExcluir