Movimento Gota D’ Água – Artistas Globais querem o debate sobre a Usina de Belo Monte

novembro 18, 2011


Nessa quinta-feira (17/11), um vídeo com um pouco mais de cinco minutos de duração estrelados por vários artistas globais foi espalhado de modo viral por vários blogs e redes sociais. Trata-se do Movimento Gota D’ Água, idealizado pelos atores Sérgio Marone e Maria Paula Fernandes – com o apoio dos grupos Movimento Xingu Vivo Para Sempre e Movimento Humanos Direitos


O vídeo em questão é um pedido de vários atores para ampliar o debate em torno da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Desde já, o blog Café com Notícias engrossa o coro da causa e apoia ações de ciberativismo que promovam o debate e a construção de um país mais justo e que respeita o meio ambiente. 

A proposta do vídeo é instigar o povo brasileiro e, desse modo, convocar toda a sociedade para discutir sobre a questão ambiental e os impactos que isso pode causar a curto, médio e longo prazo nas reservas naturais do nosso país. De acordo com o site oficial, "a missão da Gota D’Água é comover a população para causas socioambientais utilizando as ferramentas da comunicação em multiplataforma". Abaixo, assista o vídeo:



Em menos de 24 horas, o vídeo É a Gota D´Agua + 10 – estrelado por Sérgio Marone, Elizângela, Ary Fontoura, Nathalia Dill, Marcos Palmeira, Ingrid Guimarães, Isis Valverde, Juliana Paes, Bruno Mazzeo, Guilhermina Guinle, Carol Castro, Cissa Guimarães, Eriberto Leão, Letícia Sabatella, Dira Paes, Claudia Ohana, Murilo Benício, Malvino Salvador e Maitê Proença; conseguiu mais de 150 mil assinaturas online. A idéia é enviar esse abaixo-assinado para o Congresso Nacional e à presidente Dilma Roussef. 
Vista aérea do local onde será construída a Usina Hidrelétrica Belo Monte.
Foto: Agência Estado.
O vídeo – que possui mais de 64 mil visualizações, foi inspirado em outro vídeo ciberativista norte-americano, feito por Leonardo DiCaprio e dirigido por Steven Spielberg, em 2008. Na versão gringa, DiCaprio e um grupo de artistas do primeiro time de Hollywood incentivam a população a se registrar para participar da eleição nos Estados Unidos, onde o voto não é obrigatório. Interessado na causa brasileira, James Cameron, Daryl Hannah e DiCaprio toparam participar, em breve, do vídeo de mobilização brasileiro que pede o debate em torno das questões de Belo Monte.

Uma curiosidade é que o vídeo, na versão brasileira, é copiada inclusive a parte do sutiã feita no original pela comediante Sarah Silverman e na brasileira pela atriz Maitê Proença. "Vou até tirar o sutiã pra ficar mais confortável", diz a atriz em tom de brincadeira para chamar a atenção dos internautas. Até às 20h30 desta sexta-feira, o site oficial do Movimento Gota D’ Água já tinha 685.760 assinaturas. Clique aqui para conhecer mais sobre o polêmico projeto da Usina de Belo Monte. Veja os vídeos abaixo com mais detalhes sobre o caso:

 






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

8 comentários

  1. Ei Wander querido! Também estou apoiando essa causa que acredito que merece sim ter um maior debate na nossa sociedade. Sou contra a construção dessa Usina de Belo Monte e acho que o impacto ambiental que ela vai trazer não justifica o prejuízo que teremos no futuro. Parabéns por levantar essa bandeira aqui no Café com Notícias. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Felipe Matias Roncato18 de nov. de 2011, 22:09:00

    No início até fiquei com o pé atrás desse vídeo cheio de artista global falando sobre ecologia. Mas, depois que me livre do pré-conceito inicial me dei conta do quanto é importante esse debate sobre a Usina de Belo Monte....só quem já morou em cidade que tem usina sabe o quanto o impacto ambiental é avassalador e não tem volta.

    ResponderExcluir
  3. Essa questão de produção de energia elétrica é MUITO complicada. Estagio numa grande agência que faz assessoria de petrolíferas, empreiteiras e empresas que produzem direta ou indiretamente energia (hidroelétrica, nuclear e eólica), inclusive do consórcio construtor de Belo Monte. Eu, particularmente, não sou a favor da construção da hidroelétrica. Mas alguns pontos precisam ser levantados.

    Quero falar aqui como alguém que leu um bocado sobre o tema, querendo me desvincular TOTALMENTE do lado profissional (caso alguém da agência leia esse comentário).

    A área alagada no projeto inicial da barragem era de mais de 1000km². Ela formaria um reservatório, que teria água represada durante o ano inteiro. Para diminuir o impacto, o projeto foi modificado para que a área alagada diminuísse para 500 e poucos km². Um pouco menos do que foi dito no texto. Essa diminuição trouxe vantagens e desvantagens. A principal vantagem é, obviamente, a redução da área atingida pelo reservatório, metade do planejado inicialmente. A desvantagem está no fato de a usina estar sujeita ao clima. Se chove mais, o rio enche mais e ela produz mais. Se chove menos, o rio enche menos e ela produz menos.

    Agora, o Brasil está crescendo. Está se industrializando e a demanda por eletricidade é cada vez maior. De alguma forma, essa energia precisa ser produzida. Como?

    Hidroelétricas alagam grandes áreas. Usinas nucleares têm o risco (mínimo - diga-se de passagem) de vazamento e produzem lixo radioativo. Termoelétricas emitem uma grande quantidade de gases responsáveis pelo efeito estufa. A energia solar e eólica são mais limpas, mas são MUITO caras e produzem relativamente pouca eletricidade. Se quisessem abastecer Belo Horizonte, por exemplo, com energia eólica ou solar, teriam de tapar a Serra do Curral de cata-ventos ou painéis solares. E outra, a produção de painéis solares é totalmente verde? E das torres de energia eólica? A construção dessas formas de captação de energia não trazem nenhum dano à natureza?

    Mais uma vez, estou falando aqui como a pessoa Lucas Conrado. Até porque, se eu estivesse falando como o assessor, daria os dados exatos da área que será coberta, do custo da usina, quantos empregos estão sendo gerados etc e tal. Não sou a favor de Belo Monte mas acho, sim, que usinas hidroelétricas e nucleares devam ser construídas para fornecer a eletricidade que precisamos.

    A grande questão é: ONDE?

    ResponderExcluir
  4. Ah, só para complementar.

    Acho muito importante esse assunto estar entrando nas discussões entre as pessoas. Desde junho, umas 5000 matérias sobre Belo Monte foram publicadas em jornais/revistas/sites de todo Brasil, mas ninguém do grande público falava sobre isso. Agora, com o público discutindo, acho muito mais legal.

    MAS, todos os lados da história devem se manifestar. Os índios, os ambientalistas, o governo, os construtores da usina e o público.

    ResponderExcluir
  5. @Nayara: Obrigado por sempre prestigiar e comentar aqui no Café. Gosto do debate e acho que a causa do Movimento Gota D'Água é urgente. Beijos

    @Felipe Matias Roncato: Que bom que vc conseguiu se livrar do preconceito e percebeu que o peso dessa discussão é muito válido e que a vinda dos artistas globais é um reforço importante para popularizar o tema. Obrigado pelo comentário. Abraço

    @Lucas Conrado: Lá no Facebook você já me chamou a atenção e cutuquei pq sabia que viria um comentário muito bem redigido, por sinal. Confesso que não li dados/pesquisas para falar em números e/ou com embasamento teórico sobre a produção de energia elétrica no Brasil, no sentido de qual seria a melhor. O que sei, de observação leiga de público, é que o impacto ambiental de uma hidrelétrica é muito grande e devastador se não for bem planejado. O que fico a pensar - e enfatizo que é um pensamento de leigo, é a questão da energia solar individual em cada residência no sentido de dar suporte a rede (principal) da Cia de Energia. Sempre pensei nessa possibilidade: se ela seria viável. Quem sabe essa discussão toda de Belo Monte nos sirva para refletirmos não só no ONDE mas no COMO pensar, agir e gastar energia elétrica e recursos naturais. Adorei o seu comentário e obrigado pela participação. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Não sou especialista em energia elétrica, nem tenho dados de cabeça (sobre Belo Monte ou qualquer outra usina), mas sim, acho que a produção individual de energia solar é uma boa alternativa. Vai diminuir a necessidade de construção de usinas hidroelétricas, nucleares, termoelétricas etc, além de reduzir a conta de luz.

    Vai reduzir, mas não vai extinguir. Não sei se uma grande indústria conseguirá produzir toda energia de que precisa em painéis instalados em seu teto. ACREDITO que não consiga. E são as indústrias que mais necessitam de eletricidade. E mesmo as casas, não terão todas as necessidades supridas por um painel solar. Chuveiro elétrico, ferro de passar, microondas etc consomem muita eletricidade. Essa eletricidade precisará ser produzida nas usinas, sejam elas quais forem.

    O grande problema é a desinformação. Não estou querendo condenar ninguém até porque eu também sou desinformado sobre muita coisa. Só sei um pouco mais sobre Belo Monte porque, como bom estagiário, fui colocado pra ler TUDO que saiu na imprensa desde junho/2011 (um trabalho titânico). Essa ação dos atores da Globo (acompanhados pelo James Cameron, Daryl Hannah e Leonardo DiCaprio) é importante para levantar a discussão, mas deve ser feita de forma cuidadosa, para não distorcer os fatos e, consequentemente, a opinião pública. Não distorcer a favor, nem contra a construção da barragem.

    ResponderExcluir
  7. Também acho a construção de Belo Monte um exagero, porém, não confio nesse vídeo. Me parece uma campanha da Globo, usando seus atores. Não apoio o Gota D'Água. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Não apoio o movimento sem causa digna. Parece uma campanha por interesses próprios.

    Nunca vi campanha parecida por exemplo, para a coleta de assinaturas para tornar a corrupção um crime hediondo, pedir pela reforma política e tributária, etc.

    Várias mídias e comentaristas estão contestando este "movimento".

    Segue um exemplo, mas em pesquisa rápida acha-se mais: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/questionamentos-sobre-o-movimento-gota-dagua

    Ainda não decidi minha ideia completa sobre o assunto, mas sem dúvida, este movimento não está "cheirando bem".

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir